Já falamos muito sobre taxas de juros aqui nos materiais da TopInvest. Já abordamos juros simples e compostos, taxa real e taxa nominal, taxa SELIC e muito mais. 

Hoje, vamos falar sobre algo muito importante a TJLP a Taxa de Juros de Longo Prazo e sua mudança para a TLP – Taxa de Longo Prazo.

O que é TJLP?

A TJLP ou Taxa de Juros de Longo Prazo é como o nome mesmo já diz uma taxa de longo prazo. Essa taxa era calculada com base em dois parâmetros e servia principalmente para basear o custo dos empréstimos concedidos pelo BNDES e foi criada em 1994 junto com o desenvolvimento do plano real, porem em mais de 20 anos foi ficando defasada.

O primeiro destes parâmetros utilizados para cálculo da TJLP é a meta de inflação. Utiliza-se a inflação dos últimos 12 meses de forma proporcional e pró rata. Já o segundo parâmetro utilizado para o cálculo da Taxa de Juros de Longo Prazo é um prêmio de risco, ou seja, uma remuneração acima da inflação.

A taxa é calculada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e é divulgada trimestralmente pelo Banco Central do Brasil (BACEN) até o último dia útil do trimestre vigente. O início de cada trimestre tem datas imutáveis, sendo elas: 1º de janeiro, 1º de abril, 1º de julho e 1º de outubro.

Mudança para TLP – Taxa de Longo Prazo

Houve uma alteração na legislação e a partir de 1º de janeiro de 2018 a TJLP vai deixar de existir e será ao poucos substituída pela TLP.  No início esta a nota taxa será exatamente igual a taxa de juros de longo prazo e ao passar do tempo será aos poucos convertida para a taxa da NTN-B para cinco anos.

O motivo disso é muito simples, diminuir o custo do fornecimento de empréstimos subsidiados.

Afinal de contas para que o BNDES possa conceder empréstimos estes recursos precisam ser captados pelo tesouro nacional a longo prazo principalmente com as NTN-Bs e por isso o motivo desta mudança.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!