Certificações Financeiras

Estudar para as certificações com simulados vale a pena?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 1 de abril de 2021

Os famosos simulados. Eles estão na rotina de estudos de muita gente e não é à toa. Afinal, eles funcionam como um termômetro, né? Já que mostram se você está ou não pronto para prestar a prova da certificação.

Obviamente, “sim, vale a pena” seria a minha resposta para a pergunta que inicia esse artigo. Entretanto, seria extremamente vaga e não explicaria muita coisa, certo? É por isso que estamos aqui: quero te dar uma visão geral do que os simulados representam nos seus estudos.

Os simulados não devem ser o seu único recurso

Não é lá uma novidade que os simulados são um excelente meio de estudar. Eles testam você de maneira mais incisiva. Mesmo assim, se você já cogitou estudar apenas através deles, saiba que essa não é uma boa ideia.

Primeiramente, para estar apto a responder às perguntas, é preciso dominar o conteúdo. Ou seja: nada de deixar os cursos e as apostilas para trás. A prática é melhor executada após a teoria ter sido entendida. Ok?

Assim, os simulados devem ser um material complementar. E, acredite, uni-los aos métodos convencionais de estudos vai te deixar muito melhor preparado para a hora da prova de verdade.

E se os simulados não são o único termômetro para o seu conhecimento, o que mais você pode fazer? Presta atenção nas dicas:

  • Ler sobre o assunto para além das apostilas e teorias dadas em curso;
  • Conversar com colegas de profissão sobre o conteúdo;
  • Buscar notícias sobre os temas abordados nas questões das provas.

Além disso, algumas outras técnicas são essenciais para você não perder o foco:

  • Monte uma rotina de estudos e a siga fielmente;
  • Elimine as distrações quando for estudar: nada de TV ou celular;
  • Estude constantemente;
  • Adapte os estudos ao seu dia a dia;
  • Respeite o seu tempo: talvez estudar menos horas, porém com mais qualidade, seja melhor do que passar o dia todo debruçado nas apostilas.

Segundo editais da Anbima, a aprovação é possível se o aproveitamento da prova for de 70%. Para ter uma garantia maior de que você vai ter sucesso, eu recomendo fortemente que as suas notas no simulado cheguem aos 90%.

E tem mais: não utilize apenas os simulados como uma forma de medir e testar os seus conhecimentos. Você deve estar realmente seguro para a prova. Por isso, não economize em recursos para se preparar para o grande dia.

Dica de ouro: as apostilas e simulados da TopInvest

Óbvio que essa dica não iria ficar de fora. E não é pra menos: os simulados que você encontra em nossos planos vêm com as questões comentadas. Assim, mais do que apenas saber a resposta certa, você tem uma explicação completa sobre a questão.

E tem também simulados gratuitos. Não precisa ter receio: todos os materiais da TopInvest sempre são atualizados. Isso significa que você jamais terá um material ultrapassado em mãos.

Por falar em nossos simulados: se você quiser conhecê-los, é só clicar aqui. Partiu estudar?

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *