Como já sabemos, os mercados administrados pela BM&FBOVESPA são divididos em dois segmentos de atuação do mercado: Bovespa e BM&F.

Segmento BM&F.

Você já ouviu falar no Mercado de Derivativos, certo?

E você lembra que eles são utilizados como forma de mitigar os riscos dos investimentos, correto?

Ou seja, estamos nos referindo ao Hedge.

Então, é exatamente nesse segmento que as empresas e demais participantes utilizam contrato derivativos para protegerem-se de possíveis riscos financeiros ou como oportunidades de investimentos para seus recursos.

Então, os Ativos e Contratos poderão ser negociados: nos Sistemas de Negociação, nas modalidades a vista, a termo, futuro e opções, observados os termos e condições estabelecidas no próprio regulamento.

E quais são as fases de negociações?

Pré-negociação:

Essa fase compreende:

  • os produtos e serviços de informação ao mercado;
  • vendas de sinais e cotações;
  • análise dos riscos das operações e desenvolvimento; e
  • definição dos parâmetros dos contratos derivativos a serem negociados em cada bolsa.

Negociação:

A negociação ocorre quando os investidores, representados pelas corretoras ou distribuidoras, acessam as informações do mercado e enviam ordens de compra e venda para o sistema de negociação;

Pós-negociação:

Por fim, nessa fase ocorre a alocação e  repasse das operações, sendo realizada ainda a compensação, liquidação e custódia dos ativos e títulos.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!