Certificações Financeiras

Renda Fixa x Renda Variável

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 5 de março de 2020

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Para que seja ainda mais fácil de você compreender, separei em partes e especificações importantes. Se liga!

Diferenças na Remuneração:

Renda Fixa

Na Renda Fixa, aqui sempre saberemos antecipadamente como será a remuneração. 

Olha só! Saber a remuneração não quer dizer que há garantia de rentabilidade positiva. O que acontece aqui é que se deve saber que este tipo de renda, pode sim apresentar rentabilidade negativa. 

Para as certificações da CPA 10 e CPA 20, não faz muito sentido entra nos mínimos detalhes, apenas se você for para uma certificação mais avançada. 

Mas, principalmente os títulos Pré-Fixados possuem uma coisa chamada PU, o Preço Unitário. Que nada mais é quando pegamos o valor do título lá no vencimento – como por exemplo, um Título Público Federal, sabemos que é de R$ 1.000,00 – para trazer a valor presente. E o que acontece aqui, é que se a taxa de juros sobe ou desce, há uma variação muito grande no Preço Unitário. O que pode ocasionar em rentabilidade negativa na Renda Fixa.

Então, cuidado, pois não quer dizer que ela sempre será com rendimento positivo.  

Curso Online para Certificação CPA10

E mais!

Sabemos que existe a rentabilidade real e a rentabilidade nominal, certo? Se um título paga 0,30% e deu 0,50% de inflação, certamente está com um rentabilidade real negativa. Portanto, muito cuidado com isso!

Basicamente, você vai notar que a diferença principal entre estas duas rendas são a remuneração. Pois, aqui na Renda Fixa já sabemos como ela será. E dentro dela possuímos três tipos de títulos – já comentei um deles ali e cima. Sendo eles:

  • Pré-Fixados
  • Pós-Fixados
  • Híbridos

Lembrando que não necessariamente haverá rentabilidade positiva!

Renda Variável

Agora, aqui neste tipo de renda, já dizia o predador da Baster.com: Renda Variável varia. E olha gente, ela varia para cima e para baixo, ein! 

E como já bem conhecemos o mercado, ele não é tão fácil de decifrar e não sabemos como será um título desta renda.  

É por isso que aqui falamos muito de riscos em Renda Variável, visto que não temos a menor ideia de como será a remuneração. 

Deu para compreender a principal diferença? Uma já sabemos qual será a remuneração, já a outra não, por isso que há riscos.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Diferença quanto à Origem

Outra coisa muito importante é a sobre a origem. Sempre, sempre quando falamos de Renda Fixa, estamos falando de títulos de dívida. Isso significa que é um empréstimo, como um CDB, um Título Público Federal, Debêntures, e assim por diante, são empréstimos.

Já a Renda Variável por ela ser de variar muito, ela pode ser parte do patrimônio de uma empresa, como ação e até contratos de negociações, como de euro, dólar, milho, e etc,. 

E ela não está relacionada a dívida da empresa. 

E aí, gostou de saber mais sobre Renda Fixa x Renda Variável? A partir de agora ficará mais fácil de você saber como cada uma atua no mercado.

Conhecido as diferenças entre CPA 10 e CPA 20, agora é hora de você partir com tudo para cima e escolher qual se encaixa melhor para você. E assim já garantir a certificação financeira esperada!

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *