Certificações Financeiras

Termos Importantes do mercado e que você precisa conhecer

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 3 de julho de 2020

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Após uma jornada de estudos para o preparo de uma prova de certificação desejada, como a CPA 20, é essencial que possamos revisar pontos e termos importantes que não devem ser esquecidos.

São termos fundamentais que após revisados irão demonstrar que fazem total coerência em todos os módulos presentes em um estudo. Principalmente se estamos falando de Mensuração de Risco e Performance.

Por que você deve conhecer os termos importantes?

Bom, para começar se você procura realizar um estudo, seja qual for, ou até mesmo um curso, é sinal que está em busca de mais conhecimentos.

Logo, se você busca conhecimentos você terá a chance de receber um reconhecimento por isso, ou seja, um certificado ou uma certificação.

Em nosso caso, que estudamos o Mercado Financeiro, as certificações concedem aos profissionais que atuem em suas áreas de interesse dentro de cada alçada. Isto é, atribuições cabíveis para cada selo que exista e seja conquistado.

Por isso que reconhecer e identificar os pontos importantes é essencial dentro da busca por conhecimento.

Curso Online para Certificação CPA10

Com esforço é possível verificar que os pontos mais relevantes que encontramos dentro dos estudos, se interligam e fazem parte de um verdadeiro show.

Desta maneira, nada melhor do que conhecê-los, não é?

Os Termos Importantes que você precisa conhecer

Imunização

A Imunização está ligada totalmente quando falamos de Renda Fixa. Para você ter uma ideia uma carteira imune é aquela que não sofre efeitos da variação da taxa de juros.

Para isso, devemos encontrar a Duration da carteira.

Convexidade

Basicamente, esta é o efeito que temos quando ocorre uma ocilação na taxa de juros. Desta maneira, acontece a convexidade (ampliação) dos retornos.

Em síntese, quanto maior a convexidade, maior será a proteção contra a elevação da taxa de juros.

Ativo

Este termo deve estar bem claro para você, ele refere-se a qualquer bem com valor comercial que pode ser negociado entre duas partes.

Como por xemplo:

Alavancagem

A Alavancagem é o termo utilizado quando conseguimos negociar algo com mais dinheiro do que possuímos. É como se conseguíssemos negociar R$ 1.000,00 tendo apenas R$ 100,00 em carteira.

Muito comum quando falamos de Índice Futuro.

Vale você saber que, aqui quando há lucro, eles são enormes! Porém, nem tudo são flores. Um ponto negativo da Alavancagem é que quando perdemos, existe a possibilidade de perda maior do que o capital.

Risco de Mercado Externo

Possuímos a Resolução 3.467 que trata este risco como a “possibilidade de perdas resultante das flutuações nos valores de mercado das posições”.

Mas, olha que interessante: aqui não estão incluídos taxa de juros, preço de ações, preço de commodities ou variação cambial.

Pois, são outros riscos.

Então…

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Risco de Variação Cambial

Este reflete especificamente o risco da variação cambial. Sendo que está presente principalmente nos IED (Investimento Estrangeiro Direto).

Principais Riscos de Mercado Externo

Falando em riscos é relevantes conhecermos outros que se encaixam nos Termos Importantes:

  • Risco Operacional: suscetível a falhas nos sistemas de pagamentos, internet, indisponibilidade de câmbio.
  • Risco Legal: Confiabilidade jurídica de um país.
  • Risco de Mercado: É o risco de volatilidade.
  • Outros Riscos: Legislação, Fiscal, Legal, dentre outros.

Pronto! Partindo do que já havíamos conversado, notamos que pode haver alguns estudos que apresentem mais estes Termos Importantes. Contudo, dentro no Mercado Financeiro eles se tornam comuns, pois fazem parte de uma grande interligação.

Portanto, nada de ficar parado! Bora aprender sempre mais!

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *