Você sabia que existe taxa de carregamento em previdência privada além daquela taxa comum de administração?

Esta taxa de carregamento é cobrada sobre todos os valores que você deposita no seu plano de aposentadoria. Bom, se não sabia agora sabe! hehehe.

Em um artigo anterior eu falei um pouco sobre a taxa de administração que é comum em qualquer fundo de investimento, e neste artigo vou te ajudar a saber tudo sobre a taxa de carregamento em previdência privada.

O que é a taxa de carregamento?

A taxa de carregamento em previdência privada é definida em termos percentuais e atua sob todas as contribuições que você efetuar a um plano de previdência. 

Por exemplo: em uma taxa de carregamento de 1% se você contribuir com 100 reais SOMENTE 99 serão investidos. O outro 1 real será cobrado pela administradora do plano de previdência para arcar com os custos de aplicar seu dinheiro.

Mas na verdade esta taxa funciona como uma espécie de taxa de corretagem para que o cliente faça a aplicação no fundo.

Para entender melhor o motivo da cobrança das taxas de carregamento, é bom destacar que os planos de previdência privada tem mais “finesse” que os fundos de investimentos. O porquê de eu estar dizendo isso é muito simples.

Ao contrário dos fundos de investimento nos quais não é preciso se preocupar com a forma que o resgate será efetuado (já que o responsável por esta decisão é o próprio investidor) nos planos de previdência privada na maioria das vezes o resgate ocorre através da forma de uma renda mensal, a qual pode ser transferida a um  beneficiário.

Na prática isso envolve uma análise de sua expectativa de vida assim como uma análise do risco de transferência de renda para os beneficiários e diversas outras análise.

Vale lembrar que todas estas análises exigem sistemas mais sofisticados e uma equipe de vendas mais preparada. Justamente por isso as administradoras dos fundos de previdência alegam que a taxa de carregamento é essencial para manter a rentabilidade da gestão do fundo.

Evolução das taxas de Carregamento

Depende muito de cada tipo de plano de previdência, mas via de regra as taxas de carregamento incidem sobre todas as contribuições que você fizer ao plano independentemente se a contribuição for regular ou esporádica.

Curso Online para Certificação CPA10

Um ponto positivo é que em alguns planos de previdência esta de carregamento cai com o passar do tempo.

Esta é uma forma de forma que premiar os investidores que mantêm seus recursos aplicados por mais tempo. Desta forma por exemplo, uma taxa de carregamento que era inicialmente de 5% pode cair para 2% depois de dois anos de contribuição.

Em alguns outros casos a taxa de carregamento em previdência privada pode diminuir a medida que o volume de recursos atinge certos níveis. Alguns destes escalonamentos zeram as contribuições mensais acima de R$ 100,00.