Para mitigar a ocorrência de falhas e erros operacionais, a B3 adota túneis de negociação.

Os túneis constituem mecanismos de controle aplicáveis às quantidades e oscilações de preços dos ativos e derivativos em negociação.

São eles:

  • Túneis de negociação por Rejeição:
    As ofertas que estiverem fora do padrão exigido do túnel serão automaticamente recusadas pelo sistema. Evita a inserção de ofertas falsas e erradas.
  • Túneis de Leilão:
    É o processo que submete a leilão comum ofertas de compra e ofertas de venda que infrinjam determinados limites de preço e quantidades.
  • Túneis de Proteção:
    Este modelo significa o espaço de variação dos valores de preços estabelecidos, pois tem o objetivo de estender o término dos leilões caso o preço ultrapasse os limites superior e inferior.

Dessa forma, é automaticamente prorrogada a Call de Abertura ou Fechamento ou de um leilão comum nos casos e que o preço ou quantidade infrinja determinado limite.

Quanto a inadimplência

A Clearing da BM&FBOVESPA possui o Fundo especial de compensação.

Esse fundo possui o objetivo de cobrir possíveis inadimplências dos participantes com direito de liquidação.

Além disso existe a margem de garantia.

Portanto, para abrir uma posição na Bolsa, o agente deve depositar valor estipulado pela própria BM&FBOVESPA a fim de cobrir eventuais inadimplências.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!