Dentre as profissões mais populares do mercado financeiro, a de corretor de seguros com certeza tem grande destaque.

Se você faz parte do grupo de pessoas que deseja investir nesse caminho, então, hoje vai aprender tudo o que precisa saber sobre a profissão. Vem comigo?

O que faz um corretor de seguros?

seguros para tudo: de vida, automóveis, casa e até para animais de estimação. Se pessoa física ou jurídica, contratar um seguro é uma forma de se prevenir contra imprevistos no futuro. 

Para ajudar os clientes que desejam ter essa segurança é que existem os corretores. Em resumo, eles fazem o intermédio entre essas pessoas e as seguradoras. Quando alguém precisar acionar as cláusulas do contrato, é este profissional, inclusive, que vai fazer essa mediação também.

No que diz respeito ao atendimento, um corretor é responsável, ainda, por analisar riscos, possíveis prejuízos e indicar as apólices mais adequadas de acordo com o perfil do cliente.

Quem pode ser corretor de seguros?

Qualquer pessoa, desde que seja maior de 18 anos, tenha o ensino médio completo e não tenha antecedentes criminais. Além disso, é preciso ter as certificações exigidas pela profissão, das quais vou falar agora.

Como se tornar um corretor de seguros?

Deseja se tornar um corretor de seguros? Então, há alguns passos que você precisa seguir:

  • Ter mais de 18 anos (não há idade máxima para ingressar na profissão);
  • Ter Ensino médio completo;
  • Ser aprovado no Exame para Habilitação de Corretores de Seguros;
  • Ser registrado na SUSEP.

Depois de seguir todos esses passos, já é possível exercer a profissão de forma legal.

Como me preparar para o exame de corretor de seguros?

Na prova para se tornar um corretor de seguros, alguns conhecimentos básicos serão testados, como:

  • Capitalização;
  • Prova de vida;
  • Previdência.

Por isso, a melhor forma de se preparar é com o suporte de profissionais que entendam não somente dos assuntos abordados no teste, como também da prova propriamente dita. 

Aqui na TopInvest, por exemplo, temos um curso completo para se tornar consultor de seguros para quem deseja ir bem no exame e começar logo a atuar nessa profissão.

Quanto ganha um corretor de seguros?

A média salarial para este profissional varia de acordo com a parte do Brasil na qual trabalha, e se a atuação se dá de forma independente ou não. Hoje, a média é de cerca de R$3.900,00 para quem já está no ramo há algum tempo. Contudo, há de se considerar que a remuneração de um corretor de seguros também é composta pela comissão que recebe após cada venda de apólice. Como assim?

Como é a comissão de um corretor de seguros?

Além do salário, deve ser acrescida a comissão do corretor de seguros. No Brasil, um corretor recebe em média 20% dos custos do seguro, o que é uma taxa bastante alta. Entretanto, esse valor pode variar de acordo com a empresa na qual o profissional trabalha.

Gostou deste conteúdo? Saiba que no nosso canal do YouTube tem mais! Além disso, em nosso blog você encontra inúmeros artigos que vão te ajudar a ser um profissional top de linha no mercado financeiro.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!