Finanças e Investimentos

Modelo de Orçamento: como organizar suas finanças

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 29 de junho de 2020
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Começar a compreender e trabalhar os conceitos específicos do Mercado Financeiro é mais fácil do que podemos imaginar, basta termos foco e objetivos. E o botão de start é preparado para que você já comece entendendo tudo para poder criar um Modelo de Orçamento. E organizar suas finanças e assim poder trabalhar no seu enriquecimento.

A importância do Modelo de Orçamento

Organizar as finanças é um ato de muita relevância, ainda mais se alinhada a criação de uma montagem de reserva de emergência.

Praticar a noção de organização de finanças traz mais tranquilidade para o seu enriquecimento, por isso que o Modelo de Orçamento é tão essencial. Visto que, ele se torna muito mais do que um planejamento familiar – ou particular – detalhado.

Curso Online para Certificação CPA10

Criando o modelo para organizar suas finanças

E é dentro deste modelo que será possível realizar a sua organização.

Basicamente, te oriento a criar o modelo em quatro divisões, ou seja, imagine que você irá organizar e dividir toda a sua renda em quatro potes.

Vamos a uma pausa breve para uma dica: tenha uma bibliografia básica de investimentos, ela te guiará e te dará mais conhecimentos sobre o mundo das finanças, do Mercado Financeiro e afins.

Inclusive, no livro de T. Harv Eker, O Segredo de uma Mente Milionária – recomendação de leitura, hein! – podemos compreender literalmente e na prática como perceber os gatilhos sobre finanças e o possível enriquecimento tranquilo.

Agora, voltando a criação do seu Modelo de Orçamento, lembre-se que iremos dividir a nossa renda em quatro potes para começar a organizar suas finanças.

E não se assuste, o número quatro representa um número baixo, mas assusta quando falamos em divisão de renda. Porém, você verá que será de grande facilidade de implementação. Então, vamos lá!

São as partes:

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

60% → Habitação

Sabemos que a nossa habitação é onde mais gastamos dinheiro, os gastos vão desde coisas mínimas a enormes. E aqui eu não coloco limite e nem mérito se você deve ou não comprar um imóvel e por quanto. Pois em minha opinião, uma casa não deve ser tratada como um investimento, mas sim como um patrimônio seu e de sua família. Isso porque, é o local onde vivemos tranquilamente e felizes. Portanto, não interessa se é um imóvel próprio, alugado ou financiado, você poderá gastar até 60% de sua renda para ele. Aqui entram todas as contas referentes para você sobreviver, como água, luz, comida, aluguel, etc.

A habitação é o maior pote de todos, até porque é com qualidade de vida que conseguimos enriquecer. 

20% → Lazer

O lazer que estamos falando aqui não entra o alimento que você coloca dentro de casa, mas sim o que te faz e faça sua família feliz. Como ir em festas, passeios, viagens e diversas outras coisas que te façam sair da rotina. De forma que te traga diversão. Dado que, como eu sempre digo: não adianta nada você ter dinheiro e não ser feliz.

10% → Compras maiores

Aqui você pode usar este saldo para comprar bens, viagens, veículo e diversos outros. Contudo o que se encaixa nesta etapa são compras que se há planejamento. Tal planejamento deverá ser em relação a quanto dinheiro você necessitará e se organizará para ter tempo de guardar todo o valor fundamental. Pois, são compras com valores mais agregados e que não se podem ser feitas de uma vez só. Podemos considerar gastos que precisam de muita organização.

10% → Liberdade

Agora você deve estar se perguntando: como assim guardar meu dinheiro para liberdade? Fique tranquilo, pois é bem mais fácil do que parece ser! 

Com esses 10% guardados você conseguirá comprar a sua liberdade financeira, a sua aposentadoria ou até mesmo outro tipo de investimento. Não interessa como você irá chamar, o que importa é que com esses últimos 10% você possa fazer investimentos a longo prazo. Será algo que te ampara financeiramente em um futuro. 

Pode parecer difícil de primeira vista, mas com a prática contínua podemos notar que a organização financeira a partir de um Modelo de Orçamento se torna essencial em nossa vida.

Quer modificar seus potes? Fique a vontade, até porque na maiorias das vezes possuímos outras coisas que possuem mais preferências em nossas vidas. Pois, o mais importante que quero te dizer é que devemos é ter um embasamento do Modelo de Orçamento. E nos conscientizarmos que no mínimo uma porcentagem é obrigatória ser guardada para comprarmos nossa liberdade financeira.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *