O Objetivo dos Fundos de Investimento, é uma meta a se alcançar. Nesse artigo iremos ver alguns dos Objetivo dos Fundos de Investimento.

Dentro da renda fixa, temos uma porção de fundos que tem o objetivo de bater o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Fundos DI

Para quem não sabe o DI, é uma taxa que os bancos cobram um dos outros, quando os mesmos emprestam dinheiro. O Objetivo de fundos de investimento muitas vezes é replicar a rentabilidade do DI.

Quando o banco “A” empresta dinheiro para o banco “B”. O banco “A” acaba vinculando ao empréstimo uma cobrança de juros, que seria a taxa do DI (Depósito Interbancário).

Por sua vez, o banco quando pega dinheiro emprestado do cliente, que por sua vez, seria você mesmo, caro leitor.

Estes bancos então remuneram esse valor por uma porcentagem do DI. Os grandes bancos geralmente fazem isso de maneira progressiva. Começando com alíquotas de 80% do DI até 95%, o percentual da remuneração varia de acordo com o valor aplicado na instituição, quanto maior o valor aplicado, maior o percentual de remuneração o cliente oferece para o banco.

Só lembrando que o DI segue de perto a Taxa Selic, que é divulgada pelo Banco Central como vimos anteriormente.

Voltando aos fundos de investimento em renda fixa, o índice de comparação geralmente é o DI. Sendo assim, o objetivo deles é replicar, ou ainda oferecer remuneração superior a esta taxa.

A grande parte dos fundos fica com remunerações bem semelhantes, rendendo um pouco menos, ou um pouco mais. Geralmente os fundos que cobram taxa administrativa mais barata, ficam na frente.

Com o intuito de agregar mais conhecimento ao conteúdo, vou fazer uma breve sugestão de um livro. O livro, 5 investimentos que garantem seu futuro, escrito por Marcelo Montandon Jr.

Leitura muito interessante, trazendo sugestão de investimento para garantir uma boa aposentadoria, no futuro.

Fundos de ações

Os fundos de investimento em ações possuem objetivos diferentes. Ao contrario dos de renda fixa, que na grande maioria estabelecem o DI para bater.

Os fundos de ações tem por objetivos, bater o índice Ibovespa, ou até mesmo o DI.

Com certeza, quando é escolhido o DI como um objetivo a ser batido, o gestor e administradores dos fundos correm um grande perigo.

Tirando 2016, os anos depois de 2010 tiveram rendimentos, inferiores aos DI. A bolsa brasileira, só conseguiu uma rentabilidade exuberante em 2016.

A ultima vez que aconteceu isso, foi no ano após a crise hipotecaria norte americana em 2008.

Diferente de vários outros países desenvolvidos, com taxas de juro zerada ou mesmo taxas de juros negativas como é o caso do Japão, o Brasil possui a maior taxa de juros do mundo.

Levando isso em consideração, muitos investidores pessoa física, preferem ficar com seu capital alocado em produtos de renda fixa, ao invés de surfar na volatilidade do mercado de ações.

Isso acaba deixando mais espaço para as grandes instituições e os “players”, que são os grandes investidores.

Existe uma estimativa, que nos Estados Unidos, 80% da população investe ou já investiu, alguma vez na bolsa de valores.

No Brasil estamos lutando para conseguir 1% da população. Mas com a provável queda da Selic, o mercado de ações poderá aparecer com mais evidencia na mídia, ocasionando um  aumento na procura dos investidores.

Utilizar outro índice como objetivo

Ainda falando sobre fundos de ações, alguns desses produtos financeiros podem ter por objetivo bater outro índice.

O mercado financeiro, não possui somente o índice Ibovespa, relacionado ao mercado, mas também tem o índice das empresas de pequeno porte, Small Caps.

Sendo assim, temos fundos de investimentos focados em montar uma carteira com o intuito de bater o índice de Small Caps (empresas menores negociadas na bolsa de valores).

Logico que por meio de investimentos em ações de empresas listadas nesse índice.

Mas o grande objetivo

No final das contas o grande objetivo de quase todos os fundos é mesmo bater o DI. O DI fornece um rendimento consistente.

Todo mês, está subindo, 1%, ou 0,8%. Essa rentabilidade é ótima. Conseguir isso, de maneira segura, investindo em produtos de renda fixa, é muito bom. Muitos economistas afirmam que este é o último almoço gratis do mundo.

Curso Online para Certificação CPA10

Quando o investidor observa isso, e vê que o mercado de ações é muito volátil, e não consegue entregar um resultado consistente mês após mês, acaba ficando mais difícil de optar pela renda variável.

Agora, quando temos um fundo que vem conseguindo bater o DI, ano após ano, por meio de investimento em ações, o negócio muda.

Agora ficou fácil compreender o que são os Objetivo dos Fundos de Investimento não é mesmo?

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!