O começo de qualquer coisa é sempre o passo mais difícil de todos, e a nossa vida profissional ou financeira não é diferente.

Por isso trago para você Dicas para quem está começando a vida financeira.

1 – Tenha um fluxo de caixa

Mas o que é um fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é uma ferramenta cujo objetivo é controlar a movimentação financeira (contas a pagar, receitas, despesas, contas a receber, reembolsos, empréstimos ,valorização de investimentos ou a desvalorização dos mesmos) em um determinado período de tempo.

Para ser eficiente, o fluxo de caixa deve estar sempre atualizado. Se possível o atualize diariamente, isso é importante e requer muita disciplina. Afinal, mantendo todos os seus dados financeiros em dia vai lhe ajudar a tomar decisões no futuro.

2 – Defina prioridades

Se o seu orçamento estiver desequilibrado (mais gastos que despesas), o caminho certo a ser tomado é cortar imediatamente os seus custos. Para isso, defina prioridades eliminando o que não é essencial. Alguns itens que podem ser cortados são:

  • Idas a restaurantes
  • Compras supérfluas
  • Passeios e viagens

Estes gastos podem esperar até que o equilíbrio financeiro seja retomado;

3 – Fuja do crédito fácil

Crédito especial e os cartões de crédito (se não pagar a fatura em dia) são como uma bomba nuclear para qualquer planejamento financeiro.

As taxas de juros são astronômicas e as pessoas são seduzidas pela facilidade de contrair a dívida. Lembre-se das seguintes palavras que sua vovó já dizia “o barato sai caro” e quando isso se trata de crédito fácil ela não poderia estar mais certa.

4 – Se tiver dividas, use a portabilidade

Quem fez um empréstimo ou possui um contrato de financiamento deve aproveitar as vantagens da portabilidade.

Na portabilidade sua dívida é comprada por outro banco, o qual oferece melhores condições de pagamento tornando a dívida cara um pouco mais barata.

5 – Estabeleça objetivos financeiros

Pense em um valor, um prazo e um objetivo a ser atingido.

Agora você deve agir de forma para atingi-los. Se você quer comprar um carro em dois anos, adeque seu orçamento para que todo mês sobre uma quantia.

Este valor você deve depositar em uma aplicação de renda fixa até atingir o valor do carro desejado.

Evite financiamentos, com o dinheiro na aplicação você ganha algumas misérias. Já se você for financiar o bem em 10 mil vezes, além de nesse tempo seu dinheiro não render nada você ainda vai pagar muito, mas muitos juros.

Lembre-se de ter objetivos realistas. Se você ganha 3 mil por mês não ache que em dois anos você vai comprar uma Ferrari.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

6 – Separe seu dinheiro e faça planejamentos mensais

Todo inicio de mês separe o dinheiro para as contas que você terá que pagar. Vou lhe ajudar com as principais:

  • Alimentação
  • Aluguel
  • Transporte
  • Faculdade

Gaste apenas o dinheiro que não estiver separado. Esta é uma técnica simples para não cair em dívidas.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

7 – Pague-se primeiro

Antes de separar o seu dinheiro mensal, invista uma fração dele. Todo início de mês você viverá com um pouco menos, mas alcançará seus objetivos muito mais rapidamente.

Para você iniciar o seu planejamento de investimentos, o ideal é que você separe 10% para sua aposentadoria (ou independência financeira) e tenha uma reserva de emergência de aproximadamente 10 vezes a sua renda.