Antes de mais nada, precisamos lembrar de uma coisa: Resgate e Descotização são coisas distintas. Descotização é o processo de converter as cotas de um fundo de investimentos em dinheiro. Já o resgate é apenas o ato de retirar o dinheiro já liberado, lembrou? Vamos seguir então.

Então, o que é prazo de carência para resgate?

Prazo de carência para resgate nada mais é do que o tempo que o investidor precisa esperar para solicitar o resgate, ou ainda, em outras palavras, o tempo mínimo que ele precisa ficar com o fundo.

Esse prazo vai depender da política e estratégica de investimento do fundo, por exemplo: fundos de longo prazo tendem a possuir um prazo de carência para resgate maior do que fundos de curto prazo. O fundos que possuem o prazo de carência para resgate de D+0 não possuem carência.

Hoje, os fundos com carência são minoria, e os seus pares sem carência dominam o mercado. Aliás, atualmente estamos passando por mais uma evolução que está atingindo todos os fundos.

E se eu precisar do dinheiro antes? No regulamento do fundo pode constar alguma cláusula específica para quem precisa obter o resgate antes, como por exemplo: para quem não respeitar o período de carência para resgate, será aplicada uma multa de 2% sobre o valor das cotas.

Mas onde que eu vou saber essas informações? Elas sempre devem estar destacadas em todo o material de divulgação de fundo de investimento que estabelecer:

○ Data de descotização diferente da data da solicitação do resgate;

○ Data de pagamento do resgate diferente do pedido de resgate; ou

○ Prazo de carência para o resgate.

E o que é prazo de liquidação financeira?

A liquidação financeira é o pagamento ao investidor após realizada a descotização. A CVM tem como regulamento que o pagamento deve ser feito em até 5 dias úteis para que ocorra a Liquidação Financeira, iniciando na data de conversão de cotas (descotização).

Por exemplo: Você é investidor de um Fundos de Ações no qual possui a conversão de cotas ocorre em D+1, normalmente. Já o pagamento do resgate ocorre em D+3.

Dessa forma, após solicitar a descotização, a mesma ocorre no próximo dia útil, e o pagamento do resgate (liquidação financeira) ocorre 3 dias úteis após realizada a descotização.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!