Talvez as razões até pareçam óbvias para você. Mesmo assim, é fato que a maioria das pessoas deixa para estudar para as certificações apenas na última hora. 

O resultado nunca é positivo. No fim, a pressa não dá ao candidato toda a segurança (e conhecimento) que ele necessitava para se sair bem na prova. 

Mas é claro que não é só isso. Aliás, é por isso que eu escrevi este texto. Este é o meu manifesto para que você pare já de deixar os estudos para última hora.

A pressa é, realmente, inimiga da perfeição

O ditado não foi cunhado à toa. A pressa nos deixa atordoados. Com pouco tempo restando para terminarmos de fazer algo, não sabemos direito por onde começar.

Sem saber por onde começar, acabamos fazendo a tal tarefa de qualquer jeito. Nesse caso, estudar para as certificações.

A propósito, é bastante importante lembrar que essas provas são exigentes. Não se esqueça: você está tentando conquistar seu espaço na carreira financeira. Essa jornada é diferente para cada pessoa. Mesmo assim, você precisa ter um bom conhecimento sobre a área.

Com pouco tempo para estudar — e a pressão da iminência das provas — é praticamente impossível ter essa base sólida na hora de responder às questões. Muito provavelmente você não vai ler ou consumir todo o conteúdo que deveria.

Alguma coisa vai ficar de fora. Algo não vai ser completamente entendido, como deveria. Assim, você sai no prejuízo. Um prejuízo literal, aliás, uma vez que as provas não são baratas.

A procrastinação vem da falta de planejamento

Não há outra verdade: só deixa para estudar na última hora aqueles que não conseguem se planejar. O planejamento é a única ação que garante que, na hora da prova, você vai saber tudo o que precisa.

E não é só para isso que ele serve. Quem se planeja, também administra o tempo de forma que sobre um espaço na rotina para realizar outras tarefas e descansar. Afinal, duas horas de estudos de qualidade valem mais do que um dia todo de conteúdo mal estudado.

E não somente isso: estabelecer uma rotina que intercale estudos, demais afazeres e descanso é uma decisão saudável. Vai manter a sua mente tranquila para o dia da prova.

Sem planejamento, não vai existir descanso, porque o tempo de sobra foi todo gasto com a procrastinação. Será apenas você, uma quantidade enorme de conteúdos para estudar e um tempo escasso.

O segredo é o comprometimento

Esse comprometimento, por sua vez, vem do que eu acabei de falar: do planejamento. Após se comprometer com os estudos, fica difícil deixar para depois.

Talvez pareça difícil empreender essa organização toda. Mas eu garanto que não é. Inclusive, tenho até algumas dicas para te ajudar:

  • Leve em consideração a sua rotina atual na hora de definir horários para estudar;
  • Não esqueça de se permitir descansar entre uma tarefa e outra;
  • Se o seu dia a dia é corrido, como a estudar com uma antecedência maior;
  • Organize os conteúdos que devem ser estudados.

Sabia que as provas da Anbima foram adiadas para maio, não é? Isso significa que, se você começar agora a seguir as dicas desse artigo, ainda dá tempo de você se preparar adequadamente.

Inclusive, há muitos motivos para você usar esse adiamento ao seu favor. Afinal, as provas foram adiadas, mas os seus planos de carreira não. Por isso, que tal investir também em outros cursos? Ou ainda encarar uma certificação mais difícil? O sucesso vem para aqueles que sabem aproveitar esse tipo de oportunidade.

Estudar também é uma forma de construir comprometimento com a sua vida. Que tal fazer isso agora e não deixar para depois? 

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!