Carreira

Looks para bancários. Existem regras?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 19 de maio de 2021

Quando falamos em trabalho no banco qual é a primeira imagem que vem na sua cabeça? Pessoas com roupas sociais – terno e gravata para os homens; terninho, saia, camisa branca para as mulheres. Se é isso que vem a sua mente, você precisa ler esse artigo agora mesmo.

Essa cena até poderia ser verdade se estivéssemos falando de algum tempo atrás. Hoje, quando o assunto é look bancário, existem uma infinidade de peças que podem ser incluídas no vestuário.

Normalmente, cada banco possui um código de vestimenta padrão, que poderá se alterar conforme a instituição. No entanto, o que mudou nos últimos anos, é a flexibilidade com a inclusão de novas peças. Além disso, as roupas também podem variar de acordo com o cargo e função ocupadas na instituição. 

Assim que entrar no banco, eu indico que você fale diretamente com o RH, solicitando o código de vestir. Caso a empresa não possua, o ideal nos primeiros dias de trabalho é observar os seus colegas. Dessa forma, as chances de errar no look são menores. Mas fique atento ao seguinte: a roupa não pode chamar atenção demais, seja pela cor, comprimento ou decote. Não é só porque uma peça de roupa está na moda que ela é apropriada ao ambiente de trabalho. 

É proibido o uso de camiseta de futebol, com mensagens políticas e religiosas, mas isso não é novidade para ninguém, não é mesmo? Transparência e rendas também estão vetadas. Você tem liberdade para se expressar nas suas roupas e ter a sua personalidade, porém, não confunda isso com transgredir os códigos de vestimenta do seu local de trabalho. Você pode e deve estar confortável com o seu estilo ponderando que existem diferentes pessoas a sua volta. Encontre o equilíbrio e com o passar do tempo, dentro do mesmo local de trabalho, você vai perceber até onde pode ir no quesito looks.

Fique atento às cores! Algumas instituições podem proibir o uso de cores da concorrência, mas isso não quer dizer que se você trabalha num banco vermelho, precisa sempre estar vestido à caráter. Existem vários tons que você poderá usar, além dos clássicos: branco, bege, cinza e preto. 

Gosta de usar os clássicos looks sociais? Pode também! Existem inclusive cortes mais modernos

Agora, se você é uma pessoa descolada e que precisa de alguma forma se diferenciar, nós indicamos que você use e abuse (mas não tanto) dos acessórios. Use colares, brincos e pulseiras delicadas, elas trarão um visual ainda mais charmoso e elegante ao seu visual. Já para os homens, nossa dica é apostar em diferentes cintos, relógios e estilos de calçados, dessa forma, você segue dentro do padrão, sem abandonar o seu estilo próprio.

É possível se vestir de forma elegante e ainda incluir características da sua personalidade, com os acessórios para variar o seu look. Lembre-se de estar sempre com peças limpas e bem alinhadas, isso também faz diferença no seu visual. Não exagere no perfume e vista-se com algo que não sai de moda nunca: educação e gentileza! Com isso, eu garanto que você não irá errar no seu look bancário.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *