CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Política Cambial - Controle de Moeda Estrangeira

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Podemos explicar como Política Cambial a tentativa das autoridades monetárias em controlar as entradas e saídas de moeda estrangeira de um pais com o intuito de adequar a taxa de câmbio ao momento econômico da economia nacional.

Desta forma existem os chamados instrumentos de política cambial onde o BACEN adota medidas em conjunto a Política Monetária e Política Fiscal sempre que ocorre uma excessiva valorização ou desvalorização do Real perante o Dólar.

Estas medidas objetivam evitar uma grande volatilidade na taxa de câmbio uma vez que estas alterações repentinas prejudicam as pessoas físicas, pessoas jurídicas e governo devido as importações e exportações.

Tudo isso sem falar da dívida nacional e de algumas empresas lastreadas em dólar. De certa forma é possível concluir que a política cambial busca amenizar a volatilidade da taxa de câmbio.

Uma das funções primordiais do BACEN é cumprir as metas de inflação determinadas pelo Conselho Monetário Nacional.

Há um consenso onde acredita-se que é de competência do BACEN controlar o câmbio uma vez que, vários dos produtos consumidos são importados e a taxa de câmbio elevada acaba influenciando a inflação.

Porém no ano 2000 o Brasil passou a adotar o regime de política cambial Flutuante no modelo Dirty Float (onde a taxa de câmbio é livre mas com interferência do BACEN apenas para evitar a forte volatilidade).

 Política Cambial e a Taxa de Câmbio

Curso Online para Certificação CPA10

Quando estamos falando de taxa de câmbio estamos tratando sobre o valor da moeda estrangeira em relação a moeda nacional.

A taxa de câmbio é influenciada pela oferta e demanda de dólares em razão da economia nacional provocando então uma valorização ou desvalorização do dólar.

Em função disto, a política cambial brasileira é influenciada pela importação e exportação que influencia por sua vez na balança de pagamentos do país.

O Conselho Monetário Nacional como órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional é o responsável por estabelecer as diretrizes da política cambial que devem ser executadas pelo Banco Central.

Como comentei anteriormente é importante lembrar que no Brasil o regime cambial adotado é o regime de Dirty Float (Câmbio Sujo), com o objetivo de manter o poder de compra do real perante as divisas internacionais

Assim como qualquer produto tem um valor específico em relação a moeda, uma moeda tem seu valor em relação as demais moedas, e a este fator damos o nome de taxa de câmbio.

Geralmente a taxa de câmbio de um país é expressada em relação ao Dólar Americano por se tratar de uma das mais fortes e tradicionais moedas. A taxa oficial no Brasil é chamada de PTAX. Esta taxa é calculada e divulgada diariamente pelo BACEN e você pode encontra-la neste link.

  • Podemos afirmar que existem quatro regimes de câmbio:
  • Regime flutuante: adotado em sua maioria em países de economia desenvolvida;
  • Regime flutuante sujo: com interferências do BACEN normalmente adotadas em economias em desenvolvimento;
  • Regime de bandas cambiais: pouco utilizado, uma mistura de câmbio fixo e flutuante com a utilização de bandas cambiais;
  • Câmbio fixo: utilizado em geral por países socialistas;
Mapa mental Política Cambial, Organograma Política Cambial
Mapa mental Política Cambial, Organograma Política Cambial

Política Cambial Flutuante

Em regimes de cambio flutuante o preço da moeda é determinado livremente pelas leis de oferta e procura sem interferência dos Bancos Centrais.

Quando existe uma sobre oferta de dólares no país o seu preço em relação a moeda local diminui, em contrapartida quando ocorre a falta de dólares o seu preço em relação a moeda nacional tende a subir. Neste regime, as taxas são definidas exclusivamente pelo mercado.

Política Cambial Regime Fixo

Em geral, nos países socialistas onde a interferência do governo na economia é muito elevada a taxa de câmbio é fixa.

Neste tipo de regime o Banco Central local atua realizando a compra e venda de toda a oferta ou demanda disponível para evitar que ocorram variações nas taxas de câmbio.

Na política cambial de regime fixo a taxa costuma ser extremamente desvalorizada para auxiliar a economia local a realizar exportações, como o caso da China.

Política Cambial Hibrida

O regime de política cambial hibrida é uma mistura dos regimes fixo e flutuante. Neste modelo há uma interferência do Banco Central local porém de forma menos acentuada que o regime fixo.

Na política hibrida temos a modalidade de bandas cambiais utilizada no Brasil entre 1994 e 1999 onde a taxa de câmbio tem um valor mínimo e um valor máximo havendo interferência do BACEN quando chega próximo a um dos limites e a modalidade de Dirty Float (cambio sujo) adotado atualmente no Brasil onde há interferência do BACEN apenas para evitar a forte volatilidade nas taxas de câmbio.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Replies to “Política Cambial – Controle de Moeda Estrangeira”

David

Se o governo nao estabelece o cambio no Brasil, de que maneira ele pode interferir na taxa cambio para controlar e estabilizar a moeda?

Poliana

E aí David! Da mesma forma que eu e você: comprando e vendendo moeda

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo para as provas da CEA.

Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest!

Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest

Abraço!

EDUARDO

Quando o governo adota uma taxa cambial abaixo da taxa de câmbio de equilíbrio?

Poliana

Olá, Eduardo! O governo não estabelece cambio no Brasil.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo para as provas da CPA10.

Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest!

Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest

Abraço!

Igor

Não sei se tem aver com isso aí mas tem como transferir dinheiro para o exterior?

Kleber Stumpf

Oi Igor, tudo bem?

É relacionado somente de forma indireta. A política cambial vai muito além contanto importações, exportações, transações correntes, investimentos diretos, investimentos em capitais e muito mais.

😉

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber Stumpf

Anabelle Urbano
winicius

Você explicou perfeitamente, só que fala tão rápido as vezes, que não dá pra entender certas palavras

Kleber Stumpf

Muito obrigado pelo seu FeedBack Winicius.

Realmente tenho pouco dom de didática. Mas estou trabalhando para melhorar.

Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber H. Stumpf

Marlon

Bacana.

TopInvest

Muito obrigado Marlon,

Estamos sempre a disposição.

Não deixe de participar do nosso fórum, lá você pode interagir com outros usuários e criar e responder dúvidas: https://topinvest.com.br/forums

Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Equipe TopInvest