Finanças e Investimentos

Taxa SELIC

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Para ter certeza que estamos todos no mesmo ponto é importante definirmos o que é a Taxa SELIC.

O que é a Taxa SELIC?

Esta é a taxa de juros que representa o custo do nosso dinheiro no tempo. Ou seja, é a taxa básica de juros da economia brasileira.

Com base nela os títulos públicos são remunerados, o que também serve de base para todos os empréstimos e financiamentos em território nacional. Onde há a influência diretamente na remuneração dos investimentos e no custo da tomada de empréstimos para PF e PJ.

Essas influências controlam a inflação, por meio do aumento da Taxa SELIC. Além de, estimular a produção, por meio da redução da mesma, influencia a Taxa de Câmbio, por meio da elevação ou redução da SELIC.

Curso de Finanças Pessoais Online

SELIC Meta

Esta taxa é utilizada como Política Monetária para o controle da liquidez de mercado. Bem como as políticas que conhecemos. Sua principal função é controlar a quantidade de dinheiro disponível na economia, assim, controlando a inflação.

Quanto maior for a Taxa Selic, menor tenderá a ser o consumo e, consequentemente, menor será a inflação. Mas, quanto menor for a Taxa SELIC, maior tenderá a ser o consumo e, consequentemente, maior será a inflação.

Curso Online para Certificação CPA10

SELIC Over

Esta taxa é utilizada pelo Mercado Financeiro como taxa principal de juros. Sendo divulgada todos os dias, aproximadamente às 9 horas da manhã, sempre no dia seguinte ao dia de referência.

Além disso, essa taxa, apresentada em % ao ano, é a taxa média das operações de financiamento de um dia. Compromissadas ou lastreadas em Títulos Públicos Federais, realizadas no SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), ponderadas pelo volume das operações.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *