Descubra o que é a certificação CEA, quem pode fazer, quanto ganha um profissional com ela e onde pode trabalhar. Vamos revelar também a técnica infalível para você ser aprovado de primeira nessa certificação.
CEA é a sigla para Certificação Anbima de Especialista em Investimentos, dessa forma, essa certificação concede o título de especialista em investimentos.
Ela permite a atuação na distribuição de produtos de investimentos, incluindo clientes do segmento de alta renda. Isso significa que você poderá trabalhar como consultor e assessor de contas, gerente de banco ou até mesmo como consultor de investimentos. Além de desempenhar também todas as funções que a CPA-10 e CPA-20 abrangem.
Não há nenhum pré-requisito para tirar a CEA, além disso, não é necessário ter realizado a CPA-10 ou CPA-20 primeiro.
A prova da CEA conta com 70 questões, que devem ser respondidas em até 3h30. São aprovados no exame quem consegue obter aprovação mínima de 70% no teste.
O salário de um profissional com a CEA pode variar de acordo com muitos fatores, como a localização, a empresa e o cargo que ocupa. No entanto, podemos afirmar que a remuneração inicial parte de R$3.500,00 mensais. A depender da evolução ou do número de clientes, quando a atuação for autônoma, o salário pode chegar na casa dos R$7.000,00.
Apesar de ser uma certificação com um grau de dificuldade um pouco maior do que a CPA-20 e CPA-20, vale investir nessa certificação por a concorrência ser muito menor. O número de profissionais com a CEA era 24.173 em agosto de 2022, contra mais de 200 mil profissionais com a CPA-20 e mais de 450 mil com a CPA-10.