Renda Fixa e Renda Variável CPA 10

Rentabilidade da Poupança

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

A poupança é uma das formas de investimento mais populares do Brasil, e com o menor rendimento. Pior que ela do que  a poupança, somente a rentabilidade do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

O rendimento oferecido pela caderneta é de 0,5% ao mês (com a taxa SELIC acima de 8,50% a.a), mais TR (Taxa Referencial).

Mas afinal, o é esta taxa TR?

Taxa referencial (TR)

Essa taxa já foi mais presente na vida do brasileiro, hoje parece ter ficado um pouco de lado. Principalmente devido a pequenas oscilações que a mesma possui.

Enquanto o IPCA (índice que mede a inflação média no Brasil) vem desempenhando a função de principal indicador para identificar a inflação a taxa TR acabou ficando de lado.

Só para ser ter uma ideia, a poupança em 2015 teve rendimento inferior a inflação. A TR no mesmo período foi de 1,80%, o IPCA marcou 10,57%.

Está certo que a TR não tem a missão de representar os valores fieis da inflação. Mas antigamente o verdadeiro objetivo da TR era de controlar a inflação.

Criada na década de 90 pelo governo de Fernando Collor, a TR tem o seu cálculo elaborado pelo Banco Central.

Regra nova da Poupança!

Ainda falando sobre rendimento, a poupança passou por algumas mudanças por meados de 2012.

Essas alterações estão relacionadas ao rendimento. Quando a taxa de juro básica da economia SELIC, chegar abaixo dos 8,5% ao ano, a Poupança deixa de remunerar o investidor com 0,5% mais TR ao mês, para 70% da taxa SELIC.

Curso online para certificação Abecip CA-300

Por se tratar de um investimento com isenção de IR e IOF, um rendimento de 0,5% mais TR ao mês, poderia ser muito alto em um mercado com juro baixo.

Levando em consideração que os outros produtos financeiros como o CDB têm retenção de IR e IOF (prazos inferiores a 30 dias).

Auferindo rentabilidade próxima dos 8,5% ao ano e contanto com o imposto sobre do rendimento, tais aplicações estariam correndo perigo de sofrerem uma grande saída por parte dos investidores.

Quem iria permanecer em um papel que começou a pagar menos e com características semelhantes à caderneta de poupança? Ninguém não é verdade?

Na época em que essa alteração foi realizada, o juro brasileiro chegou aos 7,25% ao ano, a menor taxa desde o inicio do plano Real.

Caderneta de Poupança Mapa Mental
Caderneta de Poupança Mapa Mental

O que acontece com aqueles que já vinham com o saldo antes da queda do juro?

Esses valores depositados antes, vão continuar recebendo o rendimento de 0,50 ao mês mais TR. Não sofrem quaisquer alterações.

No momento em que escrevo esse artigo, ainda estamos longe dos 8,5% ao ano. Portanto o investidor precisa ficar de olho, quando a taxa se aproximar de tal nível.

A poupança pode sim se tornar um investimento interessante, a partir do momento em que o juro cair ainda mais junto da inflação.

Lembrando que a TR nunca será negativa. No máximo ela pode ficar zerada. Isso significa que o rendimento da poupança permaneceria, ao menos, em 0,50% ao mês.

Vamos supor que o Brasil consiga emplacar os ajustes, e comece a ter superávit primário novamente. Esse cenário favoreceria uma redução da inflação, e da Selic também.

Dessa forma, o rendimento da poupança poderia se destacar ainda mais. Novamente, o momento ainda não é o melhor mas se tudo de certo, logo-logo a poupança pode sim se tornar interessante.

Veredito

Dentre todas as formas de aplicar, a poupança nesse momento é uma das piores. Mesmo contando com isenção de IOF e IR, a caderneta oferece ganho abaixo da média do mercado.

Curso online Preparatório para Ancord AAI

Fato que pode mudar com o passar dos tempos. Sugiro ao leitor, começar a acompanhar a poupança bem de perto quando a taxa Selic estiver abaixo dos 10% ao ano.

Nesse nível, investimentos que oferecem 100% do DI em outras palavras os 10% ao ano, sofrendo a retenção de IR em 15% já estaria rendendo algo próximo de 8,5% ao ano (fazendo uma conta muito básica).

Esse resultado já estaria próximo do rendimento da poupança. Fique atento!

Estudando para uma certificação financeira? Venha participar do nosso grupo no Telegram. Temos grupos para todas certificações financeiras. Basta clicar aqui.

Download Gratuito

7 Dicas para conseguir sua Certificação Financeira

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *