Investimentos

Armadilhas, confiança e ilusão na tomada de decisão do investidor

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 3 de junho de 2020
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muito se fala em como o investidor toma e deve seguir com as suas decisões dentro do Mercado Financeiro. Porém, é sempre importante revisarmos as diversas armadilhas, confiança e ilusão que podem ocorrer nos momentos de tomada de decisão.

Tudo isso é relevante ser revisado sempre, pois a constante mudança dentro do mercado de negócios é inevitável. Por isso que o investidor deve sempre zelar por possuir perspectivas de Finanças Comportamentais.

Mas, o que é mesmo Finanças Comportamentais?

Para podermos entrar no que realmente ocorre na tomada de decisão do investidor, é bacana revisarmos este termo cada vez mais falado dentro do nosso mundo!

As Finanças Comportamentais estuda o comportamento econômico e financeiro de uma pessoa. Consequentemente, a sua tomada de decisão.

Ela estuda a forma com que as pessoas se comportam com suas finanças, ou seja, se elas são influenciadas socialmente e emocionalmente em seus ganhos, gastos e até quando pretende guardar um dinheiro. Isto é, na decisão financeira de cada um.

Curso Online para Certificação CPA10

A famosa Educação Financeira

É por isso que tanto falamos na Educação Financeira, que infelizmente em nosso país é quase nula. Para você ter uma ideia, nos Estados Unidos, a Educação Financeira é matéria de escola desde o fundamental.

Demais, né?

E por não termos tanto acesso a isso, muitas vezes possuímos medo em investir, mapear as nossas tomadas de decisões ou até mesmo focamos apenas em nossas ideias. Sem ver o que o mundo nos reserva.

O que pode nos levar a cair em armadilhas, muita confiança e até nos iludirmos com determinados investimentos ou oferecimentos existentes nos negócios.

A tomada de decisão

Então, nada melhor do que conhecer cada uma destas três coisas que podem ocorrer dentro do nosso caminho de tomada de decisão. Porque a gente acha que é o cara, mas às vezes não somos.

Saca só!

Armadilha da Confirmação

Na Armadilha da Confirmação buscamos informações e evidências que corroborem nossa idéia inicial. O sentido aqui é que ignoramos informações contrárias das nossas.

Por exemplo, pense que eu seja um acionista, simpatizo e gosto de investir na Vale da Rio Doce. Aqui a tendência na Armadilha de Confirmação é buscar informações que afirmam que a significância financeira dos prejuízos não deve afetar a empresa no longo prazo.

É a mesma coisa que eu estar apaixonado pela empresa e não perceber os seus riscos que podem vir acontecer. Portanto, é uma armadilha, pois buscamos tudo o que nos afetem apenas de forma boa para confirmar a ideia inicial.

Dizem que o amor é cego, né? Pois é, é isso que aqui acontece.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Excesso de Confiança

O investidor têm a tendência de se julgar superior ao mercado e aos demais profissionais. Como por exemplo, há muitos que acreditam ser um Day Trader maravilhoso pois foi vencedor em apenas um mês.

Contudo, sabemos que estudos feitos pela FGV que esse profissional acaba durante apenas 3 anos.

É difícil de acreditar, mas há muitos investidores que tomam decisões precipitadas e acabam não se saindo muito bem. Ainda mais quando desacreditam de pessoas experientes e que há anos estão no mercado.

Por isso, é importante cuidar com a auto confiança e ser humilde também faz parte.

Ilusão de Controle 

Este aqui acredita que domina o mercado, por isso muitas vezes não pensa bem em suas decisões.

Muitas pessoas aqui ignoram a necessidade da reserva de emergência, orçamento pessoal, e acham que não precisam de certificações ou estudos formais.

Infelizmente acha que domina o mercado, mas aí vem o mercado e ele acaba vendo a verdade.

Viu só? Isso é um alerta, pois tudo se interliga. Conhecer as Finanças Comportamentais para se conhecer e saber onde incluir a Educação Financeira é essencial para que o investidor possa tomar as decisões certas.

Ainda podemos incluir as Heurísticas que são os diversos riscos e gatilhos que um investidor pode ter dentro do mercado com as suas tomadas de decisões.

Por isso meus amigos, estudem, se atualizem e muito cuidado com tudo o que está a sua frente. Tenha sua opinião, mas sempre conhecendo tudo!

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *