O nome sujo é um terror que atormenta a vida de muitos brasileiros que possuem dificuldades em pagar suas contas. Mas você sabe quais as consequências de estar com o nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito como SPC e SERASA?

Outra dúvida muito comum também é: Quanto tempo sai o nome do SPC depois de ter pago a dívida?

Se você já efetivou o pagamento da sua dívida, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor a empresa tem até 5 dias úteis para retirar o seu nome da lista de cobrança.

Bom, antes de mais nada é importante você saber que você não vai ficar com o nome sujo antes de ter uma chance de regularizar suas contas. Isso mesmo, não basta apenas deixar de pagar uma conta para que você seja inscrito no sistema SPC Serasa.

Isso acontece porque quando uma empresa solicita a inclusão do seu CPF para ser negativado as empresas de proteção de crédito irão lhe enviar uma correspondência informando do débito e você tem um prazo de 10 dias para regularizar a situação. Afinal de contas, é possível que você tenha apenas esquecido de pagar alguma conta.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Outra coisa super interessante é que os órgãos de proteção ao crédito mantêm uma coisa chamada Cadastro Positivo.

Neste site do SERASA é possível incluir todos os seus dados para deixá-los o mais atualizado possível, assim você terá a certeza de receber qualquer correspondência antes de ter seu CPF inscrito no SPC. Se você se cadastrar neste site, também poderá usar seu histórico de bom pagador a seu favor.

O cadastro positivo gera uma nota de crédito para você, chamado de Score.

Algo que você deve levar em consideração é que cada vez mais o mercado de crédito brasileiro está ficando parecido com o mercado americano e muitas empresas já concedem ou não crédito a um cliente com base no seu Score de Crédito, que é nada mais é do que um histórico de seus pagamentos.

Nome sujo significa restrição de crédito

O brasileiro adora comprar a prazo e, para comprar a prazo é necessário crédito.

Uma das maiores preocupações do Brasileiro está justamente atrelada a isso porque qualquer restrição no seu CPF provavelmente vai lhe impedir de qualquer acesso ao crédito.

Quando me refiro a crédito, não é somente o acesso a compras parceladas. Estar com o nome sujo (possuir restrições de crédito no seu CPF) vai atrapalhar outras coisas como abertura de uma conta corrente, solicitação de um cartão de crédito ou até mesmo na hora de locar um imóvel.

No momento em que você precisar do crédito e estiver com o nome sujo, reclamar de nada adianta. Assim que seu nome estiver com restrições, para obter qualquer espécie de crédito será necessário quitar as dívidas.

Isso ocorre porque sempre que uma empresa for lhe liberar algum crédito ela vai primeiramente verificar o sistema de proteção ao crédito (SPC) para verificar se o seu CPF não tem nenhuma pendência.

Os bancos podem também cancelar o cheque especial e suspender a entrega do talão de cheques caso hajam restrições no seu nome.

Mas isso nem sempre é negativo. O autor Ben Zruel do livro “Vou te ensinar a ser rico” chama isso de nome protegido.

É uma visão super interessante porque se você tem uma restrição no CPF provavelmente será obrigado a realizar todas as compras à vista em dinheiro vivo.

Desta forma será uma “proteção” para que você não se endividar ainda mais e poder ter um fôlego financeiro para dar a volta por cima.

Consequências de ter o nome sujo

A primeira consequência negativa de estar com o nome negativado, é que isso vai prejudicar seu score de crédito. Para que  seu score volte a subir você precisa quitar as suas dívidas e ficar um bom tempo sem ter novas restrições em seu nome.

Outro problema muito normal acontece na hora de procurar um emprego. Hoje em dia não é raro que as empresas verifiquem as redes sociais dos candidatos.

Você deve imaginar então que consultar o CPF dos candidatos para verificar a existência de pendências financeiras e outras irregularidades é uma prática comum. Não estou dizendo que você não vá estar apto a uma vaga por ter restrições cadastrais, mas pode ser um critério de desempate entre dois candidatos.

Você mesmo pode conferir se deixou alguma conta passar do vencimento por esquecimento ou outras razões e ver se seu CPF tem qualquer tipo de pendência no SPC.

Houve uma época em que diversos sites que ofereciam esse serviço por um preço razoavelmente alto. Mas agora já é possível realizar esta conferência de forma gratuita pelo serasa consumidor.

Como limpar o seu nome?

O melhor caminho sempre é procurar o credor (proprietário da sua dívida) e negociar. O SERASA é uma empresa que tem a finalidade de melhorar o mercado de crédito.

Por isso, além de colocar seu nome em listas de restrição de crédito ela também está do seu lado para facilitar o pagamento da sua dívida através do Serasa Limpa Nome.

Através da internet você pode entrar em contato com o seu credor, negociar e pagar o boleto do acordo. Ao todo, o Limpa Nome já ajudou consumidores a negociar mais de 3 milhões de reais em dívidas.

Se você estiver realmente em uma situação ruim e não tiver como negociar a dívida, em 5 anos sua dívida “caduca”.

Em outras palavras, depois de 5 anos seu nome será limpo mesmo não tendo pago as dívidas. Lembre-se que se a empresa ingressar com uma cobrança judicial você terá que pagar a dívida mesmo passados os 5 anos.

Ter o nome limpo é muito importante porque em algum momento da vida todos precisam de alguma forma de crédito.

Já pensou se aquela casa tão sonhada aparece num preço incrível para você comprar e você não pode financiar um pequeno valor porque tem uma restrição de crédito no seu nome?

Muitas vezes as pessoas acabam endividadas pela falta de planejamento financeiro.

É necessário saber exatamente o quanto você ganha, o quanto você gasta, ter uma reserva de emergência, planejar sua aposentadoria e uma série de outros fatores para ter uma vida financeiramente saudável e feliz.

Diferente do que muitas pessoas afirmam não é necessário cortar o cafezinho ou a cerveja do final de semana para ficar milionário.

O importante é encontrar o equilíbrio nas suas finanças, afinal de contas do que adianta ficar rico sem os pequenos prazeres da vida?