Na hora de agendar a tão esperada prova de certificação financeira, você precisa levar em conta o tempo de estudos de cada uma. Com a TopInvest são 15 dias de preparação para a prova da CPA-10, 20 para a CPA-20 e 25 para CEA. Com isso em mente, fica mais fácil montar seu planejamento de estudos e saber a hora certa de partir para o agendamento.

Como agendar a prova da Anbima?

Se você está estudando conosco já sabe que a instituição que aplica as provas para essas certificações é a Anbima.  Ela é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Criada em 2009, é uma associação privada originada da fusão de outras duas instituições: Associação Nacional dos Bancos de Investimentos, a ANBID, e a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro, a ANDIMA.

É competência da Anbima autorregular o mercado de capitais, criando códigos de regulação e melhores práticas; estipular procedimentos aos participantes das instituições; promover a divulgação de informações e transparência para que o investidor tome a melhor decisão; informar as referências e índices de mercado; representar as instituições com foco no aprimoramento do mercado; autorregular as regras para o mercado e a favor dele. 

Agora que você já sabe as principais funções da Anbima e quem ela é, vamos agendar sua prova de certificação? 

São, basicamente, 4 passos que você deve seguir para agendar seu exame.

  1. Acesse o site da Anbima

Nele você vai encontrar, na barra superior, uma seção chamada “Educar”. Clique nela e, então, aparecerão as certificações disponíveis. Clique naquele em que você estiver estudando. 

  1. Inscreva-se

Na página, clique em “Inscreva-se” e depois novamente em “Inscreva-se”. Vale salientar que para fazer uma certificação, existem valores diferenciados para quem trabalha em uma instituição que é associada da Anbima. Portanto, procure ela na lista e confira os valores para sócios e não-sócios.

  1. Faça o pagamento

Emita o boleto e faça o pagamento até a data de vencimento. Espere até que seja confirmada a inscrição. Esse processo pode demorar até três dias. Quando a confirmação de pagamento chegar ao seu e-mail, acesse o site da Anbima novamente e finalmente agende o seu exame. 

  1. Agende o seu exame 

Você poderá escolher o dia, horário e o local que mais for conveniente para você. A prova será realizada por computador, é necessário se dirigir a uma instituição licenciada. 

Como remarcar prova da Anbima?

Você pode remarcar a prova, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes, só é possível fazer essa ação no máximo duas vezes e se faltar menos de 8 dias para o exame você não consegue fazer isso. Depois da terceira vez, já não é mais possível alterar nem cancelar a prova, entendido? 

Qual o melhor curso preparatório para tirar a certificação financeira?

Tem alguns critérios que precisam ser observados na hora de escolher algum curso e tem caminhos que te farão chegar lá mais rápido, por isso é preciso selecionar bem qual o curso que você vai fazer. Opte por aquele que tiver:

  • Conteúdo completo desde apostilas, simulados e videoaulas;
  • Linguagem clara, objetiva e de fácil entendimento;
  • Curso atualizado de acordo com o edital da Anbima;
  • Simulados comentados;
  • Professor preocupado com o seu desenvolvimento profissional;
  • Plataforma de estudos disponível para acesso móvel;
  • Chat com os professores para tirar dúvidas;
  • Otimização de tempo;
  • Cursos de aperfeiçoamento.

Ficou curioso para saber qual é esse curso? Acesse aqui e garanta o melhor curso para te preparar para as provas de certificação.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!