Olá caro leitor! Lembra que no artigo anterior falamos sobre fundos de investimento com gestão passiva? Bom agora falaremos sobre Fundos de Investimento com Gestão Ativa. 

Nos Fundos de Investimento com Gestão Ativa o objetivo é superar algum  indicador (o que é bem diferente do fundo de gestão passiva que era apenas igualar lembra?).

Lembre-se que essa diferença é um fator decisivo para que o investidor entenda o trabalho de gestão dos fundos.

Na gestão ativa, o gestor estuda com cuidado as empresas ou títulos que serão selecionadas para fazer parte da carteira de investimento dos fundos. Para que o fundo apresente sempre a melhor rentabilidade, o mesmo fará a troca de posições sempre que o mercado apresentar sinais de mudança.

Nos Fundos de Investimento com Gestão Ativa o gestor irá:

  • Encontrar oportunidades de rentabilidade mais elevada que os parâmetros do mercado;

Nesta situação o investidor se torna uma espécie de avaliador do desempenho e da performance dos gestores.

Então já notou a diferença? Não? Então vamos deixar bem explícito:

  • Nos fundos de investimento com gestão ativa, o objetivo é superar os índices de referência (benchmark);
  • Nos fundos de investimento com gestão passiva, o objetivo é igualar os índices de referência;

Segundo Lederman e Klein, os fundos de investimento podem ser gerenciados de duas formas. A primeira forma seria o gerenciamento tradicional que depende da habilidade do gestor para olhar todas as informações relevantes e julgar o valor dos investimentos.

A  segunda forma seria o gerenciamento de forma quantitativa, neste tipo de gestão o julgamento humano só é necessário para construir um modelo e então, replicar este modelo de forma objetiva.

Curso Online para Certificação CPA10

Outro fato interessante é que no Brasil alguns estudos sobre fundos de investimentos realizados no Brasil, avaliaram o desempenho de fundos de investimento.

Nestes estudos os autores dessas pesquisas analisaram se a taxa de remuneração atribuída aos administradores dos fundos tinha alguma relação com a rentabilidade dos fundos.

Surpreendentemente, não foi possível confirmar a hipótese de que quanto maior a taxa de remuneração atribuídas aos administradores dos fundos de investimento, maior seria o retorno para os investidores deste fundo.