Você já deve ter se perguntado quais os melhores investimentos para 2018. E a resposta como sempre é depende. Depende do: 

  • Prazo pelo qual você gostaria de investir
  • Do seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo)
  • Do capital que você tem para investir
  • Da sua experiência como investidor
  • Do objetivo que você tem para juntar estes recursos

Para simplificar as coisas para você, vou separar os principais tipos de investimento de acordo com os perfis de investidor e para que são indicados. Mas não esqueça que este é um ano de eleições e por mais que isso não tenha um efeito direto nos seus investimentos tem na economia e investimentos em renda variável podem oscilar bastante neste ano. Por isso é sempre importante ter um plano B, ok? 

Se depois de ler este artigo você ainda estiver perdido minha recomendação é que procure um consultor financeiro para te ajudar a verificar quais investimentos são mais adequados para você.

Investidor Conservador

Os investidores do perfil conservador também estão melhores investimentos para 2018 mas este tipo de investidor é aquele que tem como sua maior necessidade a proteção do capital. Sabe aquela pessoa que não dorme só de pensar que um investimento realizado pode ter um retorno negativo? Esse é o investidor conservador.

Para o conservador os melhores investimentos para 2018 são os títulos de renda fixa pós fixados. Este é um ótimo momento para o investidor conservador adquirir este tipo de investimento porque passamos por um período de taxas de juros baixíssimas. Adquirindo um investimento pós fixado como o tesouro SELIC este tipo de investidor não corre o risco de ter retornos negativo e quando o COPOM voltar a elevar as taxas este investidor terá uma remuneração melhor para seus investimentos.

Algumas opções são:

Tesouro Direto SELIC: Esta sempre será a melhor recomendação possível para um investidor conservador. Além de ser o investimento mais seguro que existe no Brasil o tesouro direto oferece liquidez diária. Este é um ótimo investimento para curto, médio e longo prazo.

Tesouro direto IPCA: Assim como o tesouro SELIC o tesouro IPCA é muito seguro. Se mantido até o prazo contratado o tesouro IPCA têm a garantia de um retorno positivo. Neste título o investidor recebe uma taxa de juros pré fixada (hoje em torno de 5% a.a) mais a inflação. Esta é uma ótima opção a médio e longo prazo.

CDB – Certificado de Depósito Bancário: Os CDBs normalmente pagam uma porcentagem do CDI, ou seja, são títulos pós fixados em sua grande maioria. O CDI é uma taxa de juros utilizada como referência para os CDBs e costuma andar sempre muito próxima a SELIC. Os CDBs são boas opções de investimento para curto e médio prazo.

LCIs ou LCAs: As Letras de Crédito Agrário ou Imobiliário também remuneram seus investidores por um percentual do CDI. A grande vantagem destes títulos é que são isentos de imposto de renda para pessoas físicas e isso coloca as LCIs e LCAs entre os melhores investimentos para 2018 a curto prazo.

Investidores Moderados

Os investidores moderados são aqueles que aceitam correr um certo risco mas gostam da segurança da renda fixa. Para estes investidores uma boa opção são os fundos multimercados. Nesses fundos de investimento os investidores moderados conseguem ter uma remuneração mais atrativa nos ciclos de alta da economia. Existem variados tipos de fundos multimercado com exposições diferentes a risco. Uma atratividade dos fundos multimercado é que são uma forma simples de se investir em ativos no exterior.

Veja alguns dos melhores investimentos para 2018 de quem tem o perfil conservador.

Letras de câmbio: Não é difícil encontrar opções de letras de câmbio que pagam acima de 100% do CDI. Apesar de ser um investimento em renda fixa é importante lembrar que não contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Por isso é super importante estar atento a saúde financeira da instituição que vende o título. As letras de câmbio são investimentos com carência e por isso são recomendadas para o longo prazo.

Debêntures: Debêntures são uma espécie de crédito privado assim como os CDBs. A diferença é que aqui você empresta o dinheiro diretamente para uma empresa e não para um banco. A grande atratividade está nas debêntures incentivadas (ligadas ao setor de infraestrutura) que são isentas de imposto de renda. As debêntures são ótimos investimentos para médio e longo prazo.

CRI Certificados de recebíveis imobiliários: CRIs são indicados para quem já possui uma carteira definida e gostaria de diversificar seus investimentos. Este tipo de investimento também não é coberto pelo FGC. São investimentos de médio prazo com o vencimento em torno de quatro anos.

Fundos MultiMercado: Acredito que figure entre melhores investimentos para 2018 porque o investidor moderado pode ter um pequeno percentual dos seus investimentos com risco procurando surfar no ciclo econômico positivo pelo qual devemos passar este ano. Apesar de muitos destes fundos multimercados terem liquidez em 5 dias este é um investimento recomendado para médio e longo prazo para que a estratégia econômica faça sentido.

Investidores Agressivos

Este é o tipo de investidor que busca obter o máximo de retorno possível. O lema deste pessoal é “quanto maior o risco, maior o retorno.” Este tipo de investidor normalmente é mais jovem e busca uma maior valorização do seu patrimônio aceitando correr maiores riscos. Veja os principais investimentos para este tipo de investidor:

Ações boas pagadoras de dividendosProcurar ações boas pagadoras de dividendo é sempre uma boa opção. É possível encontrar empresas de setores que exigem baixo reinvestimento como o elétrico pagando até 6% ao ano em dividendos. Se você está ligado na flutuação da taxa SELIC sabe que isso já é maior do que a remuneração da poupança. O prazo do ideal geralmente é a médio e longo prazo.

Ações de empresas com grande crescimento: Se você busca elevar o seu patrimônio a longo prazo empresas que estão sempre em forte crescimento são uma ótima opção. Hoje o grande destaque vai para as empresas de cartão de crédito como e as faculdades na modalidade. Este investimento deve ser de longo prazo. 

Fundos Imobiliários: Na minha opinião este é sem sombra de dúvidas o melhor investimento para pessoas que buscam viver de renda. Os fundos imobiliários distribuem renda mensalmente e são isentos de imposto de renda. Os fundos imobiliários tem relação com a taxa de juros e acompanham o mercado imobiliário. São ótimos investimentos para qualquer prazo.

Consegui lhe ajudar com o seu planejamento de investimentos para esse ano? Conta pra mim nos comentários abaixo.

1Meu sonho que é levar a educação financeira a todos os brasileiros para que todos tenham uma condição de vida digna. Me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.