Ancord

O que estudar para Ancord

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 5 de maio de 2021

A prova da ANCORD é destinada aos profissionais que atuam ou desejam atuar na distribuição de produtos de investimentos em corretoras ou distribuidoras de títulos e valores mobiliários. Sendo uma certificação exigida pela ANCORD.

Ou seja, é um exame que atesta os conhecimentos do profissional para atuar como Agente Autônomo de Investimentos.

Sobre a prova

A prova para AAI é totalmente computadorizada, a data e horário é escolhida pelo candidato. Ela possui 80 questões de múltipla escolha com duração de 2 horas e meia para realiza-la.

Importante mencionar aqui que a ANCORD autoriza a realização da prova ONLINE e PRESENCIAL! Então você pode escolher qual modalidade fazer.

Caso escolha presencial, é necessário levar junto a sua HP12c. Se escolher a modalidade online, a HP estará embutido no programa utilizado pela ANCORD.

Taxa de inscrição custa: R$460,00 reais e a inscrição é realizada diretamente pelo site da ANCORD https://www.ancord.org.br/ na opção “Certificação e Credenciamento”.

Lembrando que, após confirmação da inscrição, o candidato tem 60 dias para agendar sua prova.

Não, não há nenhum pré-requisito para a realização desta certificação, apenas lembrar de pagar a taxa para sua realização.

Nessa prova, é importante ficar atendo aos módulos que possuem exigência mínima de acertos.

Quer saber mais? Vamos lá!

Quais os conteúdos cobrados?

A prova é dividida em 15 módulos.

O Módulo 1 trata sobre a Atividade do Agente Autônomo de Investimentos. Possui participação na prova de 15%, ou seja 12 questões, e é necessário acerto mínimo de 50% do módulo, ou seja 6 questões.

O Módulo 2 foi revogado em 2019.

O Módulo 3 fala sobre a Lei n. 9.613/98; Circular BACEN 3461/09; 3654/13; Instrução CVM n. 301/99, as quais dispões basicamente sobre a presenção a lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. Ess módulo possui participação na prova de 5% (4 questões) e possui acerto mínimo também de 50%, ou seja 2 questões.

O Módulo 4 trata sobre questões básicas de Economia. Possui participação de 2,5% na prova, com 2 questões e não possui acerto mínimo.

No módulo 5 falamos sobre o Sistema Financeiro Nacional, onde entendemos quais são os órgãos normativos, supervisores e operadoras. Também falamos sobre as Instituições Financeiras, principais entidades, entre outros assuntos. Esse módulo não possui acerto mínimo e possui participação na prova de 3,75%, ou seja, 3 questões.

O módulo 6 fala sobre as Instituições e Intermediadoras Financeiras, com participação na prova de 3,75% na prova, ou seja, 3 questões e não possui acerto mínimo.

Podemos dizer que o Módulo 7 é um dos mais complexos, pois fala da administração de risco. Possui participação na prova de 5%, ou seja, 4 questões e não há acerto mínimo. Aqui falamos basicamente sobre conceitos introdutórios a estatísticas, como diversificação, alocação de recursos, etc.

Agora vem o módulo mais importante da prova: O Módulo 8!

Ele dispõe sobre o Mercado de Capitais e possui participação de 25%…. isso mesmo, 25% na prova, ou seja, são 20 questões!! E ainda possui acerto mínimo de 50%. Nele vemos os produtos de renda fixa, variável, mercado primário, secundário, entre outros assuntos.

O Módulo 9 fala sobre os Fundos de Investimentos, ou seja, estudamos todas as características, composição, tipos, tributação, e tudo sobre eles. Possui participação de 5% na prova, ou seja, 4 questões, e não possui acerto mínimo de questões.

O Módulo 10 é um completo do 9, pois trata sobre outros tipos de fundos de investimentos, como os Fundos de Investimentos Imobiliarios, por exemplo. Possui participação de 2,5% da prova, ou seja, 2 questões, e não há acerto mínimo.

O Módulo 11 é o menor módulo da prova! Fala sobre a securitização de recebíveis e cai apenas 1 única questão no exame!

No Módulo 12 vamos ver sobre os Clubes de Investimentos. Esse assunto possui participação de 2,5% na prova, ou seja, 2 questões, e não há acerto mínimo.

O Módulo 13 fala sobre Matemática Financeira. Esse é o módulo mais temido, mas cai apenas 4 questões dela na prova. E ah, não possui acerto mínimo.

O Módulo 14 fala sobre outros produtos que não são valores mobiliários, como títulos públicos federais, títulos privados, câmbio, entre outros. Possui participação na prova de 2,5%, caindo 7 questões. Não há acerto mínimo.

E por fim, temos o Módulo 15 sobre os Mercados de Derivativos. Das 12 questões que caem, é necessário acertar 50%, ou seja, 6 questões no mínimo. Aqui estudamos o Mercado Futuro, Termo, opções, swap e muito mais.

Não quero assustar, mas esse último é o módulo mais difícil da prova!

Dicas importantes

O módulo 8 e o 15 são os mais difíceis e mais importantes da prova!

Além disso, os módulos 1, 3, 8 e 15 possuem acerto mínimo!

É importante você estudar todos os módulos do prova, inclusive o módulo 11 que cai apenas 1 questão. Você não vai querer reprovar por uma questão, né?

Lembrando ainda que você precisa dominar o módulo que está para depois passar para o próximo.

E, por fim, para você compreender a questão de tempo-questão, você pode realizar nossos simulados para testar de verdade a execução da prova! Lembrando que é somente 2 horas e meia para fazer tudo!

Agora que você já conhece a prova, bora estudar e ser AAI logo!!

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *