CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Investimentos de Renda Fixa

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Com toda certeza você já investiu em algum dos produtos de investimentos de renda fixa. Agora, você realmente sabe a diferença entre investimentos de renda fixa e renda variável? Neste artigo eu vou te explicar tudo que você precisa saber sobre os investimentos de renda fixa.

Bom, investimentos de renda fixa são aqueles que possuem as regras de remuneração no momento da aplicação. Em outras palavras significa que quando o investidor aplica seus recursos em renda fixa ele já sabe sob quais condições ele será remunerado. Porém é importante ressaltar que a renda dos  investimentos de renda fixa ao contrário do que o nome induz a pensar por motivos óbvios, não é fixa.

Na renda fixa os bancos, o governo ou as empresas captam recursos para financiar seus projetos através da emissão de dívidas. Estes títulos de dívida são CDBs, Debêntures ou Títulos Públicos. Em troca desses recursos o investidor recebe uma remuneração pelo empréstimo de dinheiro que são os juros.

Os títulos de renda fixa tem um prazo predefinido e, ao final deste prazo o valor é devolvido ao investidor normalmente através de crédito na conta corrente. Os investimentos de renda fixa podem ser classificados como:

  • Pré fixados;
  • Pós fixados e Indexados;
Investimentos de Renda Fixa
Investimentos de Renda Fixa

Investimentos de Renda Fixa Prefixados

Um investimento pré fixado é aquele cuja rentabilidade é fixada no momento da aplicação e é previamente determinada. Por exemplo, um percentual de 8% ao ano ou um valor de retorno fixo.

Os investimentos prefixados são considerados um investimento de baixo risco e de pouca incerteza porque neste caso o investidor já sabe seu retorno previamente. Além disso, a grande vantagem deste tipo de investimento é que mesmo que o Brasil venha a passar por uma grande instabilidade econômica o rendimento não é alterado.

Os investimentos podem ser utilizados de forma especulativa, afinal a rentabilidade será maior ou menor do que os índices de referência do mercado dependendo das condições econômicas. Em período de quedas da SELIC os investimentos são muito utilizados para garantir uma rentabilidade superior aos outros investimentos em um futuro próximo.

Em tempos de alta inflação porem é importante levar em conta a SELIC (taxa básica de juros da Economia definida pelo COPOM) já que o ganho real só será conhecido ao descontarmos a taxa de inflação.

Investimentos de Renda Fixa Pós fixados e Indexados

Diferente dos investimentos pré fixados os investimentos em renda fixa pós fixados não possuem a sua remuneração fixa. A quantidade de juros que o investidor receberá é proporcional ao desempenho do indicador como a taxa SELIC, CDI ou mesmo os indicadores de inflação.

Apesar de o investidor não saber ao certo qual a será a rentabilidade ao final do período os investimentos pós fixados normalmente possuem baixa volatilidade. Isso acontece porque a grande maioria dos investimentos pós fixados está atrelada a:

  • IPCA ou IGPM: Índices de inflação;
  • SELIC: Taxa Básica de Juros da Economia;
  • CDI: Taxa de Depósitos Interbancários;

As variações nestes indicadores não são muito agressivas. Em geral os investimentos pós fixados são os mais conservadores porque acompanham as variações da economia e possuem alta liquidez, ou seja, carência para resgate muito pequena podendo ser diária, e por isso são muito indicados para seu fundo de emergência. Mas isso não quer dizer que os investimentos tem apenas opções de prazos curtos. Os investimentos pós fixados em títulos públicos podem chegar a incríveis 40 anos.

Os investimentos indexados a inflação possuem como vantagem oferecer uma rentabilidade real, ou seja,  garantem uma taxa acima da inflação. Apesar deste ponto positivo é importante observar a volatilidade dos títulos. Nos títulos com longos vencimentos pode haver perdas caso o investidor resgate antes do prazo.

Curso online para Certificação CPA20

Riscos de Investimentos em Renda Fixa

A renda fixa possui dois riscos principais:

  • Volatilidade: Mesmo com taxas fixadas os investimentos a longo prazo podem sofrer oscilações, risco que é reduzido se você esperar até o vencimento do título onde receberá o valor acordado.
  • Risco de crédito: Este é o risco de que o emissor não honre com o pagamento dos juros ou do valor principal. Como os investimentos em renda fixa funcionam como um empréstimo a alguém, caso o credor venha a ter problemas ele pode não ter condições de pagar suas obrigações;

Uma das maneiras de evitar o risco de crédito é escolher os títulos públicos, já que a chance de o governo não honrar suas dívidas é bem menor do que outros devedores.

Outra boa opção são os CDBs que contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até R$ 250.000,00 por CPF e por instituição financeira até o valor máximo de 1 milhão de reais.

Agora, se você busca uma rentabilidade mais elevada uma possibilidade é apostar em empresas que possuem uma boa saúde financeira através das Debêntures. Vale lembrar que muitas vezes os Fundos de Investimento tem em suas carteiras títulos de empresas ou bancos bancos que podem ter um risco de crédito significativo.

Estudando para uma certificação financeira? Venha participar do nosso grupo no Telegram. Temos grupos para todas certificações financeiras. Basta clicar aqui.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Investimentos de Renda Fixa”

Marina Fonseca

Muito didático e fácil de entender. Estes artigos estão ajudando muito meu noivo a se preparar para o CPA 20! Muito obrigada !!

Kleber Stumpf

Oi Mariana, tudo bem?

Que bom que você gostou do material. Me deixa muito feliz!

Com certeza ele será aprovado sem maiores dificuldades. Ele já fez o simulado para ver como está o conhecimento?

Venha participar do nosso grupo no facebook.

😉

Qualquer coisa só me chamar.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber Stumpf