Ser bom com números e gostar de atender o público é um bom começo — mas está longe de ser suficiente para tornar-se operador de caixa em um banco. Se já pensou em seguir essa carreira, este artigo é para você.

Ao longo do texto, vou mostrar de forma objetiva tudo o que você precisa saber sobre a profissão: as funções e responsabilidades do cargo, habilidades essenciais, certificações, requisitos exigidos e, claro, o salário que pode esperar.

Entre outras coisas, você encontrará as respostas para perguntas como:

  • O que faz um operador de caixa de banco?
  • Como ser operador de caixa em um banco (requisitos, cursos, certificações e habilidades)?
  • Quanto ganha um operador de caixa de banco?

E se, após entender todas as atividades realizadas pelos caixas e o que as instituições financeiras esperam desses profissionais, você estiver certo de que este é o cargo para si, ao fim, reservei algumas dicas para te ajudar a sair à frente nos processos seletivos e dar início a sua carreira profissional. 

O que faz um operador de caixa de banco?

O operador de caixa pode atuar diretamente no atendimento ao público, lidando com clientes e auxiliando em diversas demandas. Em outras palavras, é uma função bastante versátil, ligada à parte operacional de uma agência bancária.

Mas não é só isso — em alguns casos, o profissional também pode ser designado para tarefas administrativas internas.

Ou seja: dependendo da agência e da organização da equipe, o operador pode trabalhar principalmente com atendimento ao cliente ou com rotinas administrativas.

Para deixar isso mais claro, separei abaixo as principais atividades dessas duas áreas para te explicar melhor.

Funções de atendimento

Como primeiro ponto de contato entre os clientes e a instituição financeira, o operador de caixa é o responsável pelo atendimento ao público. Ele está disponível para resolver problemas, oferecer soluções, fornecer informações sobre produtos e serviços bancários, além de esclarecer dúvidas em geral.

Além desse primeiro contato com o cliente, quem atua na área de atendimento também desempenha atividades como:

  • Transações financeiras: processar depósitos, saques, transferências de fundos, pagamentos de contas e câmbio de moeda estrangeira;
  • Cadastros e registros: cadastrar senhas e registrar solicitações de empréstimos;
  • Verificação de documentos: solicitar e confirmar a identidade dos clientes e garantir que todas as informações fornecidas são corretas e verídicas antes de prosseguir com as transações;
  • Venda de produtos e serviços: oferecer e realizar o comércio de produtos e serviços bancários como contas de poupança, cartões de crédito, empréstimos e aplicações financeiras;
  • Suporte técnico: auxiliar os clientes com transações em caixas eletrônicos e outros terminais de autoatendimento além de orientar acerca de operações bancárias online;
  • Entrega de cartões e outros serviços: prestar suporte para clientes que necessitem novos cartões ou serviços — como a retirada de talões de cheque ou devolução de cheques retornados.

Funções administrativas

As funções administrativas correspondem às tarefas internas — ou seja, tudo aquilo que acontece além do balcão de atendimento e, muitas vezes, quando as portas do banco já estão fechadas ao público.

Seus esforços estão orientados para manter o registro das transações, identificar possíveis falhas e corrigir eventuais discrepâncias que possam afetar o funcionamento da instituição.

Entre as principais atividades do operador de caixa que atua na parte administrativa estão:

  • Fechamento do movimento: encerrar as operações financeira do dia, assegurar que os registros estejam corretos e que todos os valores estejam batendo, antes que o caixa seja fechado;
  • Registro das despesas do dia: manter registros precisos de todas as transações realizadas ao longo do dia e preencher toda a papelada necessária, de acordo com as políticas internas do banco e seus regulamentos;
  • Contabilidade interna: contar notas e moedas e documentar essas contas;
  • Gerenciamento do caixa: contar e reconciliar o dinheiro no início e ou no final, garantindo que os valores estejam corretos, bem como assegurando que os fundos disponíveis sejam suficientes para atender as necessidades dos clientes;
  • Conferência e armazenamento: analisar e validar os depósitos feitos pelo autoatendimento; 
  • Verificação de documentos: verificar a autenticidade de documentos, cheques e assinaturas para prevenir fraudes;
  • Guarda e conferência: conferir e armazenar cheques devolvidos, bem como documentações de conta e cartões de débito;
  • Relatórios financeiros: manter registros de todas as transações, preparar relatórios de caixa e documentar todas as operações, segundo indicações específicas da instituição financeira.

Responsabilidades

Ao contrário do que muita gente imagina,  as responsabilidades de um caixa de banco vão muito além de receber pagamentos de boletos, trocar cheques ou realizar saques.

Atuando tanto no atendimento direto ao público quanto nas rotinas internas da agência, esse profissional acumula uma série de atribuições importantes. Entre aquelas que ainda não listei, cabe citar ainda:

  • Realizar um grande volume de transações financeiras diariamente — descontar cheques, processar retiradas, depósitos e pagamentos de depósitos, entre outros —, dentro do período de tempo e das diretrizes estabelecidas;
  • Compreender as necessidades do cliente para saber quais novos produtos ou serviços podem ser oferecidos;
  • Abrir, fechar e mudar contas, segundo o requisitado pelo cliente;
  • Observar e cumprir as exigências regulatórias;
  • Administrar os riscos de cada operação, atentando para a detecção de transações fraudulentas ou irregularidades.

Não à toa, essa função é considerada uma das melhores portas de entrada para quem deseja construir uma carreira sólida no setor financeiro.

Ao lidar com responsabilidades diversas — tanto no atendimento quanto na parte administrativa — o operador de caixa tem a oportunidade de aprender, na prática, como funcionam os bastidores de uma agência: suas operações, regulamentações, produtos e muito mais.

Como ser operador de caixa em um banco?

Ensino médio completo, conhecimento básico de informática, facilidade com números e noções básicas de finanças são alguns dos requisitos para se tornar um caixa de banco. Cursos também costumam contar pontos a seu favor, embora não sejam obrigatórios nesse momento.

Para te guiar na sua jornada, dá uma olhada em tudo o que pode te ajudar a conquistar esse cargo.

Requisitos

Embora cada instituição financeira — de acordo com suas políticas internas de seleção e excelência — tenha seus próprios critérios, muitos dos requisitos acabam sendo semelhantes.

O ideal, antes de se candidatar a uma vaga, é pesquisar quais são as exigências específicas daquela instituição.

Feita a ressalva, é possível dizer que as  exigências mais comuns são:

  • Ensino médio completo;
  • Conhecimento básico de informática;
  • Boas habilidades de comunicação;
  • Facilidade com números;
  • Noções básicas de finanças.

Na teoria, não é exigida nenhuma graduação ou certificação específica para atuar como operador de caixa de banco. 

Na prática, porém — especialmente considerando a concorrência e as exigências do cargo — sai na frente quem possui alguma formação ou certificação na área. Muitas instituições, inclusive, só consideram candidatos que já apresentem algum diferencial no currículo. Mas falo mais sobre isso logo a seguir.

Cursos e certificações

Um curso superior é uma boa maneira de te abrir portas nesta carreira. Não é obrigatório, porém, conta muitos pontos no processo seletivo — mesmo que ainda esteja em andamento. 

Os cursos mais comuns para quem busca atuar como operador de caixa de banco incluem:

  • Administração de Empresas;
  • Ciências Econômicas.

Além da formação acadêmica, as certificações financeiras são igualmente — ou até mais — importantes para ingressar no mercado. A CPA-10, por exemplo, é uma excelente opção para começar. Aqueles que já têm mais experiência e conhecimento na área podem pular direto para a CPA-20, uma qualificação mais avançada e de maior peso.

Habilidades e conhecimentos 

Além de um bom currículo, é importante que você consiga oferecer algo a mais à instituição financeira. Aqui, não estou falando apenas do que é obrigatório, mas do seu desenvolvimento profissional em geral.

Por exemplo: o atendimento, como você já deve ter percebido, o contato com os clientes é constante. Por isso, é essencial saber se relacionar bem com as pessoas e manter uma boa comunicação.

Há, ainda, outras características que podem te tornar mais atrativo profissionalmente. Veja algumas delas:

  • Boa comunicação;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Conhecimento em Excel;
  • Familiaridade com a tecnologia;
  • Compreensão sobre o Código de Defesa do Consumidor e legislação bancária;
  • Conhecimento em matemática financeira.

Ao investir nessas áreas, seu currículo vai muito além do básico. Isso aumenta significativamente as suas chances de se destacar em meio aos demais candidatos a uma vaga.

Agora é chegada a hora de responder àquela pergunta que, com certeza, você está se fazendo desde o começo do artigo:

Quanto ganha um operador de caixa de banco?

Segundo a Glassdoor, a remuneração total mensal estimada para um operador de caixa de banco gira em torno de R$4.208,00.  Esse valor inclui o salário fixo e possíveis adicionais, como bônus ou comissões. Desse total, a média salarial fixa é de cerca de R$3.000,00, enquanto os R$1.208,00 restantes correspondem à remuneração variável.

Antes de mais nada, é importante que você saiba que a faixa salarial pode variar de acordo com o estado, com a instituição e o nível de experiência. Ainda assim, é possível ter uma boa ideia do que esperar com base em plataformas especializadas em vagas de emprego — como a Glassdoor e a Indeed, por exemplo.

Para quem não conhece, esses sites reúnem relatos anônimos de profissionais sobre salários, benefícios e ambiente de trabalho. Ou seja, os dados apresentados são baseados em experiências reais de funcionários, o que ajuda bastante quem está pesquisando sobre determinada carreira ou empresa.

Mas, como dito acima, os valores podem variar bastante de banco para banco. Abaixo, listo a média salarial encontrada em algumas das principais instituições financeiras do Brasil — públicas, privadas e cooperativas. Os dados são todos com base nas informações divulgadas pelo Glassdoor.

Quanto ganha um caixa de banco Bradesco

Segundo dados de 718 funcionários, um caixa do Bradesco ganha entre R$32 mil e R$42 mil por ano, somando salário fixo e extras.

O salário base é de R$3.000,00. A esse valor é acrescido ainda uma parcela variável de bônus, comissões, participações de lucros e afins, que fica em torno de R$833,00 por mês.

Quanto ganha um caixa do Banco do Brasil

Com base em  mais de 1.300 salários enviados por colaboradores, um operador de caixa no Banco do Brasil pode receber entre R$43.000,00 e R$69.000,00 por ano, somando salário fixo e remuneração variável.

O salário fixo médio é de aproximadamente R$3.750,00. Já a remuneração variável é de cerca de R$1.666,00 por mês — totalizando uma média de R$5.416 mensais.

Quanto ganha um caixa do banco Sicredi

Com base em 216 salários enviados por colaboradores, um caixa no Sicredi ganha em média entre R$20.000,00 e R$30.000,00 por ano, somando salário fixo e remuneração variável.

O salário fixo médio é de R$1.916,67. Já a remuneração variável gira em torno de R$666,00 mensais.

Quanto ganha um caixa de banco Itaú

De acordo com a média de 569 salários disponibilizados por funcionários, um operador de caixa no Itaú recebe entre R$34.000,00 e R$48.000,00 por ano, considerando salário fixo e remuneração variável.

O salário base médio é de R$3.000,00. Já a remuneração variável é de aproximadamente R$1.166,00 mensais — totalizando R$4.166,00.

Quanto ganha um caixa de banco Sicoob

Com base em 97 salários compartilhados por colaboradores, um caixa no Sicoob ganha entre R$20.000,00 e R$27.000,00 por ano, somando salário base e remuneração variável.

O salário fixo médio é  de aproximadamente R$1.916,67. Já a remuneração variável gira em torno R$250,00 por mês.

Quanto ganha um caixa de banco Santander

Segundo dados compartilhados por 243 colaboradores, um caixa no Santander recebe entre R$3000,00 e R$4.000,00 por mês, já somando salário fixo e remuneração variável.

O salário fixo médio é de R$3.000,00. Já a remuneração variável fica em média nos R$1.000,00 mensais — podendo chegar até R$2.000,00.

Quanto ganha um caixa de banco Cresol

Com base em salários fornecidos por 33 operadores de caixa da instituição, esse profissional na Cresol ganha entre R$23.000,00 e R$36.000,00 por ano, somando salário fixo e remuneração variável.

O salário fixo médio é de aproximadamente R$2.083,33. A remuneração variável é de mais ou menos R$500,00 por mês.

Para facilitar a visualização, deixo abaixo todas as informações ordenadas em formato de tabela:

InstituiçãoFaixa salarial anual (total)Salário fixo médio (mensal)Remuneração variável média (mensal)Total médio (mensal)
BradescoR$32.000 – R$42.000R$3.000,00R$833,00R$3.833,00
Banco do BrasilR$43.000 – R$69.000R$3.750,00R$1.666,00R$5.416,00
SicrediR$20.000 – R$30.000R$1.916,67R$666,00R$2.582,67
ItaúR$34.000 – R$48.000R$3.000,00R$1.166,00R$4.166,00
SicoobR$20.000 – R$27.000R$1.916,67R$250,00R$2.166,67
SantanderR$36.000 – R$48.000 R$3.000,00R$1.000,00R$4.000,00
CresolR$23.000 – R$36.000R$2.083,33R$500,00R$2.583,33

* Valores arredondados para facilitar a comparação. A média mensal foi calculada considerando 12 meses, sem 13º salário. Fonte: Glassdoor

Vale lembrar que os bancos costumam oferecer pacotes de benefícios bastante atrativos. Além do salário fixo e eventuais comissões, é comum que operadores de caixa também recebam:

  • Auxílio-transporte;
  • Vale-alimentação;
  • Vale-mercado;
  • Planos de saúde;
  • Acesso a programas de capacitação, entre outros.

A soma desses valores pode fazer uma diferença significativa. Só para dar um exemplo: no Banco do Brasil, considerando também os benefícios, o total mensal pode chegar a R$8.719,62. Nada mal, não é verdade?

6 dicas para se preparar e se destacar nos processos seletivos de caixa de banco

Da próxima vez que participar de um processo seletivo para se tornar caixa de banco, tente colocar essas dicas em prática:

  1. Pesquise sobre o banco;
  2. Aprimore suas habilidades de atendimento ao cliente;
  3. Destaque suas experiências anteriores;
  4. Esteja preparado para questões técnicas;
  5. Esteja preparado para testes práticos;
  6. Demonstre ética e confiabilidade.

Vem comigo entender o que fazer em cada uma delas.

  1. Pesquise sobre o banco

Pesquisar sobre a instituição para a qual você está se candidatando a uma vaga pode parecer o mínimo ao se preparar para uma entrevista, mas acredite: muitos candidatos não fazem isso. Ou seja, somente com isso você já estará passos à frente de parte da concorrência.

Concentre-se em estudar os valores, a missão da companhia, suas conquistas, sua atual situação e o que ela oferece aos colaboradores.

Demonstre que você conhece o mercado financeiro e que não se candidatou simplesmente por necessidade de emprego, e sim por seu alinhamento com a função e com a empresa. Isso, com certeza, te fará ganhar pontos. 

  1. Aprimore suas habilidades de atendimento ao cliente

Por mais que não se resuma a isso, a essência do trabalho de um operador de caixa — e da própria natureza dos bancos — é, sem dúvida, o atendimento ao cliente. 

Apesar de serem consideradas soft skills, qualidades como boa comunicação, capacidade de se expressar de forma assertiva e facilidade em se relacionar com as pessoas podem ser tão ou mais importantes do que sua formação acadêmica ou seu gosto pela matemática.

Não é incomum que os entrevistadores testem suas reações em relação a diferentes tipos de personalidade de pessoas. Basicamente, será exigido que você seja capaz de entender o cliente, não contrariá-lo, nunca perder a paciência e estar sempre pronto para auxiliá-lo com o que estiver ao seu alcance.

  1. Destaque suas experiências anteriores

Esteja preparado para falar de suas experiências de trabalho ou formação. Esse é o momento de destacar todas suas pequenas e grandes conquistas profissionais e mostrar quais de suas qualidades já postas em prática podem colaborar com sua nova função pretendida.

Não deixe de mencionar se você já teve que liderar equipes, fazer atendimentos, vender algum serviço. Afinal, essas são atividades que farão parte da sua rotina. Se já teve vivência com elas, este é um grande diferencial a ser explorado.

Por fim, tenha o cuidado de nunca falar mal de seus últimos empregos, chefes ou colegas de trabalho. Lembre-se de que, para ser um bom operador de caixa, é essencial demonstrar paciência, trabalho em equipe e resolução de problemas — não a criação deles.

  1. Esteja preparado para questões técnicas

Por mais que essa seja uma das vagas mais concorridas por aqueles que ainda não possuem experiência no mercado financeiro, os recrutadores certamente testarão seus conhecimentos técnicos básicos.

 Espere, ainda, questões específicas sobre as atividades e responsabilidades de um operador de caixa de banco, além de perguntas relacionadas à venda de produtos financeiros.

Aqui estão alguns exemplos de questões técnicas que podem ser feitas durante a entrevista:

  • Qual é a rotina de um operador de caixa?
  • Quais procedimentos devem ser seguidos para verificar a autenticidade de uma nota de dinheiro ou de um cheque?
  • Quais os documentos necessários para abrir uma conta corrente?
  • Como realizar uma transferência eletrônica entre diferentes contas bancárias?
  • O que deve ser feito para encerrar o caixa ao fim do dia?
  • O que fazer se houver suspeita de atividade suspeita ou fraude durante uma transação?
  • Quais as práticas de segurança que devem ser seguidas ao operar o caixa?
  • Quais os serviços oferecidos no caixa eletrônico?
  • Que serviços de atendimento ao cliente podem ou devem ser realizados pelo operador de caixa?
  • O que fazer ao perceber discrepâncias de valores no caixa?

Tenha claro que esses questionamentos não são necessariamente os que serão feitos pelo recrutador, mas exemplos do tipo de pergunta padrão para a vaga. Cada instituição pode ter cobranças diferentes, então é essencial que você estude com afinco a rotina bancária para se preparar.

  1. Esteja preparado para testes práticos

É possível que você tenha que ir além da teoria para comprovar ser a pessoa certa para assumir a vaga. Não é raro que os recrutadores não se contentem apenas com os questionamentos sobre a rotina de trabalho e preparem exercícios para testar seus conhecimentos e habilidades na prática

Alguns testes práticos que podem ser aplicados durante o processo seletivo incluem:

  • Venda e persuasão: há a possibilidade de que o entrevistador te desafie a vender algum produto qualquer para ele, já que a venda de produtos e serviços será parte de sua rotina em um banco;
  • Manejo de dinheiro: como você lidará com dezenas de transações em períodos curtos de tempo, então não se surpreenda caso contar uma quantidade de dinheiro sem errar e dentro do prazo estimado seja parte de sua avaliação;
  • Simulação de transações bancárias: esteja preparado para realizar simulações de depósitos, saques e transferências. Essa será uma das atividades mais comuns de sua rotina de trabalho;
  • Atendimento e resolução de problemas: boa parte das atividades de um operador de caixa envolvem o atendimento ao cliente. Assim, é possível que você seja colocado em cenários hipotéticos que envolvam situações desafiadores de atendimento como clientes insatisfeitos ou conflituosos, entre outros;
  • Testes de segurança: por fim, há a possibilidade de que testem sua capacidade de seguir protocolos de segurança como a verificação de identidade e autenticidade de documentos e dinheiro. 
  • Testes de ética: por fim, também pode ser que avaliem se você está ou não atendo as políticas de ética do banco, sobretudo, as práticas de confidencialidade.

Assim como as perguntas técnicas, os testes práticos podem variar de acordo com a instituição. A ideia aqui é observar habilidades como sua criatividade, comunicação, desenvoltura,  capacidade de resolver problemas e de agir com segurança, mesmo sob pressão. 

  1. Demonstre ética e confiabilidade

Trabalhar com dinheiro alheio exige credibilidade e honestidade. Fora isso, há ainda o fato de que os operadores de caixa, enquanto o primeiro contato do cliente com o banco, são o “rosto da instituição”. Por isso, saiba que a forma como você lida e se comporta com os profissionais do banco e clientes será observada e avaliada desde o momento que você cruzar a porta para o processo seletivo.

Para trabalhar com atendimento e com valores, é essencial tratar todas as pessoas de maneira respeitosa e imparcial, ser íntegro e ter discrição ao lidar com dinheiro e informações confidenciais. Não se esqueça do básico: cumprimente, agradeça e, claro, sorria.

É importante ressaltar que as dicas acima se aplicam aos bancos privados com com processos seletivos convencionais — como envio de currículo, entrevista e, em alguns casos, dinâmica de grupos.  Para trabalhar em instituições financeiras públicas como o Banco do Brasil é preciso prestar concurso público. Caso essa seja sua intenção, não se preocupe: no blog da Topinvest você também encontra artigos especiais para se preparar para concursos públicos

Preparado para trabalhar em banco?

Se trabalhar em banco é o que você quer, que tal começar como operador de caixa? Nessa função, você terá uma experiência rica e diversificada dentro da instituição.

E eu não falo isso apenas por falar. Como operador de caixa, você estará em contato direto com os clientes, o que oferece uma visão geral valiosa de como o banco opera. Além disso, terá a oportunidade de vivenciar na prática processos diários e rotinas bancárias essenciais.

Começar sua carreira como operador de caixa pode trazer grandes vantagens. Nessa posição, você terá a chance de construir uma base de conhecimento sólida e abrangente, que será fundamental para o seu futuro profissional.Ah, e se você já está começando a carreira com os olhos no futuro, aqui vai uma dica mais: inicie a sua busca por uma certificação financeira o quanto antes. Aqui na TopInvest, temos cursos preparatórios para todos os selos mais importantes do mercado financeiro. Comece agora a sua jornada!

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Comentários

Maria Silva - 02/10/2023

Muito bom uma vaga dessa

Ityara - 15/02/2024

Muito bom! Esclarecedor.

Sauanne Moreira - 21/03/2024

Ótima explicação.

Eliane - 11/04/2025

Ótima explicação