Carreiras da Área Financeira

A maneira como você usa as redes sociais pode estar atrapalhando sua contratação

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 3 de junho de 2015

Há empregos no Brasil, que devido a situação econômica atual, são muitos procurados. Muitas das pessoas que participam ativamente de nossos grupos da TopInvest, procuram serem empregadas no setor financeiro e aparenta ser muito promissor.

Mas em muitos casos, ao passar da seleção inicial, as pessoas são eliminadas por motivos que primeiramente parecem bobos, mas podem ser muito sérios.

Alguns motivos já podemos imaginar, como ter processado alguma empresa que trabalhou anteriormente ou ter sido demitido por justa causa.

Afinal, ninguém vai contratar alguém que possa vir dar alguma dor de cabeça séria, como processando a contratante em algum momento ou não comparecendo no trabalho, furtando ou algo similar, não é mesmo?

Lembrando que nem todos os motivos são tão claros assim. Aqui vai uma notícia bombástica para você: a forma que você usa o Facebook, pode estar atrapalhando seu recrutamento.

“Mas como assim Kleber?” – Bom, não se preocupe.

Não é só por você ter uma conta no Facebook ou Instagram que você já está prejudicado. Longe disso, esta ferramenta pode lhe ajudar e muito, contanto que você tenha algumas limitações em suas postagens e conteúdos que compartilha. Até porque, não custa nada pensar duas vezes, não é mesmo?

Não use suas redes para falar mal dos outros

Essa é bem direta. Ficar fazendo postagens falando mal de algum chefe, ex-chefe ou algum colega de trabalho pode lhe custar caro, pois demonstraria uma da seguintes situações: Você não possui ética no trabalho e não é confiável.

Você não aguenta um pouco de pressão e cede facilmente, logo se ocorrer algum problema com você, ninguém poderá contar contigo.

E antes que você diga: “Aaah, mas eu configurei para que só amigos possam ver”. Você já imaginou, se seu chefe tem algum amigo em comum ou conhecido que viu a sua publicação e contou para ele?

Ou pior ainda, se alguém que vai fazer um recrutamento houve o seguinte de você: “É uma boa pessoa, mas tá sempre falando mal dos seus chefes e colegas de trabalho”, quem em sã consciência vai querer lhe contratar?

Não compartilhe todos detalhes da sua vida.

Compartilhar tudo fará com que pareça que você não é capaz de guardar informações, pois se você trabalhar em uma instituição financeira, terá de ser capaz de fazer isso.

A dica é: compartilhe somente o que faz sentido pros seus amigos/seguidores.

Não use as redes sociais para pirataria e coisas ilegais

Quanto a pirataria, nem preciso comentar o que pensarão sobre sua ética. Mesmo que você esteja tentando compartilhar um material para ajudar. Lembre-se, pirataria é crime.

Por esse e diversos outros motivos é necessário termos consciência do que incluímos nas redes sociais, pois há cada vez mais empresas que eliminam candidatos e colaboradores dependendo do que é publicado.

Claro que todos temos noção do que pode ser prejudicial para cada um, mas sempre é válido lembrar que todo cuidado é pouco, inclusive na internet, que é uma rede mundial de comunicação, onde todas as pessoas possuem acesso.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “A maneira como você usa as redes sociais pode estar atrapalhando sua contratação”

admin

Church released!