CEA - Certificação Especialista de Investimentos

O que é Initial Public Offering? - entenda como ela funciona na prática

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 11 de maio de 2020

Cansei de ser professor de finanças, deste mundo de ar condicionado e agora vou virar agricultor. Como assim, Kléber? Calma lá, galera que eu te explico tudo. Mas para isso vou ter que te falar o que é o Initial Public Offering!

Partiu?

Na real, onde eu quero chegar!

Se eu virei agricultor, para dar um up na minha nova produção eu comprei uma fazendo aqui no interior do Rio Grande do Sul. 

Nesse meu novo lar eu irei plantar uva. Que é típica daqui para produzir vinho, suco e até a chimia, vulgo geléia.

Com minha fazenda feita eu noto que isso dá grana e pretendo comprar mais terrenos para plantar ainda mais, porém, para isso eu preciso de mais grana. E eu que não gosto de dívida, então, resolvo vender umas ações da minha fazenda.

Curso Online para Certificação CPA10

Como que eu vendo essas ações?

Para quem não lembra, ações é a menor fração do capital social da minha fazenda. Mas, para que eu possa vendê-las é necessário de um investidor, ou seja, alguém que queira ser meu sócio.

Só que para mim poder fazer esse processo eu necessito de um Banco de Investimentos ou uma Corretora, que vamos chamar de banco líder. Esse banco vai me ajudar a fazer a oferta de valores imobiliários.

E aí neste grupo, o banco líder será o coordenador, e no meio disso haverá uma CTVM ou uma DTVM. Elas que são as Corretoras de Valores Imobiliários que vão me ajudar a distribuir as ações para o investidor. As mesmas, irão ficar negociadas na B3.

Deu para captar? 

Esse é o processo do Initial Public Offering, só que ele se refere única e exclusivamente de quando eu quero aumentar a minha fazenda.  

Quando essas ações aqui estão entre a corretora e a Bolsa de Valores, o investidor negociando com o investidor, não será afetado, e não entra mais caixa para a fazenda. Logo, essa situação não é um IPO.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Então, o que é Initial Public Offering?

É importante você saber que o IPO é Mercado Primário, isto é, é a primeira oferta que a gente pode realizar. Todas as outras serão Mercado Secundário.

Por ser em Mercado Primário, ela é realizada através do banco líder e os custodiantes (corretoras). E lembra que: a reserva não caracteriza a liquidação, (compra efetiva das ações) mas, a intenção de compra.

Ao enviar a sua reserva, o investidor pode fazer a ordem de duas formas:

  • Ordem a Mercado: sem preço estabelecido, o investidor aceita comprar as ações pelo preço que estiverem sendo negociadas no mercado
  • Ordem Limitada: o investidor limita a sua compra a um determinado valor, ficando de fora da operação caso este seja superior ao limite estabelecido

Fácil, não é? Agora que você já sabe, pode vender ações e não criar dívidas!

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *