Certificações Financeiras

Como passar nas provas da Anbima? - passo a passo para ser aprovado de primeira

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 19 de junho de 2020

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Já fez promessa? Pediu para todos os tipos de religiões que existem para te dar uma luz? Já tentou bancar o Chico Xavier? Eu aposto que você já fez de tudo para descobrir como passar nas provas da Anbima, não é mesmo? Daquelas conhecidas CPA 10, CPA 20 e CEA.

Mas, calma lá que vou te contar uma coisa: é hoje que você vai descobrir como ser aprovado e o mais legal de tudo, aprovado de primeira.

É como uma receita!

Nada de ficar aí parado ou parada, o importante aqui é você saber tudo!

Assim funciona em uma receita de bolo, por exemplo, você tem que estar pronto para conferir tudo o que precisa e não pode parar no meio antes de terminá-la.

Porém, a cereja desse bolo é os passos que devem ser seguidos para alcançar o ponto principal, que aqui é a aprovação na prova da Anbima.

Os passos de como passar nas provas da Anbima!

Garanto que essa vai ser a sua receita favorita de seguir e garantir a sua tão esperada certificação!

Aqui separei o que realmente acho válido para a sua preparação com os conteúdos. Então, separa aí os ingredientes que você vai precisar de:

Curso Online para Certificação CPA10

1 – Material atualizado:

Extremamente importante, esse é o elemento principal para a sua receita de estudos. Estudar com material desatualizado é um dos piores erros de um estudante. E sim, pode fazer você reprovar.

Busque e pesquise os melhores materiais, eles devem ser atualizados conforme o ano que você estiver realizando a prova para estarem sempre de acordo com o edital da Anbima.

Por isso que a gente sempre disponibiliza a apostila de graça para você, e o mais bacana: atualizadíssima!

2 – Tempo para se dedicar aos estudos:

Não há nenhuma forma de burlar o sistema, por isso, dedicar-se com o conteúdo é muito importante, tanto para seu bom desempenho quanto para saber seus pontos fracos e fortes que podem ser utilizados como estratégias.

Estas estratégias são horários organizados unidos aos conteúdos necessários que você deve estudar.

Nada de decorar, a prova é extensa e interpretativa. Então, se organize e coloque o conteúdo para dentro de você, de maneira com que você entenda e não decore.

E como estou aqui para te ajudar nisso, separei um modelo de organização que você pode seguir:

  • CPA 10 – com 2 horas de estudos por dia, você estuda, em média, todo o conteúdo em 15 dias;
  • CPA 20 – com 2 horas de estudos por dia, você estuda, em média, todo o conteúdo em 20 dias;
  • CEA – com 2 horas de estudos por dia, você estuda, em média, todo o conteúdo em 30 dias.

Outra dica importante é você estudar enquanto estiver produtivo, mas lembre-se que o aprendizado é constante e aos poucos.

3 – Simulados:

Os simulados elevam o seu aprendizado, pois você vai praticar aquilo que aprendeu estudando. Além de ser uma maneira de estudar.

Falando nisso, os Simulados TopInvest estão aqui para te ajudar muito nessa etapa. Com eles você conseguirá identificar os conteúdos onde você possui mais dificuldade e os com maior facilidade. Os simulados se tornam uma ferramente de estudos que te auxiliam na hora de estudar. Portanto, faça, faça e faça simulados.

Um simulado completo te auxilia no aprofundamento de adaptação no tempo da prova.

E o essencial, não decore, utilize as questões apresentadas para aprender e justificar o motivo de elas estarem certas ou erradas.

4 – Cuidado com o detalhinho:

Muito cuidado, não seja o Detalhinho da Silva. Mas vem cá, você conhece um detalhinho?

O detalhinho acontece quando prestamos atenção apenas em pontos que não são tão importantes para a prova, e deixamos de lado aqueles que deveriam ter mais preocupação.

Preste atenção no que realmente importa, até porque, a Anbima está preocupada em capacitar os profissionais e não apenas para decoreba dos conteúdos.

Utilize o tempo ao seu favor e da melhor forma!

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

5 – Psicológico:

Eu já falei diversas vezes sobre os principais motivos de reprovação nas provas de certificação, mas, muita gente reprova simplesmesnte porque deu um branco.

Isso ocorre muito, pois ficamos nervosos ao realizar um teste. Por isso, busque estudar o que é preciso e antes da prova, faça coisas que te aliviem o estresse e o nervosismo, como exercícios físicos, escutar música e afins. Isso liberará tudo de ruim que você pode passar, por isso, trabalhe o seu psicológico.

Ou seja, estude o conteúdo, contudo, procure estudar a sua mente também (STUMPF, Kléber, 2020).

Brincadeiras à parte, uma reflexão sempre é bom!

6 – Prova:

Chegou o dia da prova!

Quando você chegar na prova foque em o que você realmente sabe as respostas e não perca tempo com as que você vai precisar pensar muito.

Com isso, você organiza o seu tempo de realização e não perde o próprio tempo tentando resolver por primeiro as questões mais difíceis para você.

Preste bem atenção, muitas vezes o enunciado de uma questão é a resposta de outra!

Ah, e não deixe nenhuma questão em branco. Você tem 4 alternativas, isto é, 25% de chance de acertar a questão ao chutar (caso você não saiba a resposta), mas, se você deixar em branco, é 100% de erro.

Vai fazer a prova? Então, já separa os materiais!

Para que você faça essa receita valer a pena, nada melhor do que buscar os elementos no lugar certo. É por isso que separamos aonde você encontra esses materiais e sair dizendo que você sabe como passar nas provas da Anbima. Se liga:

Agora, preparados para passar na prova?

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *