CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Mercado de Derivativos

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Apesar de possuir um bom destaque nos noticiários econômicos o mercado de derivativos são uma incógnita para muitos. O que dificulta sua compreensão para o público é sua relativa complexidade que não permite que muitas pessoas entendam o funcionamento e a importância dos mesmos.

Em primeira lugar, é importante entender o que são derivativos. Estas operações podem ser definidas como instrumentos financeiros cujos valores derivam dos valores de outros ativos.

Tipos de Mercado de Derivativos

Mapa Mental Mercado de Derivativos
Mapa Mental Mercado de Derivativos

No mercado Mercado de Derivativos Brasileiro existem basicamente quatro tipos de operações.

Mercado a Termo

No mercado a termo, o comprador ou vendedor você se compromete a comprar ou vender uma certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo) por um preço fixado na data de realização do negócio para uma liquidação em uma data futura.

Simplificando… Você quer comprar 1.000 ações de uma empresa porque acredita que elas devem sofrer uma valorização incrível nos próximos seis meses. Como você está com todo seu capital alocado, é possível ligar para a corretora e solicitar uma operação a termo (será uma espécie de empréstimo para comprar estas ações) com uma data de vencimento pré-definida.

Nesta modalidade, os contratos são vencidos somente no vencimento e podem ser negociados em bolsa e no mercado de balcão.

Mercado Futuro

O mercado futuro é como se fosse uma evolução do mercado a termo. Neste tipo de operação você se compromete a comprar e vender uma certa quantidade de um bem por um preço estipulado para a liquidação em data futura.

Curso online para Certificação CPA20

Diferente do mercado a termo que onde não existem ajustes, no mercado futuro a liquidação de seus compromissos é ajustada financeiramente. Na prática isso significa que se o ativo que você comprou se valorizou, um pouco do dinheiro será creditado em sua conta e vice e versa.

Os contratos futuros por sua vez, são negociados somente em bolsa de valores e são padronizados. Todos os contratos tem uma quantidade idêntica de ativos base, assim como todas as especificações e uma data de vencimento.

Mercado de Opções

Este é meu derivativo favorito. Nas opções ou mercado de opções são negociados os direitos de comprar ou vender uma ação por um preço fixo em uma data futura. Sendo que, quem adquirir o direito deve pagar um prêmio ao vendedor. 

As opções são muito interessantes para fazer hedge em uma carteira de investimentos além de ser possível fazer diversas estratégias de investimento como:

  • Venda Coberta;
  • Borboleta;
  • Trava de Alta;
  • Trava de Baixa;

Mercado de Swap

O mercado de Swap é a negociação da troca de rentabilidade entre dois bens (mercado de valores mobiliários ou mercado financeiro).

O contrato de swap é um acordo entre duas partes que estabelecem a troca de fluxo de caixa tendo como base a comparação da rentabilidade entre dois bens.

Curso Online para Certificação CPA10

No quadro abaixo você encontrará as principais diferenças entre as modalidades de derivativos:

Tipos de opções dos derivativos de renda fixa
Tipos de opções dos derivativos de renda fixa

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *