O que é a FGV?

A FGV é a Fundação Getúlio Vargas – uma das principais instituições de ensino brasileiras no que tange ao mercado financeiro.

Ela foi fundada em 20 de dezembro de 1944, nascida como uma faculdade tradicional cujo enfoque voltava-se aos cursos administrativos. À época, sua principal ambição era formar profissionais excelentes para a gestão pública e privada no país – um valor que se mantém até hoje.

Atualmente, a FGV não se destaca somente pela educação nos âmbitos administrativo, financeiro e econômico, como também é renomada por cursos de Ciências Sociais e Contabilidade.

Ademais, para além de sua atuação como educadora, seu núcleo de pesquisa é um dos maiores contribuintes para o crescimento e desenvolvimento do Brasil. 

A FGV é pública ou privada?

Oficialmente, considerando o seu estatuto, a FGV é uma instituição privada, uma vez que cobra mensalidade de seus estudantes

Contudo, como ela foi criada por meio de um decreto-lei assinado pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas, ela também pode ser classificada como um ente ambíguo, como acontece com o SENAI, que originou-se através do mesmo processo.

Quais são as funções da FGV?

Além de ser uma instituição de ensino e oferecer cursos para a população, a FGV também tem um centro de pesquisa de reconhecimento nacional e internacional. Este é, inclusive, fonte de ricas informações e estudos que são constantemente compartilhados com empresas brasileiras – uma contribuição de grande valor para o mercado de empreendedorismo.

Por falar em empresas, a Fundação Getúlio Vargas ainda atua de forma próxima às empresas privadas do país, auxiliando na seleção de novos colaboradores, por meio de provas e concursos.

No que tange aos seus cursos de pós-graduação e MBA, há parcerias entre a instituição e empresas que custeiam essa escalada na educação para cargos estratégicos.

Sua atuação é tão ampla que a FGV é também responsável por alguns índices econômicos, principalmente voltados para a análise da inflação:

  • IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado): é uma forma de representação da inflação, semelhante ao IPCA; 
  • IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna): calcula a inflação considerando diferentes setores do mercado brasileiro;
  • IGP-10: calcula a inflação nos preços de matérias-primas e bens e serviços finais.

Quais são os cursos oferecidos pela FGV?

A FGV está localizada em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro. Os principais cursos de graduação oferecidos pela instituição são estes aqui:

  • Administração de Empresas;
  • Administração Pública;
  • Economia;
  • Direito;
  • Matemática Aplicada;
  • Ciência de Dados;
  • Ciências Sociais;
  • Relações Internacionais.

Como estes cursos não estão disponíveis em todas as suas localizações, é recomendável que os interessados chequem o site oficial da FGV. Ademais, nele é possível encontrar de forma completa sua extensa lista de opções, que não se limitam apenas às graduações, estendendo-se também por MBAs, mestrados e doutorados.


Esse conteúdo cai nas provas da Anbima, da Ancord e da Planejar

Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!