CA 300 Abecip

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi desenvolvido e criado em 1966 pela lei 5.107/66 e atualizada para a resolução 8.036/90. O FGTS é destinado a colaboradores que possuem carteira assinada, sendo que há um desconto de 8% do salário, que tem como finalidade ser um capital de seguro.

Já falamos anteriormente que o FGTS pode ser utilizado como um subsídio para utilizarmos o recurso do Sistema de Financiamento da Habitação. Mas você sabe como ele realmente funciona?

Não?! Então fique atento que no artigo de hoje vamos estudar e rever as principais características do Fundo de Garantia  do Tempo de Serviço.

Objetivo do FGTS

O FGTS é um depósito compulsório ao fundo de garantia para casos de demissão sem justa causa, onde o contribuidor recebe o montante do período trabalhado e mais a multa rescisória, doenças graves e falecimento de herdeiros legais. Como já vimos, há um desconto de 8% do salário que é depositado para este fundo, obtendo uma rentabilidade de 3,04% ao ano + TR.  Além de fornecer recursos para a habitação própria, saneamento básico e infraestrutura urbana. 

Agentes Operadores do FGTS

Devemos lembrar sempre que o FGTS é um fundo, logo, não possui uma estrutura própria para a administração e distribuição de recursos. Deste modo, saiba que, as responsabilidades do mesmo são divididas em quatro órgãos. Que são:

  • Gestão das aplicações (para onde vai os recursos): Ministério das Cidades;
  • Fiscalização: Ministério da Economia (anteriormente conhecido como Ministério do Trabalho e Emprego, que foi dividido e incorporado em outros ministérios, um deles o da Economia – responsável pela fiscalização dos recolhimentos e fiscalização do direcionamentos dos recursos);
  • Cobrança pela PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) – efetua a cobrança os recursos não pagos ao FGTS; 
  • Atividades operacionais pela Caixa Econômica Federal (CEF) – gerenciamento dos recursos, que estará pagando, recebendo, transferindo os recursos para os destinatários. 

Ou seja, as operações fundamentais sobre o destino do FGTS é prioridade destas entidades, mas a Caixa Econômica Federal (CEF) é a dominante no quesito de operações do programa. E para você não ter dúvidas, abaixo detalhamos a responsabilidade da instituição:

  • Controle e manutenção das contas: veja que todos os trabalhadores com carteira assinada têm uma conta no FGTS em que recebem seu direito trabalhista. Com isso, existe na CEF todo uma estrutura que permite o recebimento dos recursos e o repasse para as contas individuais;
  • Centralização dos recursos do FGTS: único órgão que recebe das empresas o pagamento do FGTS;
  • Aplicação dos recursos.

Por intermédio deste montante, a CEF concentra a maioria dos programas referentes ao auxílio pessoal – por ser de certo modo um banco federal – como o Sistema Financeiro de Habitação – SFH.

Agentes Financeiros do FGTS

Bem provável que você se pergunte: quem são os agentes financiadores do FGTS? Pois bem, eles trabalham junto aos operadores do fundo. De maneira com que tramitam recursos uns para os outros no mercados e constituem o SFH, para o auxílio da conquista do próprio móvel, com a utilização do FGTS. 

É eles que trabalham de maneira com que se componha e desenvolva as forma de prática do SFH. Esses agentes podem ser instituições que compõem o programa do SFH, praticando:

  • Repasse dos recursos: onde as instituições financeiras recebem o repasse da Caixa ou enviando o recursos para a Caixa;
  • Interveniente (quando o trabalhador usa o FGTS para):
    • Nas compras de imóveis prontos ou na planta – quando o indivíduo vai num banco para financiar um imóvel pelo SFH, utilizando o saldo do FGTS, a instituição interveniente de sua escolha receberá os recursos, repassando para a construtora e o valor será debitado de sua conta do FGTS;
    • Amortização e quitação de financiamentos no S.F.H – passou-se dois anos e eu tenho saldo no FGTS para realização da amortização ou quitação do financiamento em aberto, a instituição novamente atua como interveniente

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Preste atenção! Os operadores trabalham simultaneamente com os agentes, e é com eles que se torna mais fácil e ágil a criação de tipos de financiamento. Que podem ser:

  • Carta de Crédito Nominal – (CCI): é o crédito para a aquisição de imóveis urbanos ou rurais, que visa no auxílio da aquisição de construção, conclusão ou ampliação de uma unidade habitacional;
  • Carta de Crédito Associativa – CCA: muito comum no sistema Minha Casa Minha Vida, onde trabalha de forma associativa, sendo um financiamento que ocorre antes do imóvel ficar pronto. Isto é, uma aquisição de imóvel novo;
  • Apoio a produção: visa a produção e comercialização de unidades habitacionais. E beneficia pessoa pessoa jurídica no ramo da construção civil e pessoa física que utilizam crédito na aquisição destas unidades.
  • Pró-moradia: aqui a moradia é realizada para famílias em vulnerabilidade social que apresentem renda bruta de R$1.600,00;
  • Pró-cotista: crédito para trabalhador que contribua com o FGTS, independente da renda.
  • Financiamento de Material de Construção – FIMAC: auxilia na construção, ampliação ou reforma de unidade habitacional. Bem como a instalação de hidrômetros e aquecimento solar.

Finalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Deste modo, conseguimos entender que o FGTS possui propósito de proteger o trabalhador de forma que também possa ser utilizado para aquisição da casa própria. Tal valor é constituído pelo total de depósitos mensais pertencentes ao colaborador, que em determinadas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Por isso é importante sabermos como esse fundo é tão importante em nossa vida profissional e pessoal, pois é um modo de garantia do nosso trabalho e esforço que pode nos amparar. 

Gostou do conteúdo? Agora será mais fácil entender como funcionam o FGTS de maneira a nos assegurar e conquistar a tão sonhada moradia. Então, fique a vontade para deixar sua dúvida nos comentários e irei responder o mais breve possível. 

Meu sonho que é levar a educação financeira a todos os brasileiros para que todos tenham uma condição de vida digna. Me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Estudando para uma certificação financeira? Venha participar do nosso grupo no Telegram. Temos grupos para todas certificações financeiras. Basta clicar aqui.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *