O universos financeiro é movido a negociações, contratos e sim, taxas. Querendo ou não, ao fazermos parte desse mundo, sempre haverá, por mais que pequena ou nula, uma taxa por aí. E uma delas é a Taxa oficial de Câmbio, mais conhecida como PTAX.

O mais comum quando falamos nesta taxa é que estamos nos referindo ao dólar da sigla U$D. Só que a Taxa de Câmbio, principalmente quando falamos de PTAX não é apenas essa moeda, mas sim outros tipos de dólares, euros, pesos. Ou seja, todas as moedas.

E basicamente, a PTAX é a Taxa de Câmbio, que para nós é quando falamos da moeda real – a nossa – e de dólar. Mas, lembrando que ela pode ser em qualquer moeda.

Curso Online para Certificação CPA10

Desmistificando a Taxa de Câmbio 

Para você poder entender tudo é essencial compreender a Taxa de Câmbio. Ela é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. Isto é, quantos reais precisaremos para comprar um determinado tipo de moeda que queremos.

É comum no mercado utilizarmos a nomenclatura XYZ/ABC para indicar o par de moedas observado, onde ABC é conhecida como “moeda de base” e XYZ é a “moeda de contagem”. Como por exemplo: BRL/USD.

Taxa de Câmbio Spot

Essa é uma das taxas encontradas dentro da Taxa de Câmbio, além dela há a PTAX. Porém, esta é a taxa para compra e venda imediata de dólares e chamamos ela de compra à vista. A qual os participantes do mercado de câmbio estão dispostos a comprar e vender a moeda estrangeira em determinado momento da sessão de negociação.

E a taxa a prazo?

Aposto que essa pergunta surgiu em sua mente, não é?

Se há uma taxa à vista, também existe uma taxa a prazo, inclusive. Talvez você já deve ter visto falar dela por aí, ela é a Taxa de Câmbio Forward.

Esta taxa é um tipo de tarifa que pode ser aplicada em um contrato financeiro com data futura. Além disso, é muito utilizada para contratos em datas futuras, propriamente ditas. Isso ocorre frequentemente em negociações de commodities, moedas ou mesmo no mercado de opções e derivativos.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Mas, o que é PTAX?

A PTAX é uma média das cotações do dólar no mercado, calculada pelo Banco Central do Brasil por meio de metodologia própria. Ela consiste na média de taxas informadas pelos dealers de dólar durante quatro janelas ao longo do dia. Ou seja, é a Taxa de Câmbio oficial do Brasil.

Sua principal utilização é em acordos entre empresas, compra e venda de moedas, contratos em dólar, definição do dólar turismo e contratos futuros. Embora oficial, ela não pode ser considerada como o preço da moeda em uma casa de câmbio. Nessas instituições, está incluso o spread da corretora e outros custos.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!