Ancord

Atividade do Agente Autônomo de Investimentos - AAI

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

No artigo de hoje iremos falar de uma das profissões que estão cada vez mais presentes no Brasil.

A de Agente de Autônomo de Investimentos (AAI). Se você entende de investimentos e pretende tornar-se dono do próprio negócio, já pensou que com seus conhecimentos você pode distribuir aplicações financeiras e auxiliar nas decisões das pessoas?

Então, é a partir daqui que você conseguirá se encontrar e aplicar suas experiências em prática. Veja esse vídeo explicando sobre a profissão:

Qual é a atividade de um AAI?

Para deixar bem claro a você, a profissão de Agente Autônomo de Investimentos foi regulada pela instrução normativa CVM (Comissão de Valores Mobiliários) 497 – com atualizações feitas durante os anos -. Nesta instrução constam exatamente as normas, leis e regras da profissão, e dita o que pode e não pode ser realizado por ela.

Curso online Preparatório para Ancord AAI

Se as atividades do AAI são regularizadas, temos que ter em mente (e porque é obrigatório) que o exercício da sua função só pode ser realizada, a partir do momento em que o indivíduo for aprovado na prova da ANCORD. Logo, a aprovação é tão importante para que as atividades possam ser realizadas, pois o teórico é tão essencial que fará que sua prática seja excepcional. 

E para ficar mais fácil para você conhecer, abaixo listamos quais são as funções do Agente Autônomo de Investimentos:

  • Captação de clientes
    : grande envolvimento e relacionamento com a área comercial e com clientes, de modo que sua atuação seja precisa para conquistar e captar mais investidores;
  • Receber e transmitir ordens de investimento: realizar investimentos mediante a solicitação de seus clientes. Mas para isso, você deve estar necessariamente vinculado a uma instituição participante do sistema de distribuição de valores mobiliários;
  • Transmitir ordens para o sistema de negociação;
  • Prestação de informações de produtos da instituição financeira: explicar quais são os produtos de investimento dispostos em sua instituição financeira (IF) vinculada e entender cada produto, a fim de prestar um bom atendimento ao cliente;
  • Orientação e apoio na relação comercial com o cliente: é a profissão de AAI  que estará trazendo clientes para a instituição financeira através das funções listadas acima.

Com base na atividade do agente autônomo de investimentos, você pode pensar que o profissional deve ter um vínculo com uma instituição financeira.

Porém, lembre desta regrinha: Você consegue exercer atividades como pessoa física (PF) ou jurídica (PJ) – sociedade simples, mas o mais comum é encontrarmos um agente atuando como pessoa jurídica, onde sua atividade o tornará sócio de um escritório credenciado em uma instituição participante do sistema de distribuição de títulos e valores mobiliários, as queridas instituições financeiras. 

Estes escritórios devem ser conduzidos sobre o regime de sociedade simples, em que todos os sócios podem ser exclusivamente agentes autônomos de investimentos. Portanto, não é possível que ali existam sócios que não são certificados. 

Curso online Preparatório para Ancord AAI

Qual certificado?

Lembra que comentamos que você só pode exercer estas atividades após ser aprovado na prova? No momento que você for aprovado na prova da ANCORD você será certificado e qualificado para realizar as atividades prescritas acima. 

Entretanto, é válido lembrar que depois desta aprovação, para que as atividades sejam verdadeiramente aceitas, você deverá se registrar e se credenciar junto à  CVM que encaminhará o processo da solicitação do profissional.

Esta instituição atua juntamente com a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbios e Mercadorias, mais conhecida como ANCORD, que é a entidade credenciadora da profissão de AAI. 

Deste modo, as formas essenciais para a atividade de Agente Autônomo de Investimentos, devem ser seguidas com a aprovação da prova da ANCORD e os devidos registros e credenciamentos ligados a mesma e a CVM.  

Para você que tem interesse em ingressar nesta profissão, saiba que ela tem um enorme potencial de crescimento.

Claro que, de forma correta com credenciamentos e regulamentação em dia, as atividades do AAI são tão importantes que auxiliam na criação e melhoramento dos produtos, permitindo melhores ações e relacionamento com todos os indivíduos, e principalmente para o desenvolvimento do mercado financeiro.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *