CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Global Bonds: Conheça mais uma maneira de captar recursos do exterior

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 5 de maio de 2020

Depois de conhecermos como o Tesouro Americano é tão importante para a economia mundial, agora eu trago para você o Global Bonds. Que também é uma forma de captar recursos no exterior.

O que significa Global Bonds?

Eu sei que são diversos termos em inglês utilizados pela Anbima, mas não é nada que você precise se preocupar. Eles são fáceis de compreender e ainda muito utilizados no nosso Mercado Financeiro.

Curso Online para Certificação CPA10

Como já mencionei, essa é uma das formas de captação de recursos no exterior, tanto para o próprio governo americano, quanto ao brasileiro e diversos outros que existem nesse nosso mundo.

Para isso, são emitidos outros títulos que não estão entre os Títulos Públicos Federais estudados e que não caem em sua prova. Esses títulos serão emitidos os Global Bonds.

Isso mesmo!

Conhecendo mais a fundo!

A denominação Global Bonds não é exclusivamente brasileira, serve para qualquer governo que queira captar recursos fora de seu país. O nome se dá a partir da emissão de títulos negociáveis no mundo todo. 

Só que há duas diferenças destes títulos entre literatura e a classificação da dívida brasileira, esta sim interessa para a sua prova.

Segue aqui que te explico!

Literatura:

  • EURO BONDS: títulos emitidos em algum mercado cuja moeda do título seja diferente do mercado de emissão
  • GLOBAL BONDS: são emitidos em qualquer mercado, e diferente dos Eurobonds podem ser emitidos na mesma moeda do país que estão sendo negociados

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Classificação da dívida brasileira:

  • EUROBONDS: são títulos negociados em euro e negociados no mercado Europeu
  • GLOBAL BONDS: são títulos que podem ser negociados exclusivamente no mercado norte americano e não necessariamente em moeda local 

Inclusive, é desde 2005, que o Brasil emite títulos em reais no Mercado Americano. Sendo negociados em reais para facilitar a captação de recursos  no exterior.

Portanto, para que tudo fique claro anote aí: EuroBonds são títulos negociados em euro, logo, no Mercado Europeu = Euro nos lembra da zona do euro. 

E Global Bonds, o Global = globo inteiro, logo, são títulos emitidos, não normalmente em moeda local, e geralmente negociados nos EUA, além de poderem serem de moeda local, quanto estrangeira.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *