Mercado a Termo

No Mercado a Termo os contratos podem ser encontrados em Bolsa mas são mais comumente negociados no mercado de balcão.

As Posições em Aberto são as operações de termo que ainda não foram liquidadas pelos participantes.

Você lembra como ocorre a liquidação do termo? em data futura!

Portanto a data é combinada entre as partes do contrato, devendo este entregar o valor monetário no futuro e ficar com as ações ou liquidar a operação e incorporar o lucro obtido com a diferença (NDF).

No entanto, ela pode ser liquidada de forma antecipada por vontade do comprador do termo.

Mercado Futuro

Possui os contratos padronizados por regulamentação de bolsa, estabelecendo todas as características do produto negociado, como cotação, data de vencimento, tipo de liquidação e outras. 

As posições em Aberto são as operações em vigor, que ainda não foram liquidadas pelos participante. São acertadas diariamente conforme o ajuste do preço no dia.

E a Liquidação pode se dar a qualquer momento, assumindo a posição contrária da atual, dada a grande liquidez existente neste mercado.

Opções

OS Contratos do Mercado de Opções possui prazo estabelecido entre duas partes.

Nele, o comprador adquire o direito de comprar ou vender um ativo durante um dado período do tempo.

As Posições em Aberto possuem séries de vencimento específicas para cada tipo de opção.

Portanto, é considerado o mês do vencimento, este ocorre na quarta-feira mais próxima do décimo-quinto dia do mês, se, feriado. Ainda, em caso de não haver pregão de negociação, a data de vencimento será no dia útil subsequente.

Para a opção americana, a liquidação pode ocorrer a qualquer tempo antes do vencimento, enquanto que, para as opções europeias, a liquidação se dá apenas no vencimento da opção.

Swap

No mercado de Swap os contratos representam o acordo entre duas partes para troca de risco de uma posição ativa (credora) ou passiva (devedora), em data futura, conforme critérios preestabelecidos. As trocas (swaps) mais comuns são as de taxas de juro, moedas e commodities.

Posições em Aberto: por serem contratos com prazo de duração, suas posições em aberto irão variar de contrato para contrato, sendo registrados na BMF, que funciona como clearing da operação. O risco de contraparte, portanto, é a BMF.

Por fim, a liquidação ocorre apenas ocorre no vencimento e o resultado é a diferença entre a ponta ativa e a ponta passiva da operação de troca de indexador.