Concursos Bancários

Instituições Financeiras Federais Oficiais

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Dentre os diversos participantes do mercado financeiro, nós temos também algumas Instituições Financeiras Federais Oficiais. As principais são o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, BASA e BNB.

E é claro que não podemos deixar de lembrar que temos concurso aberto para o Banco do Nordeste agora em 2018. Para ver mais informações sobre a inscrição basta clicar aqui.

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma destas instituições financeiras.

BB – Banco do Brasil

O banco do brasil é a primeira instituição financeira do Brasil. Uma grande prova disso é que basta você olhar o número dos bancos. O BB com é o número 001, ou seja, sempre que você for fazer uma TED ou DOC para o Banco do Brasil será necessário colocar o número 001 que é o Banco do Brasil.

Durante muito tempo o Banco do Brasil executou a função de auxiliar do Ministério da Fazenda, hoje Ministério da Economia, realizando diversas funções que hoje cabem ao BACEN, inclusive até os dias de hoje quem recebe os depósitos compulsórios das Cooperativas de Crédito que é uma das políticas monetárias executadas pelo BACEN.

Fato interessante é que o BB está entre as Instituições Financeiras Federais Oficiais mas é de economia mista. Isso significa que o o banco tem ações negociadas em bolsa de valores.

Agora, mesmo o BB sendo uma empresa de economia mista é importante que saber que o Governo Federal detém a maior parte dessas ações (neste caso de 64,20% através do tesouro nacional). Na prática isso significa que apesar de o banco ser de economia mista Governo Federal é quem dá as ordens por lá através do tesouro nacional.

Em relação a sua área de atuação, o Banco do Brasil tem atuação em todo território nacional. Uma curiosidade é que o BB é tão grande que chega e ter outros bancos, como é o caso do Banco do Brasil das Américas que é uma instituição financeiro completamente separada mas controlada pelo Banco do Brasil nos EUA.

Outra característica muito importante do BB como uma das Instituições Financeiras Federais Oficiais é ser o principal braço do governos quando falamos em crédito agrícola.

Este é um dos principais canais de distribuição de crédito subsidiado para o crédito agrícola em território nacional focado principalmente na subsistência (pequenos agricultores). Uma das principais formas pela qual o BB provém esse crédito é através de repasses subsidiados do BNDES

De forma resumida, sempre que falarmos sobre crédito agrícola em território nacional estamos falando do Banco do Brasil.

CEF – Caixa Econômica Federal

Diferente do Banco do Brasil a CAIXA Economica Federal é uma das Instituições Financeiras Federais Oficiais que pertence ao governo federal. Não é uma empresa de economia mista. A semelhança com o BB é que a CEF também atua em todo território nacional.

Uma curiosidade é que a CAIXA funciona como uma espécie de irmão do BB. As duas bases da nossa economia são alimentação e a moradia.

Já vimos que o BB é responsável pelo crédito agrícola (alimentação) então obviamente quando falamos da falamos de CAIXA Econômica Federal estamos falando do sistema de habitação.

A Caixa é responsável pelo SFH (sistema financeiro da habitação) e também outros programas habitacionais que utilizam inclusive os recursos do FGTS como por exemplo o MCMV (minha casa minha vida) e diversos outros créditos habitacionais. Então de forma objetiva quando falamos de crédito habitacional falamos de Caixa Econômica Federal.

A CEF também é responsável por outros programas governamentais como:
FGTS;

  • PIS
  • Loterias federais
  • PAR
  • Bolsa Familia
  • Outros

BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento

O BNDES é uma empresa publica federal. Isso significa que ele pertence inteiramente ao governo federal, assim como a CAIXA.

A principal função do BNDES é o fornecimento de crédito para longo prazo. Sempre visando desenvolvimento de programas importantes para economia nacional, como por exemplo as hidrelétricas, ferrovias, autoestradas.

Afinal, todas estas obras de infraestrutura são importantes para o desenvolvimento de nosso país.

Agora, algo como uma fabrica de chocolates por mais que gere diversos empregos (e muita alegria) não está entre as coisas mais importantes para o desenvolvimento nacional. 

Os itens considerados de desenvolvimento são os de infraestrutura como as citadas anteriormente.

Com base nisso os recursos do BNDES podem ser repassados a outras instituições financeiras como BB, CAIXA, BASA, BNB e até mesmo bancos da iniciativa privada para que estes recursos cheguem aos setores importantes da economia.

Dentro do BNDES existe também o BNDESPar. O PAR aqui vem de participações, ou seja, dentro do BNDES o governo pode comprar parte de algumas empresas importantes para o desenvolvimento da economia nacional.

Por exemplo, se eu quiser construir uma hidrelétrica mas não tiver todo dinheiro, uma parte dos recursos pode ser subsidiado pelo BNDES e a outra parte eu posso vender parte da minha empresa para o BNDESPar. Claro, se isso for interessante para ambos os lados. E com o passar do tempo BNDESPar vai desinvestindo na empresa.

BASA – Banco da Amazônia

Outra das Instituições Financeiras Federais Oficiais é o BASA, o banco da Amazônia.

Diferente das instituições anteriores que tem atuação em todo o território nacional o BASA atua somente na região amazônica (não somente no Amazonas) e a sua sede administrativa é localizada em Belem do Pará.

Assim como o BNDES o BASA tem seu foco em ofertar crédito para projetos de longo prazo visando o desenvolvimento na região amazônica. Estes recursos do BASA tem origem tanto via repasse de recursos do BNDES como captação própria (através de seus clientes).

Para você ter uma idéia o BASA é tão importante na região que aproximadamente 60% dos projetos em toda região são financiados por recursos próprios do Banco da Amazônia ou mesmo através de repasses do BNDES.

BNB – Banco do Nordeste

Para finalizar o assunto sobre Instituições Financeiras Federais Oficiais temo o BNB, Banco do nordeste. Assim como o BASA esta não é uma instituição que atende o Brasil todo e sim, somente a região nordeste.

Porém o BNB tem uma forte presença na região com mais ou menos 300 agencias atendendo mais ou menos 2000 municípios e tem sede na cidade de Fortaleza no Ceará. Muita gente não é mesmo?

Assim como o BASA o Banco do Nordeste possui características desenvolvimentistas, ou seja, tem como objetivo fomentar o crescimento da região nordeste do Brasil.

O BNB atua no repasse de recursos do BNDES para a região e assim como o Banco do Brasil tem grande foco no crédito para o agronegócio.

O papel do BNB no fomento de crédito na região nordeste é tão importante que surgiram duas iniciativas.

O CrediAmigo especializado em microcrédito (concessão de créditos de pequenos valores) e também o AgroAmigo que é a vertente de microcrédito do BNB para o fomento da atividade do pequeno agricultor da região nordeste.

Revisando

BB: Economia mista, primeiro banco do Brasil, atuação em todo território nacional foco no crédito agrícola;

Caixa: Empresa Estatal, atua em todo território nacional com foco na habitação e responsável pela administração de programas sociais;

BNDES: Empresa estatal com atuação em todo território nacional, concede crédito de longo prazo para investimento em áreas importantes para o desenvolvimento nacional;

BASA: Economia Mista, foco desenvolvimentista com atuação na região Amazônica, sede em Belém do Pará, foco na concessão de crédito para desenvolvimento da região amazônica;

BNB: Economia mista, foco no desenvolvimento da região nordeste com sede em Fortaleza, responsável pelos programas CrediAmigo e Agroamigo de microcrédito para a região;

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *