Apostila CPA 20

Política Monetária e o COPOM

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 13 de fevereiro de 2020
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Falaaa, galera amada da TopInvest, beleza? Tá todo mundo falando de um assunto importante que afeta o mercado financeiro, sabe qual é? Esse mesmo, a Política Monetária.

Recém aconteceu a reunião do COPOM, onde foi decidido a diminuição mais uma vez da Taxa Selic, que no momento que escrevo aqui para você, está de 4,25%.

Essa que se tornou a taxa mais baixa da história!

Preparado para saber tudo e tirar suas dúvidas? Então, começa dando um play aqui no vídeo:

Política monetária

Para que você possa compreender o COPOM e mais as suas decisões, como a queda das taxas, é necessário falarmos um pouco mais sério. Por isso, iremos abordar um pouco mais sobre Política Monetária. 

Como funciona a Política Monetária?

As Políticas Monetárias são definidas pela CMN e executadas pelo BACEN. Controla a quantidade  de moeda no mercado, estipulando a taxa de juros básica do Brasil, a Selic, e mantendo a inflação, o IPCA, no controle. 

Curso online para Certificação CPA20

Para que usamos a Taxa Selic?

Esta taxa é utilizada como Política Monetária pelo COPOM, o Comitê de Políticas Monetárias. Ela baliza as demais taxas de mercado que são praticadas, sendo conhecida como a taxa de juros básica do país.  

Inclusive, como estamos falando de Taxa Selic, ela também se chama Selic Meta, e nesta taxa temos a que chamamos de Taxa Selic Over. 

Esse “over” significa em tradução livre: sobre, logo, sobre a taxa Selic Meta possuímos uma derivação sobre a taxa Selic Over. Já sobre esta “over” temos a taxa DI, que são os impostos interfinanceiros.     

Para ficar mais claro para você, a Selic Meta também é definida nas reuniões do COPOM. E é utilizada para o controle de liquidez do mercado, adaptando a quantidade de dinheiro disponível na economia e mantêm a inflação sob controle. 

Quanto maior for a Taxa Selic, menor será o consumo e consequentemente menor será a inflação. E quanto menor for a Taxa Selic, maior será o consumo e consequentemente maior será a inflação.

Isso porque é mais fácil e vantajoso financiarmos um imóvel ou até um carro, quando a taxa está bem baixa.

E é disso que tiramos a Taxa Selic Over. Ela que é utilizada pelo mercado financeiro como a principal taxa de juros. Além disso, ela é a média ponderada das operações de financiamentos, lastreadas em Títulos Públicos Federais

E é divulgada todos os dias, aproximadamente às 09 horas da manhã. 

O Copom

É o Comitê de Políticas Monetárias e foi criado em 1986. É o carinha que define qual vai ser o valor da taxa da Selic para atender as metas de inflação definidas pelo CMN. 

Como o COPOM é composto?

É composto por uma diretoria colegiada, onde há oito diretorias e um diretor presidente, ou seja, o presidente do BACEN. 

A reunião do COPOM acontece durante dois dias, sendo que, em seu primeiro dia (terça-feira) são apresentados os dados e é discutido sobre a situação econômica brasileira e mundial.  Já no segundo dia (quarta-feira) acontece a votação e definição da taxa de juros Selic. 

Qual o principal objetivo da reunião?

Nessa reunião, como já mencionei anteriormente, é que o Comitê de Políticas Monetárias irá decidir se haverá a alteração na taxa Selic ou se será mantida seu valor atual da época. 

Podendo haver também uma reunião extraordinária, se convocada pelo presidente do BACEN.

A divulgação da ATA da reunião que é obrigatória a realização, é liberada até 6 dias após pelo Banco Central do Brasil. 

Nos casos em que a inflação supere a meta estipulada pelo CMN, o presidente do BACEN deverá explicar os motivos que justificam através de uma Carta Aberta ao ministério da Economia. 

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

A prática

Se liga na questão e depois responda nos comentários qual é a resposta! A correta eu deixarei lá no final do artigo, mas não vale espiar, ein!

Questão:

A taxa Selic é a principal taxa da nossa economia. O responsável por determinar a mesma é:

  1. A Comissão de Valores Mobiliários – CVM
  2. O Comitê de Política Monetária – COPOM
  3. O Banco Central – BACEN
  4. O Conselho Monetário Nacional – CMN

E aí? Já respondeu lá nos comentários? Será que você acertou? 

A resposta correta da nossa questão é a letra B. É o COPOM que determina a Taxa Selic em reuniões que ocorrem durante o ano.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *