Criptomoedas

O que é o Bitcoin e o que são as Criptomoedas

Felipe Gubert
Escrito por Felipe Gubert em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Antes de explicar sobre as criptomoedas, é interessante conhecermos Satoshi Nakamoto:

Satoshi Nakamoto é o pseudônimo utilizado pela pessoa ou pessoas que criaram a moeda virtual Bitcoin. Há diversas teorias a respeito de quem poderia estar por trás da verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, mas por enquanto são apenas especulações.

Em 2009, Nakamoto apresentou o conceito bitcoin no grupo de discussões chamado The Cryptography Mailing. Em 2009, lançou a rede bitcoin que começa a funcionar com o lançamento do primeiro cliente bitcoin open source e a emissão das primeiras bitcoins.

Nakamoto disse ter continuado a contribuir com o lançamento do software Bitcoin com outros desenvolvedores, até que o contato com sua equipe e sua comunidade gradualmente começou desvanecer-se em meados de 2010. Nessa época, ele entregou o controle do repositório de código fonte e funções-chave de alerta do software para Gavin Andresen. Também em torno deste mesmo tempo, ele entregou o controle do domínio Bitcoin.org e vários outros domínios para vários proeminente membros da comunidade Bitcoin.

Estima-se que Nakamoto tem uma fortuna de aproximadamente um milhão de bitcoins. A verdadeira identidade de Nakamoto permanece desconhecida, e tem sido objeto de muita especulação. Não se sabe se o nome “Satoshi Nakamoto” é real ou um pseudónimo, ou se o nome de uma pessoa ou representa um grupo de pessoas.

Para ver mais sobre as possíveis identidades de Satoshi, veja o artigo sobre ele na Wikipedia.

As criptomoedas

Poucas pessoas sabem, mas as criptomoedas surgiram como um produto alternativo de outra invenção. Satoshi quando criou o Bitcoin, nunca teve a intenção de criar uma moeda em si.

No anúncio feito em 2008, Satoshi afirmou ter desenvolvido um “sistema de dinheiro eletrônico de pessoa para pessoa (peer-to-peer)”.

“Announcing the first release of Bitcoin, a new electronic cash system that uses a peer-to-peer network to prevent double-spending. It’s completely decentralized with no server or central authority.  – Satoshi Nakamoto, 09 January 2009, announcing Bitcoin on SourceForge.”

A parte mais importante da invenção de Satoshi foi que ele encontrou uma maneira de construir um sistema descentralizado de dinheiro digital. Nos anos 90, houveram muitas tentativas de criar dinheiro digital, mas todos falharam, independente do motivo (as vezes simplesmente não há público ou tecnologia suficiente para aquela ideia).

Hoje, toda nova criptomoeda que é lançada, acaba tendo um propósito próprio, ou seja, elas não são criadas simplesmente para “serem moedas virtuais”, mas acabam fundando novos negócios e tecnologias. Alguns exemplos:

  • Criptomoeda Waves
    • Waves é utilizada para emissão, transferência e negociação de ativos ou token personalizado usando uma blockchain. Ela oferece uma plataforma em grande escala para crowdfunding descentralizado, gerenciamento de comunidades e comunicação criptografada.
  • Criptomoeda Stellar
    • Stellar é uma plataforma que conecta bancos, sistemas de pagamentos e pessoas. A ideia é “mover” dinheiro de forma rápida, confiável e quase sem custo.
  • Criptomoeda Ethereum
    • Ethereum é uma plataforma descentralizada que executa contratos inteligentes: aplicativos que funcionam exatamente como programados, sem qualquer possibilidade de tempo de inatividade, censura, fraude ou interferência de terceiros.

Dessa forma, você pode entender cada moeda como um projeto único (por mais que em alguns casos, projetos acabem concorrendo entre si), e com um propósito claro para seu funcionamento. Assim como as empresas, os projetos podem dar certo ou não, e isso influencia em seu valor de mercado e também do sucesso ou não de cada uma.

Quem sabe o próximo salto de tecnologia ou desenvolvimento, não vem de um projeto de criptomoeda? Pense nisso.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “O que é o Bitcoin e o que são as Criptomoedas”

curso mesas resinadas

Olá, o meu nome é Luiz e achei muito bem explicado.

Poliana

Valeu, Luiz!! 😉

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 10.

Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest!

Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest

Um abraço,
Kléber Stumpf