Muitas pessoas se perguntam o que é mais inteligente. Investir ou quitar dívidas primeiro?

Todos sabem que os investimentos trazem ótimas oportunidades para quem quiser obter rentabilidade a curto, médio e longo prazo.

A palavra investimento é muito vaga, podem ser aplicações financeiras, participação em empresas através do mercado de ações ou até mesmo abrir uma franquia.

E é claro que só é possível obter a famosa liberdade financeira se você investir seu dinheiro de forma inteligente. 

Mas… enquanto você pensa em formas para fazer o seu dinheiro render mais é imprescindível não descuidar do seu orçamento pessoal.

E é esse descuido com o planejamento financeiro pessoal que acaba causando dívidas e gera a dúvida do que fazer primeiro: investir ou quitar dívidas.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

O veredito

Antes de falar mais sobre o assunto vou te dar a resposta: sempre pague suas dívidas antes.

Pagar suas dívidas antes de investir (com exceção ao financiamento imobiliário) sempre é mais vantajoso. Para você ter uma idéia, o tesouro direto que é um dos investimentos mais rentáveis e acessíveis a qualquer público está pagando hoje uma remuneração de 7% ao ano.

Mas o crédito direto ao consumidor, financiamento de automóvel, cheque especial, dívida do cartão de crédito passam muito longe de cobrarem juros de 0,60% ao mês.

A vontade de investir é um passo importantíssimo para que você tenha mais qualidade de vida e alcance a independência financeira. Mas quitar as suas dívidas antes de investir é super importante.

Afinal de contas qual o sentido de investir para ganhar 0,60% ao mês enquanto você paga juros de 2% ao mês para o banco no crédito do seu automóvel?

Eliminando Dívidas

O primeiro passo para eliminar as dívidas é lista-las detalhadamente.

Agora que você já sabe de todas suas dívidas você deve coloca-las em ordem de importância para liquidação onde as dívidas com os maiores juros devem vir primeiro.

É importante priorizar o pagamento das dívidas com as maiores taxas de juros o quanto antes. Esse pagamento de juros elevados é um verdadeiro suicídio financeiro. Normalmente as dívidas com as maiores taxas de juros são:

  • Cartão de Crédito
  • Cheque Especial
  • Crédito Direto ao Consumidor
  • Crédito Consignado

Estes quatro tipos de empréstimo têm as taxas de juros mais elevadas do mercado. Para você ter uma idéia, uma dívida do cheque especial pode DOBRAR de valor em apenas sete meses. Agora, para você dobrar o seu dinheiro investido no tesouro direto seriam necessários DEZ ANOS. 

PS. Você pode fazer este e outros cálculos de forma super simples na ferramenta Calculadora do Cidadão. Esta calculadora é oferecida pelo BACEN (Banco Central do Brasil) é super fácil de usar e gratuita.

Isso significa que é quase impossível que você consiga ter uma rentabilidade superior aos juros pagos aos bancos. 

E é justamente por isso que na grande maioria dos casos (exceto o financiamento imobiliário) é melhor quitar todas as dívidas antes de começar a investir.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Planejamento Financeiro

Aqui no blog escrevi uma série especial de artigos sobre planejamento financeiro que chamei de Tripé das Finanças pessoais.

Nesta série especial trato desde o básico de como elaborar um orçamento familiar, a classificação das despesas em suas corretas categorias e como dividir seu orçamento.