Certificações Financeiras

Ágio e deságio: aprenda a não perder dinheiro na Renda Fixa

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 5 de março de 2021

Perder dinheiro em Renda Fixa? Pois é, talvez essa informação te deixe um pouco espantado. Entretanto, não há motivos para se preocupar. Hoje, você vai aprender sobre ágio e deságio e como prevenir prejuízos.

O que é ágio e o que é deságio?

Vamos começar pelo básico: os termos que dão título a esse artigo. 

Ágio

Imagine que você comprou um bem e agora ele está sendo negociado com um valor a mais, um pouco acima do mercado. O termo utilizado para descrever essa valorização é o ágio.

Se um ativo está com ágio, por exemplo, então seu valor está maior do que o de mercado. Fácil de entender, né?

Deságio

A essa altura, você já deve ter deduzido que deságio é o oposto do ágio. Ou seja: quando um bem ou serviço está sendo negociado por um valor menor do que realmente vale.

Você pode entender melhor os dois conceitos da seguinte forma: o ágio é um aliado do vendedor. Afinal, se o bem ou serviço está sendo negociado por um valor a mais, então o vendedor vai lucrar. 

O deságio, por sua vez, é vantajoso para quem compra. Isso porque vai adquirir um bem ou serviço por um preço menor que o do mercado.

Como o ágio e o deságio influenciam nos investimentos?

Lá no começo do artigo eu falo sobre o risco de perder dinheiro com Renda Fixa. De forma geral, esse risco é bastante pequeno. O risco de crédito, por exemplo, é o risco que você corre de não ter o seu dinheiro de volta. Afinal, quem investe em Renda Fixa “empresta” o seu dinheiro. 

Entretanto, é claro que há proteções contra isso. Muitas formas de investimento em Renda Fixa garantem o seu dinheiro de volta caso a instituição para a qual você “emprestou” a quantia quebre.

Por isso, o foco desse artigo é o ágio e o deságio. Ao definir os conceitos, usei bens e serviços como exemplos, para você entender o que cada um significa. Porém, eles também afetam os investimentos.

Como assim? 

Faça uma experiência. Entre agora na aba de preços e taxas do site do Tesouro Direto. Na coluna de rentabilidade anual, você vai perceber que, às vezes, a rentabilidade vem acompanhada de um número, que pode ser positivo ou negativo.

Quando o número está negativo, a rentabilidade está com ágio. Isso significa que você vai pagar um pouco a mais pelo título e, por consequência, a sua rentabilidade será menor. Em outras palavras: vai perder dinheiro.

Por outro lado, se o número estiver positivo, então é certeza de que você ganhará uma quantia a mais. Vai sair no lucro.

Está se perguntando o que acontece quando não há nenhum valor a mais, nem a menos acompanhando o título? Então, não haverá mudanças no procedimento de investimento. Você compra o título e recebe a sua rentabilidade após o prazo estabelecido. Não perde e nem ganha. Terá a rentabilidade normal. 

Use essa estratégia ao investir em Renda Fixa

Mesmo os investimentos mais seguros, de Renda Fixa, requerem estratégia. Muita gente não tem certeza sobre o que todos aqueles números disponíveis em sites de Renda Fixa significam. 

Por isso, buscar conhecimento deve ser um hábito constante. Agora, por exemplo, você sabe o que é ágio e deságio, como identificá-los e fazer o melhor negócio ao investir.

E, afinal, nem é tão difícil assim, não acha?

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *