O mercado financeiro brasileiro é enorme e composto por inúmeras instituições e órgãos. Alguns dos mais importantes são as instituições financeiras federais oficiais – como a Caixa Econômica, bastante conhecida por todos. 

Neste artigo, eu quero trazer algumas das principais para você e te explicar como elas funcionam. Vamos lá?

Ebook Sistema Financeiro Nacional

Quais são as instituições financeiras federais oficiais?

Partiu entender quais são os pormenores de algumas das maiores instituições financeiras do Brasil?

Banco do Brasil S.A. (BB)

O Banco do Brasil é a primeira instituição financeira do país. Durante muito tempo, ele executou a função de auxiliar do Ministério da Fazenda, hoje Ministério da Economia, realizando diversas funções que hoje cabem ao BACEN

Um fato interessante é que o BB está entre as Instituições Financeiras Federais Oficiais, mas é de economia mista. Isso significa que o banco tem ações negociadas na Bolsa de Valores.

Aliás, apesar de sua economia mista, é importante salientar que o Governo Federal detém a maior parte dessas ações. Na prática, isso significa que apesar de o banco ser de economia mista, é o Governo Federal quem dá as ordens, através do Tesouro Nacional.

Em relação à sua atuação, o Banco do Brasil opera em todo o território nacional. Uma curiosidade é que o BB é tão grande que chega a ter outros bancos, como é o caso do Banco do Brasil das Américas, que é uma instituição financeira completamente separada, ainda que controlada pelo Banco do Brasil nos EUA.

Outra característica muito importante do BB como uma das Instituições Financeiras Federais Oficiais é ser o principal braço do governo quando falamos em crédito agrícola.

Este é um dos principais canais de distribuição de crédito subsidiado para o crédito agrícola em território nacional, focado principalmente na subsistência (pequenos agricultores). Uma das principais formas pela qual o BB provê esse crédito é através de repasses subsidiados do BNDES.

De forma resumida, sempre que falarmos sobre crédito agrícola em território nacional, estamos falando do Banco do Brasil.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

O BNDES é uma empresa pública federal. Em outras palavras, ele pertence inteiramente ao Governo Federal, assim como a Caixa Econômica.

As principais funções do BNDES são o fornecimento de crédito a longo prazo e o desenvolvimento de programas de grandes escalas para fomentar a economia nacional, por meio de hidrelétricas, ferrovias e autoestradas, por exemplo. Afinal, todas estas obras de infraestrutura são importantes para o desenvolvimento de nosso país.

Com base nisso, os recursos do BNDES podem ser repassados a outras instituições financeiras, Banco do Brasil e Caixa Econômica, ou até mesmo bancos de iniciativa privada, para que estes recursos cheguem aos setores importantes da economia.

Dentro do BNDES existe também o BNDESPar. O “PAR” aqui vem de “participações”, ou seja, no BNDES o governo pode comprar parte de algumas empresas importantes para o desenvolvimento da economia nacional.

Por exemplo, se eu quiser construir uma hidrelétrica mas não tiver todo o dinheiro necessário, uma parte dos recursos pode ser subsidiada pelo BNDES, enquanto a outra eu posso obter por meio da venda de parte da minha empresa para o BNDESPar – desde que a transação seja vantajosa para ambos os lados.

Banco da Amazônia S.A. (Basa)

Outro participante importante das Instituições Financeiras Federais Oficiais é o BASA, o Banco da Amazônia.

Diferente das instituições anteriores, cuja atuação se estende por todo o território nacional, o BASA atua somente na região amazônica (não somente no Amazonas) e a sua sede administrativa é localizada em Belém, no Pará.

Assim como o BNDES, o BASA tem seu foco em ofertar crédito para projetos de longo prazo, visando, nesse caso, o desenvolvimento da Região Amazônica. Estes recursos do BASA têm origem tanto via repasse de recursos do BNDES, como captação própria (através de seus clientes).

Para você ter uma ideia, o BASA é tão importante na região que aproximadamente 60% dos projetos em toda região são financiados por recursos próprios do Banco da Amazônia ou mesmo através de repasses do BNDES.

Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB)

Assim como o BASA, esta não é uma instituição que atende o Brasil todo, mas somente a região Nordeste.

O Banco do Nordeste possui características desenvolvimentistas, ou seja, tem como objetivo fomentar o crescimento da região Nordeste do Brasil. Ademais, atua no repasse de recursos do BNDES e também foca seus esforços no crédito destinado ao agronegócio. 

O papel do BNB no fomento de crédito na região nordeste é tão importante que, dele, surgiram duas iniciativas.

O CrediAmigo, que é especializado em microcrédito (concessão de créditos de pequenos valores) e também o AgroAmigo, que é a vertente de microcrédito do BNB para o fomento da atividade do pequeno agricultor.

Caixa Econômica Federal (Caixa)

Diferente do Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal é uma das Instituições Financeiras Federais Oficiais que pertence ao Governo Federal e não é uma empresa de economia mista. A semelhança com o BB é que a Caixa também atua em todo território nacional.

Uma curiosidade é que a Caixa funciona como uma espécie de irmão do BB, uma vez que ambas podem ser consideradas como bases da nossa economia, por meio da alimentação e da moradia.

A Caixa é responsável pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação) e também outros programas habitacionais, que utilizam inclusive os recursos do FGTS. 

A CEF também é responsável por outros programas governamentais como o PIS e as Loterias Federais.

Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

A FINEP é uma instituição que existe para fomentar publicamente a ciência, a tecnologia e a inovação. 

Basicamente, quando um projeto que se enquadre em seus requisitos é selecionado, o financiamento ocorre através da parceria com ministérios e outros órgãos federais, além de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL).

Entenda tudo sobre o mercado financeiro com a TopInvest

As instituições financeiras federais podem ser conteúdos de prova, sabia? Pois é, o mercado financeiro brasileiro como um todo é bastante vasto e complexo – e entendê-lo é fundamental para você, como profissional desse setor. O que acha de estender os seus estudos e conferir os vídeos do canal da Top no YouTube? No Instagram da Top também tem muito conteúdo de valor para você otimizar o seu tempo e continuar aprendendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *