Ou melhor: o que você, como profissional, precisa ter, ser e oferecer para trabalhar em um banco digital. Essas instituições financeiras conquistaram espaços gigantescos na vida dos brasileiros nos últimos anos.

Efeito disso é que tem muito profissional no mercado com os olhos brilhando e querendo saber como construir uma carreira nesses bancos. Se você é um deles, então continue lendo esse artigo porque eu vou te explicar tudo sobre esse assunto.

Primeiramente, você deve entender a visão de mercado dos bancos digitais

Vemos nos bancos digitais uma visão de mercado bastante diferente daquela dos bancos tradicionais. Compreender isso é o primeiro passo para você começar nessa carreira.

Para começar, a inovação é um dos maiores pilares dessas instituições. Anos atrás, o Nubank impressionava por ser um banco sem agências físicas, por exemplo. Já o Bradesco criou o Next, um banco digital que também é uma plataforma de controle das finanças pessoais.

Basicamente, os olhos dos bancos digitais se voltam bastante para o futuro. Levando em consideração, é claro, processos atuais que poderiam ser otimizados de forma inovadora. 

Assim, você precisa ter um perfil inovador

Essa conclusão é bastante natural. Em um ambiente de inovação, ser um profissional que tenha esse perfil é importantíssimo.

Trabalhe em si mesmo uma visão de negócios mais ampla e menos conservadora. Como você sairia de uma dificuldade? Você consegue enxergar oportunidades onde ninguém mais vê? A inovação nasce desse tipo de esforço.

Os clientes são o foco dos bancos digitais

A satisfação dos clientes nunca foi tão importante. Os bancos digitais não demonstram humanidade apenas na forma com a qual se comunicam com o público.

Agora, também vemos outras vantagens nesse sentido. Atendimento rápido e humanizado, por exemplo. Ou a oferta de taxas melhores se comparadas às dos bancos tradicionais.

Seja como for, o importante aqui é que você saiba como lidar com pessoas. E goste disso.

Saiba lidar com tecnologia

Afinal, essa tem sido a base desses bancos. A digitalização mudou a forma como as pessoas se relacionam com instituições financeiras.

Sob esse ponto de vista, é imprescindível que você entenda o básico de tecnologia para entender também a dinâmica desses lugares.

A dica aqui é que você esteja sempre atento às tendências, às notícias e todo tipo de formação específica que você puder investir.

Tenha um bom conhecimento técnico

Isso é algo bastante valorizado não apenas nos bancos digitais, mas nos tradicionais também.

No caso dos bancos digitais, são vistos com bons olhos aqueles profissionais que demonstram sólidos conhecimentos sobre produtos financeiros. 

A regulamentação financeira, por exemplo, é bastante rígida no Brasil. Dessa forma, entender esse tópico também é fundamental e te coloca em destaque perante à concorrência.

Assim como dito no tópico anterior, é importante que você nunca deixe de estudar. As horas de estudo de hoje são o que vão tornar o seu currículo atrativo no futuro. 

Além disso, não relaxe com as certificações. Ela são a base no currículo daqueles que se aventuram pela carreira bancária e um atestado de conhecimento. Mesmo no mundo digital, prestar essas provas é uma forma de destaque.

Lembre-se: você não é o único que sonha com uma vaga em um banco digital. Estamos falando de posições concorridíssimas. É fundamental pensar em meios de se destacar.

Trabalhe suas soft skills

Por fim, e não menos importante, eu aconselho você a trabalhar suas soft skills. A inovação, da qual já falei, é uma delas. A capacidade de trabalhar de forma humanizada também.

Além disso, é necessário ser proativo e saber como se comunicar. Por isso, não foque apenas no conhecimento técnico. Seja um profissional 360º, alguém que é completo.

Onde encontrar vagas em bancos digitais?

Enfim, a pergunta que você com certeza estava pensando em fazer ao final desse texto. 

As vagas podem ser encontradas de diversas formas. O LinkedIn, por exemplo, é um dos locais que você deve ficar de olho. Os sites desses bancos digitais também.

O networking também funciona bastante. Quem nunca ficou sabendo de uma vaga só porque foi avisado por algum colega ou amigo? É por isso que a comunidade da Casa do Bancário existe, aliás.

Agora que você já tem essa visão geral do que precisa ser, fazer e oferecer para entrar em um banco digital, partiu por as mãos na massa e construir sua carreira?