Finanças e Investimentos

Pai Rico Pai Pobre por Robert Kiyosaki

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Pai Rico Pai Pobre
Pai Rico Pai Pobre

Pai Rico Pai Pobre é um livro escrito em 1997 por Robert Kiyosaki e é um dos livros mais vendidos até hoje na área de educação financeira.

O livro aborda diversos temas relacionados a educação financeira. Afinal, todos precisamos ter pelo menos algumas noções básicas para ter uma vida financeiramente saudável mesmo que o nosso objetivo não seja se tornar um multimilionário.

No livro Robert relembra que a educação financeira não é ensinada nas escolas (mas deveria ser) e por este motivo os jovens não aprendem a lidar com o dinheiro da forma correta. Algumas escolar até abordam o tema mas tratam apenas de algumas noções de contabilidade.

Com o avanço da tecnologia e as facilidades de pagamento, é comum que os jovens tenham seu primeiro cartão de crédito antes de aprender conceitos importantes de como trabalhar com o dinheiro. O grande problema disso é que muitos jovens acabam cheios de dívidas porque não tiveram o acesso a educação financeira.

Eu sou um grande defensor de que a educação financeira deve vir de casa e para te ajudar neste desafio eu escrevi um artigo te dando algumas dicas de como ensinar seus filhos sobre dinheiro.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

O conteúdo principal do livro é focado na compreensão sobre o que são ativos e passivos na nossa vida financeira particular.

O livro vai te ensinar a reconhecer duas classes de ativos. Este conceito é o princípio de tudo quando falamos de finanças pessoais. É a coisa mais importante que você precisa saber antes de começar a investir seu dinheiro.

A ideia central do Livro

No livro Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki e sua esposa Sharon também explicam sobre a importância de estar no controle da sua vida. Esta não é uma decisão que depende de ser patrão ou do empregado, mas sim única  exclusivamente de você.

A chamada inteligência financeira é bastante enfatizada no livro porque é algo que pode mudar a sua vida. De acordo com Robert, a inteligência financeira é formada de quatro conceitos essenciais:

  1. Alfabetização financeira: Este é o primeiro e mais importante dos passos e que é ensinado no livro. Antes de sair investindo, você precisa saber o que são ativos, passivos e qual a importância da geração de caixa nos seus investimentos.
  2. Estratégias de investimento: O grande segredo de investir bem é saber fazer que seus investimentos gerem fluxo de caixa. Esta é a ciência do dinheiro fazendo dinheiro.
  3. Saber o funcionamento do mercado: O conhecimento do mercado está baseado nos conceitos de oferta e demanda. Você precisa saber a lógica por traz das variações de preço.
  4. Legislação: O conhecimento básico das leis e regulamentos sobre contabilidade e empresas lhe dão uma vantagem competitiva. Você deve jogar dentro das regras mas sem desperdiçar recursos pagando impostos a mais.

O livro Pai Rico Pai Pobre é uma leitura obrigatória em relação a finanças. Nesta leitura fica claro um grande alerta: Não existe segurança. O mundo está mudando  radicalmente depois da globalização e temos que estar preparados para as mudanças que eventualmente poderão vir a acontecer.

É necessário estar sempre se atualizando para não ficar parado no tempo e sem saber como agir quando as mudanças baterem na porta.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Espero que você tenha gostado do pequeno resumo que fiz sobre o livro Pai Rico Pai Pobre. É um livro incrível com uma leitura fácil e para todas as idades. É um ótimo presente para jovens e crianças, você pode mudar a vida de uma pessoa com esta leitura.

Ah, você vai adorar descobrir o porque do título do livro. Robert realmente teve um Pai Rico, e outro Pai Pobre em sua infância no Havai.

Como um apaixonado por finanças recomendo a compra na Amazon, você pode adquirir o livro Pai Rico Pai Pobre por apenas R$ 32,90.

Veja mais livros incríveis nas minhas recomendações de leitura.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *