CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Oferta Pública de Ações - OPA - IPO

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Caro leitor, você sabe como são lançadas as ações de uma empresa na bolsa de valores?A famosa Oferta Pública de Ações? Essa provavelmente é uma das muitas duvidas dos investidores.

Como uma ação vai parar na bolsa, quem é o primeiro investidor a comprar? Como abrir o capital, o que é o capital?

Vamos tratar dessas duvidas nesse artigo. Primeiro vamos falar um pouco sobre o capital social de uma empresa.

Capital Social

Na contabilidade, quando fazemos a abertura de uma empresa, ela precisa de recursos para conseguir começar os negócios.

Existem empresas que começam com R$: 5.000,00, até algumas, que conseguem iniciar o  negócio com R$: 100 mil, e até milhões de reais.

Quando falamos de companhias listadas na bolsa, estamos falando das ações da mesma. Que funcionam como as cotas do capital social.

Então, ao investir em uma empresa ou comprar as ações, você está virando sócio dela. Dessa forma, o investidor, ou acionista, pode ter direito a voto, e preferencia nas distribuições de dividendos.

A empresa que chaga na bolsa de valores, para abrir o capital, está querendo de certo modo, financiar o próprio negócio.

Esse processo de captar recursos, se da através de instituições financeira que irão ofertar os papeis ao grande publico.

A bolsa de valores vai ficar encarregada de oferecer o lugar e meios, onde essas ações serão armazenadas, e negociadas.

Abertura de capital

Para fazer à abertura de capital a sociedade precisa ser anônima. Dessa forma os diretores da empresa podem dar a entrada para solicitar abertura de capital junto à bolsa de valores.

Todo esse processo é fiscalizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Isso serve para dar mais segurança aos investidores, e gerar mais credibilidade a todo o processo.

Depois que as ações são ofertadas ao mercado, por meio de oferta publica o dinheiro que os investidores aplicaram para comprar as ações, vai para a empresa que esta fazendo a abertura de capital.

Em outras palavras, abrir o capital na bolsa é uma maneira de financiar o próprio negócio. De forma mais barata, e conseguindo um montante muito interessante.

Existem IPO (Initial Public Offering), ou OPA em Português Oferta Pública de Ações, que podem levantar vários milhões de reais. Valor que dificilmente poderia ser adquirida por meio de um empréstimo.

Lembrando que IPO é uma abreviação de initial public offering, que significa, oferta publica inicial.

Já que estamos falando em ações, vou fazer a indicação de um bom e-book sobre crescimento patrimonial; A Filosofia Bastter de Acumular Patrimônio.E-book tem mais de 84 avaliações na amazon, sendo que mais da metade é de cinco estrelas. O livro é escrito por Maurício Hissa, o Bastter que também é fundador do site bastter.com.  O leitor vai encontrar nessa obra um passo a passo, simples, de como conseguir construir um patrimônio robusto.

Abertura dos negócios na bolsa

Depois do processo de abertura de capital, passando pela oferta publica, chegamos ao inicio das negociações das ações em bolsa.

No primeiro pregão, em que os papeis estrão livres  para serem negociados, podemos ter uma boa surpresa, caso exista mais procura do que ofertas pelos papeis.

Já participei de algumas ofertas publicas, e devo dizer que somente em uma, a empresa em que estava investido obteve valorização no primeiro dia.

Podemos colocar aqui, como exemplo, as ações do Facebook. Em 2012 quando houve a abertura de capital, os papeis foram vendidas por aproximadamente 38 dólares.

Curso Online para Certificação CPA10

Hoje, as mesmas são negociadas acima dos 120 dólares! Em praticamente cinco anos, houve uma enorme valorização.

Sendo que pouco tempo depois, da abertura de capital, as ações da empresa, caíram, chegando a ficar abaixo dos 20 dólares!

Agora que você já sabe como as empresas chegam a bolsa de valores, você já está pronto para investir?

Será que vale a pena comprar ações na Oferta Pública de Ações ou esperar e verificar o desempenho da empresa na bolsa?

Deixe seus comentários abaixo e não esqueça de curtir e compartilhar este artigo para ajudar o site continuar a crescer!

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *