Já imaginou se tornar correspondente bancário de um dos bancos mais populares do país? Pois é, para ser correspondente Banco do Brasil, precisa apenas seguir alguns passos básicos e pronto: já pode oferecer à sua comunidade os serviços desta instituição.

Tem interesse? Então, continua comigo! 

O que é correspondente Banco do Brasil?

Ao se tornar um correspondente do Banco do Brasil, você se torna também um intermediário entre os serviços do BB e os clientes. 

Assim, seja você um profissional independente, ou o responsável por um estabelecimento, será possível oferecer realização de pagamentos, empréstimos, financiamentos, entre outros.

Quais as vantagens de ser correspondente Mais BB?

Se eu trouxe esse assunto aqui, é porque ser correspondente Banco do Brasil pode te trazer muitas vantagens. Conheça algumas das principais:

Aumento da clientela

Vamos supor que você já esteja à frente de um estabelecimento. Uma loja de material de construção, por exemplo. Provavelmente, nessa situação hipotética, o lugar já tenha uma boa gama de clientes.

Agora, pensa comigo: quantos novos clientes não iriam surgir se, além dos produtos que já vende, sua loja também ofertasse empréstimos? Afinal, muitos dos consumidores desse tipo de produto também estão lidando com a construção de casas, e podem se beneficiar com um empréstimo.

Remuneração por transação

A remuneração de um correspondente bancário se dá por meio de comissões. Isso significa que a cada operação que você realizar, uma parte dela é sua. Se considerarmos grandes financiamentos, por exemplo, o seu retorno também será alto. Vale a pena, não acha?

Relacionar sua marca a autoridade do Banco do Brasil

O Banco do Brasil é um dos maiores bancos do país. Consequentemente, ter o nome do seu estabelecimento, ou o seu próprio nome relacionado à instituição vai te trazer muita credibilidade. 

Além disso, por já ser um banco popular entre os brasileiros, é natural que eles vejam em você a segurança da história da instituição.

Diferencial competitivo

Tudo o que você puder oferecer como adicional para os seus clientes te coloca em posição de vantagem sobre a concorrência. Voltemos ao exemplo das lojas. Se o seu varejo aceitar o pagamento de boletos, vamos supor, estará à frente daqueles que não oferecem.

Cesta de Benefícios PJ

Mesmo quem é PJ pode contar com alguns benefícios do Banco do Brasil. Portanto, ao se tornar um correspondente bancário, você tem direito à:

  • Programa de recompensas Ponto pra sua Empresa;
  • Cobrança Integrada BB;
  • TAC de operações de Giro e Antecipação de Recebíveis;
  • Cartões Alelo: alimentação e refeição.

Quais as vantagens do correspondente Banco do Brasil para o cliente?

Após passar pelo processo de estabelecer essa parceria com o Banco do Brasil, será necessário divulgar a novidade para seus clientes. Para isso, é importante que você destaque algumas vantagens que essa facilidade trará para os consumidores.

Horários flexíveis de atendimento

Como já mencionei brevemente neste artigo, os bancos têm horários limitados. Logo, muitas pessoas não podem adaptar suas rotinas a eles. Ademais, apesar da digitalização massiva que temos presenciado nos últimos anos, muitas pessoas ainda precisam ir até o banco, presencialmente, ou não têm acesso à internet.

Para esses casos, um correspondente bancário é de uma conveniência imensurável. 

Sem cobrança de tarifas

Quando o cliente procurar pelos seus serviços, não precisará se preocupar em pagar nenhuma taxa extra. Afinal, essa prática é, inclusive, proibida por lei, uma vez que a remuneração de um correspondente acontece por meio de comissões.

Pagamento e recebimentos

Esse tipo de serviço é uma constante na vida de todo mundo: efetuamos transações assim o tempo todo. Portanto, não precisar ir até o banco para realizá-las é uma mão na roda para muita gente.

Saques de conta corrente e poupança

Aqui está outro serviço que facilita a vida do cliente, principalmente daqueles que não têm uma agência bancária do Banco do Brasil perto de casa. Mesmo longe, é possível administrar conta corrente e poupança – além disso, existe ainda a possibilidade de abrir esse tipo de conta! 

Saldo e extrato de conta corrente e poupança

Além dos saques, é possível fazer manutenção completa de conta corrente e poupança através de um correspondente bancário. Logo, pessoas sem acesso ou com pouca familiaridade à internet não terão mais esse obstáculo para lidar.

Pagamentos de benefícios do INSS

Em geral, pessoas de mais idade têm menos contato com a tecnologia. Além disso, também comumente necessitam dos serviços do INSS. Para trazer mais comodidades a esse grupo específico, o correspondente bancário pode ofertar os pagamentos desta instituição.

Títulos do Banco do Brasil e outros bancos

Até quem deseja comprar ações pode encontrar na correspondência bancária uma facilidade muitíssimo bem-vinda. Ao divulgar esse serviço, com certeza novos clientes vão aparecer para aumentar a sua renda.

Recarga de celular pré-pago

Mais uma vez, volto ao argumento de que nem todas as pessoas têm contato próximo com a tecnologia. Mesmo assim, isso não significa – de forma alguma – que elas devam ficar incomunicáveis. Pode até parecer algo ultrapassado para alguns, mas a necessidade de recarga de celular ainda é uma realidade para muitos – e por que não ofertar mais esse serviço para a sua comunidade?

Recepção e encaminhamento de propostas

Isso significa, para os seus clientes, que é possível encaminhar propostas para abertura de contas correntes (seja Pessoa Física ou Jurídica). Ademais, é possível, ainda, solicitar empréstimo consignado e cartões de crédito.

Quanto ganha um correspondente bancário do Banco do Brasil?

Lembra de quando eu comentei que um correspondente bancário recebe comissões? Pois é, isso significa que a sua renda mensal vai depender da quantidade de operações que realizar ao longo do mês, bem como de seus tamanhos. Afinal, em um financiamento grande, a comissão também será bem grande. 

O Conselho Monetário designou que a porcentagem destinada ao correspondente em cada operação seja de 6%. Para saber qual a remuneração máxima de cada operação, você pode checar essa tabela da Febraban.

Como ser correspondente do Banco do Brasil?

Partiu se tornar um correspondente do Banco do Brasil? Aqui vai tudo o que você deve fazer:

Certificação financeira

Quem deseja apenas trabalhar com o recebimento de pagamentos até pode pular essa etapa. Contudo, aqueles que desejam oferecer operações de crédito devem, obrigatoriamente, ter uma certificação financeira.

Para padronizar essas certificações, a lei já tem designadas as opções que o correspondente pode escolher:

FEBRABAN Completa

Com a  prova da Febraban, você se transformará em um “Correspondente Bancário Completo”. Afinal, ela te autoriza a trabalhar com Crédito Direto ao Consumidor, financiamento de veículos e crédito consignado.

Ao optar por essa prova, lembre-se que não é necessário esperar por um período específico, basta se inscrever a qualquer momento.

ANEPS Completa

A ANEPS é a outra opção para se tornar um correspondente bancário Santander. Assim, caso a escolha, não é necessário prestar a Febraban – apenas uma é suficiente.

Da mesma forma que a anterior, este exame também te dará o direito de trabalhar com Crédito Direto ao Consumidor, financiamento de veículos e crédito consignado. Ademais, é possível realizar o exame a qualquer momento.

ABECIP CA-300 e ABECIP CA-600

Ambas as certificações são especiais para os correspondentes que desejam atuar com crédito imobiliário. Portanto, será necessário ter as certificações ABECIP CA-300 ou ABECIP CA-600, além de uma das certificações que acabei de mencionar.

Documentos necessários

A certificação financeira não é o único documento que você deve apresentar para se tornar um correspondente bancário. CNPJ, conta no Banco do Brasil e comprovante de residência são outros papéis que serão exigidos para firmar essa parceria. 

Com tudo isso em mãos, basta ir pessoalmente até a agência BB mais próxima de você e conversar com o gerente local.

Onde fazer os cursos para correspondente Banco do Brasil?

Como você percebeu, para trabalhar com operações de crédito é fundamental a obtenção de uma certificação financeira. Ficou preocupado? Pode se acalmar: a TopInvest vai te ajudar a ser um correspondente Banco do Brasil!

Para isso, basta escolher qual certificação deseja prestar e começar a estudar com um de nossos cursos preparatórios:

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!