Os intermediários financeiros realizam a Intermediação financeira, que é o nome que se dá a transferência de recursos de um agente superavitário para um agende deficitário.

Dentro sistema financeiro nacional sempre teremos os agentes superavitarios (que são os poupadores) disponibilizando recursos aos agentes deficitários (tomadores de crédito). A transferência destes recursos entre os participantes da economia, gera uma remuneração que é o que chamamos de taxa de juros.

Com o objetivo de facilitar estas trocas existem as instituições Financeiras que conhecemos, como bancos que são responsáveis por interligar estes agentes intermediando assim esta troca de recursos e levando o capital do agente superavitário para o agente deficitário.

A existência destes Bancos traz ao sistema financeiro nacional grandes vantagens, como uma maior transparência e confiabilidade nestas operações além de colaborar com o desenvolvimento econômico atendendo desde o pequeno poupador as maiores empresas do país.

É graças aos intermediários financeiros que possuímos também o Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Curso Online para Certificação CPA10

Intermediários Financeiros – Principais agentes

Os principais intermediários financeiros no brasil são os Bancos MúltiplosBancos Comerciais, Caixa Econômica e Cooperativas de Crédito. Outros intermediários financeiros que podemos considerar são as financeiras, sociedades de poupança e financiamento imobiliário assim como os bancos de investimento.

Podemos afirmar isso, pois estas instituições também efetuam a transferência de recursos entre os agentes superavitários e os agentes deficitários.

Vale a pena ressaltar que estes intermediários financeiros atuam também juntamente com os Correspondentes Bancários e Casas Lotéricas que também são autorizadas a conceder pequenos empréstimos e abrir contas.