Os cartões nada mais são do que cartões inteligentes, também conhecidos como smart cards, são tarjetas plásticas normalmente com um tamanho padrão.

Cartão de Débito

Um cartão de débito é uma forma de pagamento eletrônica que permite a dedução do valor de uma compra diretamente na conta corrente ou poupança do possuidor do cartão.

Fisicamente o cartão de débito possui as mesmas dimensões de um cartão de crédito, mas quanto ao uso assemelha-se ao cheque, por representar uma ordem de pagamento à vista expedida sobre fundos da conta do cliente.

O cartão de débito é uma alternativa mais segura e cômoda do que o cheque. Para a efetivação de uma transação o cliente deve utilizar uma senha para autorizar o acesso aos seus fundos bancários.

A transação é feita por um terminal eletrônico chamado de POS (Point of Sale) instalado no estabelecimento comercial e este está conectado diretamente em rede bancária.

Um comprovante é emitido ao final da transação, e todas as transações são listadas no extrato mensal da conta do cliente.

Vantagens do Cartão de Débito

  • Maior controle dos gastos: as compras por cartão de débito são limitadas aos fundos existentes na conta do cliente no ato da compra, enquanto com o cartão de crédito o cliente pode realizar uma compra cujo valor ele não dispõe para pagamento imediato, mas compromete-se a pagar essa compra futuramente
  • Para adquirir um cartão de crédito o cliente deve submeter-se a uma análise de crédito, e certos tipos de cartões somente são fornecidos para quem possuir determinada renda mensal; já um cartão de débito não apresenta essas restrições, sendo uma alternativa para os que querem um cartão para pagamentos eletrônicos mas não conseguem ou não desejam um cartão de crédito
  • Nas compras com cartão de débito não incorrem encargos, enquanto no cartão de crédito pode haver cobrança de juros caso a dívida não seja paga integralmente na fatura seguinte.
  • As compras no cartão de débito são consideradas á vista, havendo em média um desconto de 10%

Cartão de Crédito

O cartão de crédito surgiu na década de 1920, nos Estados Unidos. Inicialmente, os cartões de créditos eram dados somente aos clientes mais fiéis, que o dono do estabelecimento acreditava serem confiáveis por pagarem suas compras em dia.

Em 1958 a American Express criou o seu cartão, mas foi em 1966 que o BankAmerican Service Corporation, criou o cartão BankAmericard com um sucesso, já que era aceito em mais de 12 milhões de estabelecimentos e, pouco tempo depois, o cartão passou a se chamar a atual Visa.

No mesmo ano, foi criado o Master Charge que originou a bandeira MasterCard.

O primeiro cartão de crédito no brasil foi lançado em 1968, o Credicard, e em 1971 foi fundada a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – ABECS. Em 1984, a Credicard comprou a Diners Club do Brasil, mas foi na década de 1990 que ocorreu o lançamento do cartão de crédito internacional e em 1994, com a chegada do Plano Real, ele só faz aumentar o crescimento do produto.

Vantagens do Cartão de Crédito

  • Não é preciso ter dinheiro físico ou cheque na hora da compra
  • O cliente obtém um prazo a mais para pagar a compra
  • Dependendo do cartão, não é necessário pagar anuidade
  • Programas de milhagem
  • Muitas lojas oferecem parcelamentos “sem juros“ em até 12 vezes