Finanças e Investimentos

O que são os Clubes de Investimento?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 25 de agosto de 2020
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os Clubes de Investimento são mini fundos de investimento em Ações. Assim, como os Fundos de Investimento, eles são constituídos por pequenos condomínios de no mínimo 3 e no máximo 50 investidores.

A única diferença é que um Fundo de Investimento é um grande condomínio. Enquanto os Clubes de Investimento é um pequenino.

Esses clubes facilitam a diversificação e o ganho de volume para o investimento em ações e deixa os cotistas mais próximos da gestão.

Porém, por ser várias pessoas reunidas para a criação, os Clubes de Investimento devem possuir CNPJ próprio.

Isso quer dizer que haverá todo aquele processo de burocracia.

Curso online Preparatório para Ancord AAI

A Administração dos Clubes de Investimento

Por possuir um processo burocrático, deve-se contratar uma Instituição Financeira para realizar a administração do clube, o mais comum é que seja uma corretora.

Quanto dinheiro precisa para criar um clube?

Para constituir um clube é necessário um patrimônio mínimo de R$ 100.000,00. Que é considerado, relativamente baixo, se compararmos aos Fundos de Ações que precisam ter no mínimo R$ 1 mi.

Só que, por ser um mini fundo, existe um regra que diz: nenhum cotista sozinho pode ser detentor de mais de 40% das cotas.

Gestão do Clube

Devido ao menor número de membros no clube, os cotistas são mais próximos ao gestor. Desta maneira, a gestão do Clube de Investimento pode ser realizada até mesmo por um dos cotistas do fundo. Ou, por um profissional qualificado (CGA).

Contudo, atenção! Quanto mais profissional, mais cara a taxa de administração. Esta taxa é cobrada pela Instituição Financeira, além de poder ser cobrada taxa de performance.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Carteira do Clube

Lembra que falei que os Clubes de Investimento podem ser considerados um mini Fundo de Ações? Essa afirmação é porque uma vez que o Clube de Investimentos é um mini Fundo de Ações, é obrigatório ter no mínimo 67% do patrimônio alocado em ações.

E, da mesma forma, a tributação do Clube é de 15% sobre o lucro auferido, sem existir IOF.

A importância dos Clubes de Investimento no mercado

O Clube de Investimento apresenta instrumentos de aprendizagem lançados ao pequeno investidor. Assim, para que assim ele possa ter acesso ao Mercado de Capitais.

Sendo que, se torna relevante no mercado como uma modalidade de investimento em aplicações de recursos comuns em títulos e valores mobiliários. Além disso, fornece ao investidor diversificação e abertura em diferentes empresas e setores da economia, com custos de transação proporcionalmenete menores.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *