Você estuda, estuda e mesmo assim ainda tem medo de dar um “branco” na hora da prova? Às vezes é inevitável e você vai passar por essa situação, mas o importante aqui é saber como contorná-la. Se você estudou e se dedicou, precisa ter autoconfiança naquilo que aprendeu. E algo que sempre vem pra te atrapalhar nessas horas é a ansiedade, por isso, vamos aprender algumas técnicas de como controlá-la na hora da prova.

Baixe agora mesmo o planner de estudos da TopInvest.

O que é ansiedade?

Antes de tudo, precisamos entender que ansiedade não é frescura! Alguns especialistas costumam dizer que a ansiedade é o excesso de futuro e ela surge em momentos de tensão e quando somos testados, justamente, porque nossa autoconfiança está baixa e começamos a imaginar diferentes cenários em nossa cabeça.

Essa reação do corpo humano é normal diante de situações novas ou quando somos colocados à prova. Vem aquele misto de sentimentos que envolve transtorno, preocupação, tensão e medo. O problema é que algumas pessoas sofrem com esses sintomas de forma mais intensa que as outras, podendo comprometer seriamente a saúde mental e física. 

Certamente você já ouviu falar sobre o TDAH, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade que costuma ser diagnosticado ainda na infância. O problema é que ele pode ser facilmente confundido com a ansiedade, já que ambas são parecidas e acometem crianças e adolescentes que estão prestes a passar por testes, os primeiros de muitos que virão. No entanto, existem diferenças que precisam ser observadas. 

A ansiedade é caracterizada pela tensão e preocupação excessiva causando reações mentais e físicas. Já o TDAH é caracterizado por uma falta de atenção e impulsividade, causando inquietação em atividades e baixo desempenho escolar. Para te ajudar a identificá-los e tratá-los, listamos alguns dos principais sintomas de ansiedade:

Sintomas mentais:

  • Sensação de perigo;
  • Tensão e preocupação excessiva;
  • Falta de foco;
  • Inquietação;
  • Descontrole de pensamentos;
  • Medos;
  • Irritabilidade;
  • Insônia;

Sintomas físicos:

  • Respiração desregulada;
  • Arritmia;
  • Tremores pelo corpo;
  • Sudorese;
  • Boca seca;
  • Diarreia;
  • Tensão muscular.

Como surge a ansiedade?

É normal aquele receio de não lembrar nada da matéria no momento da prova. Afinal, esse é um período importante para definir os próximos passos do estudante.

O excesso de informação nos estudos e a incerteza de desempenho na avaliação podem desencadear uma série de preocupações que, para o corpo humano, é aí que surgem os sintomas de ansiedade e nervosismo em excesso.

Constantemente somos bombardeados por um excesso de informação: noticiários, filmes, séries, músicas e redes sociais. Estamos a um clique de uma nova descoberta, algo que antes era inimaginável. Porém, tudo que está em exagero acaba se tornando prejudicial, até mesmo os estudos.

Recebemos a notícia de que o fulano passou em tal prova, encontramos um novo método de ensino, descobrimos um eBook que pode ajudar, foi lançado um novo podcast bem do assunto que estamos estudando e é assim que nossa mente entra em colapso e começa a criar cenários inimagináveis. Queremos consumir tudo que tem a nossa disposição, sem um foco específico e enquanto todo conhecimento não for devorado, não estaremos aptos.

Mas, não é assim que funciona. Estudar para uma prova não é isso, você não precisa ficar horas a fio devorando aquele conteúdo. O segredo é ter planejamento e foco. Para isso, estabeleça metas de horas de estudo diárias. E é fundamental que você descanse. 

Outra dica também para não pirar nesse período é fazer alguns exercícios, tanto físicos,como uma caminhada, uma corrida – algo que faça você liberar endorfina – quanto exercícios do conteúdo que você está estudando. Essa é uma forma de medir se o conhecimento foi assimilado. Não vale cair no cemitério de malandro, né? 

Por que é tão difícil controlar a ansiedade na hora da prova?

O autocontrole é um hábito que não é ensinado desde a infância, mas deveria ser uma tarefa tão simples e habitual quanto escovar os dentes. Precisamos exercitar a nossa mente para que nós saibamos como controlá-la e não deixar que ela nos domine. Esse é o grande segredo! 

Precisamos de tarefas que mudem o foco da nossa mente, algo que nos faça relaxar, gastar energia, liberar a tensão. E aqui você pode meditar, praticar algum esporte ou uma atividade que lhe dê prazer. A única ressalva é que você precisa ficar longe dos estudos nesse período! 

Deixar o nervosismo te consumir é muito prejudicial e pode acabar com todo o progresso que você havia conquistado. 

Por que é tão importante controlar a ansiedade na hora da prova?

Você se prepara durante um bom tempo, em alguns casos, leva anos para aplicar para uma prova e chega na hora de fazer o teste coloca tudo a perder por medo de não ser capaz? Chega disso! Esse comportamento além de ser prejudicial está impedindo que você tenha êxito na sua vida. Além de todas as dicas para controlar a ansiedade, algumas técnicas e novas maneiras de estudo podem ser a solução para reduzir a ansiedade desse período.

Você pode optar por estratégias que envolvem dividir o seu tempo em pequenos blocos de estudo, mudar sua forma e local de estudo. Se antes você estudava apenas anotando, que tal simular que você está dando uma aula desse conteúdo? Nessa hora vale também investir em marca textos e post-its diferentes, algo que faça você ter prazer nesse momento. 

Elimine as distrações na hora de estudar e faça em um local organizado e tranquilo.  

Criei um pequeno ritual antes de estudar, certifique-se de que todas as atividades importantes do seu dia já foram cumpridas e que você não será interrompido.

Controlar a ansiedade e o nervosismo é o que vai te fazer ter uma boa performance na prova e na vida. 

Como se acalmar antes da prova?

Se você já se preparou bem para a prova, seguiu seu plano  de estudos, testou seu conhecimento com exercícios, fique longe dos estudos. Estudar na véspera do exame não adianta nada.

E pode até piorar! Se você cumpriu com o seu planejamento, estudar na véspera pode te confundir e criar novas dúvidas que antes não tinha, algo que pode aumentar seu nervosismo e ansiedade antes da prova. 

Opte por atividades que te façam esquecer o exame. A única regra aqui é não chegar perto dos estudos.

Como não ficar ansioso na hora da prova?

Aqui vai uma série de dicas de atividades que você pode fazer antes das provas:

  • Saia para jantar;
  • Veja um filme, uma série;
  • Faça alguma atividade que não tenha nenhuma relação com os estudos. 

Você precisa esquecer que no dia seguinte terá seu conhecimento testado. A alternativa aqui é desopilar e confiar na sua dedicação!

Bora fazer essa prova? 

Agora que você já entendeu que esse é um problema que pode acometer todo mundo, aceitou que ele acontece até mesmo quando você está super preparado e já sabe como lidar com ele, bora marcar essa prova? Confie em você e no tanto que estudou e se dedicou. De qualquer jeito você precisará fazer essa prova, escolha se vai fazer ela ansioso ou confiante. Você não tem nada a perder se mudar essa sua forma de pensar.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!