Como todos nós sabemos, o Brasil vem passando por um cenário de instabilidade econômica e uma crise financeira. Mas você sabia que um dos maiores riscos nos momentos de crise financeira é ter uma única fonte de renda? É justamente por isso que hoje eu vou te apresentar a renda passiva.

O cenário mais comum é você receber um salário X e pagar X despesas deixando o que sobra para algo de seu interesse ou mesmo investir esse recurso excedente pensando no futuro da sua família.

Mas o que aconteceria se amanhã essa fonte de renda se esgotar? Ou mesmo aparecerem algumas despesas extras naquele mês e não possuir uma segunda fonte de renda? O que vai acontecer?

É bem simples, a não ser que você tenha um planejamento financeiro bem estruturado as suas contas vão ficar no vermelho. Nestes momentos de aperto tem pessoas que, erroneamente recorrem ao cartão de crédito, cheque especial, empréstimos e às vezes até mesmo agiotas.

Isso é um verdadeiro suicídio financeiro.

Caso você tenha um emprego fixo atualmente é importante considerar opções para ganhar dinheiro em casa e se dedicar paralelamente a outra atividade e/ou investimento.

Com isso você vai ganhar um valor valor extra para estas despesas emergenciais e para formação do seu fundo de emergência.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Lembre-se que você faz parte de um povo empreendedor (os brasileiros são mundialmente reconhecidos como grandes empreendedores) e existem milhares de alternativas que você pode começar a fazer uma renda extra hoje mesmo sem sair de casa.

Você pode atuar com a venda algo (empresas de marketing multinível podem ser interessantes se você tiver um perfil dedicado e de vendedor), prestar consultoria ou serviços em uma área que você domine, escrever artigos para sites especializados como a Rock Content.

Empreenda!

Arrisque-se um pouco e tente investir no seu futuro. Uma boa sugestão seria transformar  algo que você adora fazer em um negócio. Eu por exemplo sou um dos proprietários da Dornelles Imóveis e mantenho a TopInvest como minha paixão pelo mundo das finanças ajudando o maior número de pessoas possíveis a ter uma vida melhor. Além disso a TopInvest também é uma segunda fonte de renda para mim.

Com a facilidade cada vez maior da internet é possível ter negócios que vão muito além de criar uma consultoria. Você pode por exemplo criar um blog e vender produtos de terceiros como afiliado ou mesmo desenvolver seu próprio infoproduto como algum curso ou e-book.

Tipos de renda

Outra solução e, a mais inteligente de todas é a renda passiva. Ao contrário da renda ativa a renda passiva não depende de gastar seu tempo com este trabalho todos os dias. O tipo de renda ativa é aquela proveniente do seu salário, suas comissões e honorários assim como suas férias e 13 salário. Na obtenção da renda ativa ocorre uma troca do seu tempo por uma remuneração.

Já a renda passiva é aquela que você não precisa trabalhar para receber. Existem diversas maneiras de receber renda passiva. Você pode por exemplo poupar dinheiro e adquirir ações de uma empresa que paga dividendos, comprar um imóvel para alugar, escrever um livro ou mesmo criar um curso digital.

Caso você tenha uma ideia brilhante também é possível você patenteá-la e receber os direitos sobre o seu uso.

A geração de renda passiva pode ser dividida em duas grandes categorias a renda passiva através de investimentos e a renda passiva através da criação de produtos. A mais comum delas é a através de investimentos financeiros:

  • Comprar Ações: Comprar ações de empresas lucrativas que paguem bons dividendos é uma ótima alternativa de renda passiva. Nos Estados Unidos por exemplo é muito comum este tipo de investimentos. Eu escrevi um artigo falando sobre a diferença do comportamento brasileiro x comportamento americano que você vai adorar
  • Locação de Imóveis: Está é a forma de renda passiva mais tradicional no Brasil. Se você tiver capital para comprar um apartamento de 1 dormitório bem localizado na sua cidade e mobiliá-lo com certeza terá uma boa renda de aluguel
  • Aquisição de uma Franquia: As grandes empresas que trabalham no modelo de franquia tem todos seus processos extremamente regrados. Você pode adquirir uma franquia e colocar um gerente para tomar conta do negócio ficando apenas com os lucros da operação

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

As formas de renda passiva que comentei acima são possíveis através de investimentos. A outra grande categoria é a criação de produtos ou materiais dos quais você tenha um gasto inicial de trabalho mas possa ser vendido por diversas vezes sem lhe gerar um trabalho extra. Veja algumas opções:

  • Gravar um Curso Online: Hoje em dia quase todo mundo tem acesso a internet e a educação online é incrível. Estudando online você pode aproveitar períodos de tempo que você fica no ônibus ou no metrô para estudar, por exemplo. Os cursos online são um negócio tão bom que até as mais conceituadas universidades do mundo já oferecem a graduação completa de forma online. Você não precisa criar algo tão complexo como um curso de Harvard mas tenho certeza que é capaz de criar um minicurso com seus conhecimentos;
  • Escreva um E-book: Antigamente publicar um livro era algo extremamente complexo e difícil. Era necessário escrever o livro, imprimir algumas cópias e enviar as editoras rezando para que o editor mal humorado gostasse do seu trabalho e lhe desse a oportunidade de publicá-lo. Hoje todo esse processo é muito mais fácil com a ferramenta de publicação independente do seu livro com a Amazon. Tudo de forma gratuita;
  • Venda produtos como afiliado: Se você está começando no mundo digital e não sabe como criar um produto ou mesmo como vendê-lo e tem medo de realizar um investimento que não dê certo talvez iniciar um trabalho online como afiliado pode ser uma boa alternativa para você. O trabalho de afiliado consiste basicamente em vender um produto de um terceiro e ganhar uma comissão para tal. Hoje o maior site deste ramo é o Hotmart;
  • Criar um Aplicativo: Criar um aplicativo é algo um pouco mais complexo e exige certo conhecimento específico como programação. Mas se você tem noções de programação ou tem algum recurso para contratar um programador e uma boa idéia você pode fazer uma boa renda lançando um aplicativo inovador;
  • Venda Fotos: Isso mesmo. As agências de publicidade sempre precisam de fotografias para utilizar em seus trabalhos. Essas imagens são provenientes de bancos de imagem. São grandes sites que fazem a intermediação entre o fotógrafo que vende a sua foto para as pessoas ou empresas que precisam comprar fotografias específicas;